Buffy, A Caça Vampiros


BuffyLogoGoldBlack

Em cada geração, apenas uma garota é escolhida…

Kristy Swanson no cartaz do filme

Kristy Swanson no cartaz do filme

Muito antes da atual onda de vampiros no cinema e na TV, em 1992 o roteirista Joss Whedon levou para as telas o filme Buffy, A Caça Vampiros (Buffy The Vampire Slayer), estrelado por Kristy Swanson. Na trama, Buffy é uma estudante do colegial que, à noite, caça vampiros. Mas o longa era fraco, e teve um desempenho ruim nas bilheterias. Apesar disso ele se tornou um cult, e Whedon não desistiu de dar continuidade às aventuras da garota.

Quatro anos depois, a Fox deu a Whedon a chance de fazer uma nova adaptação de Buffy, desta vez para a TV. Agora, Buffy Summers (Sarah Michelle Gellar) é uma garota dotada de poderes especiais, nascida para caçar vampiros e que mora e estuda na cidade de Sunnydale. Existe apenas uma caçadora a cada geração, e a presença dela em Sunnydale não é acidental, pois no colégio de lá existe uma “Boca do Inferno” que atrai todo tipo de criaturas sobrenaturais. A mãe de Buffy não desconfia de nada, achando que ela é uma adolescente normal de 16 anos. Na primeira temporada de Buffy, A Caça Vampiros, a garota tem como seus aliados a Sentinela (uma espécie de orientador) Giles, que trabalha como bibliotecário na escola, e seus colegas Willow, Xander e Cordélia, que formam o que passa a se chamar a Scooby Gang – referência à turma do conhecido desenho animado Scooby Doo. Uma ajuda inesperada surge na figura do vampiro do bem Angel (David Boreanaz), que acaba tornando-se a paixão de Buffy. Também conhecemos Darla (Julie Benz), a vampira que transformara Angel. O vilão principal desta temporada é o vampiro chamado de “Mestre”. Descobrimos na quinta temporada que este vampiro já andava por ai pelo menos desde a Idade Média.

ATENÇÃO: SPOILERS ADIANTE

O elenco de Buffy na segunda temporada da série

O elenco de Buffy na segunda temporada da série

Na segunda temporada se junta à turma Oz, um adolescente roqueiro e lobisomem que se apaixona por Willow. Nesta temporada chegam para infernizar Sunnydale o maléfico (e divertido) casal de vampiros Spike e Drusilla. Anteriormente Spike já havia enfrentado e matado duas caça vampiros, uma na China e outra em Nova York, nos anos 1970. Spike foi treinado por Angel, quando este ainda era o malvado vampiro Angelus. Vemos que, séculos atrás, Angelus matou uma jovem cigana, e como vingança os ciganos da tribo dela lançaram uma maldição sobre ele. Novamente lhe deram uma alma, para que sofresse de remorso eterno pelas suas vítimas indefesas. O detalhe é que, no momento em que Angel fosse verdadeiramente feliz, ele novamente perderia sua alma, voltando a ser o malvado Angelus. Esse momento de felicidade chega quando ele faz amor com Buffy, e Angel se torna novamente Angelus, que passa a aterrorizar a cidade ao lado de Spike e Drusilla. Enquanto isso, Xander e a patricinha Cordélia iniciam um namoro. Surge acidentalmente uma nova caçadora de vampiros, Kendra, já que Buffy ficou temporariamente morta quando enfrentou o Mestre. Mas ela dura pouco, pois acaba sendo morta por Drusilla. No final da temporada Willow já havia começado a estudar feitiçaria, e consegue trazer de volta a alma de Angel, mas isso acontece tarde demais: Buffy teve que matar seu amor, pois Angelus havia aberto um portal do inferno que destruiria o planeta. Após essa tragédia, que transporta Angel para o Inferno, Buffy deixa Sunnydale.

A terceira temporada começa com a Scooby Gang se virando para defender Sunnydale, enquanto Buffy está em outra cidade. Lá ela enfrenta um grupo de demônios de outra dimensão, e retorna a Sunnydale para enfrentar o vilão dessa temporada, o prefeito Wilkins, um meio humano e meio demônio que havia fundado a cidade há 100 anos. Nessa temporada chega à cidade uma outra caçadora, a problemática Faith (Eliza Dushku), para ocupar o lugar de Kendra. Um poderoso vampiro havia matado sua Sentinela, mas com a ajuda de Buffy elas eliminam o poderoso demônio. Após realizar um teste mal sucedido com Buffy, Giles é afastado do posto de Sentinela e para o seu lugar chega o novato Wesley (Alexis Denisoff), que se torna responsável pelas duas caça vampiros. Num dos melhores episódios da série, Cordélia faz um pedido para um demônio vingativo que realiza desejos apenas para mulheres, após romper com Xander. Ela pede que tudo fosse como se Buffy nunca tivesse ido para Sunnydale, e dessa forma cria uma realidade alternativa onde o vampiro Mestre governa a cidade. Nessa realidade Xander e Willow se tornam os equivalentes de Spike e Drusilla, mas Giles descobre que a realidade pode ter sido alterada e consegue consertá-la após confrontar o demônio. Num outro bom episódio, a Willow vampira acaba enfrentando os Scoobies. Devido a erros de Wesley, Faith passa para o lado do prefeito. Num dos episódios vemos um pouco do passado sombrio de Angel, que retornara da dimensão demoníaca, e descobrimos que o “primeiro demônio” foi quem o trouxe de volta. Num dos episódios mais engraçados, Xander entra para uma nova gangue em meio a um possivel apocalipse. Mas nessa nova turma todos têm de ser mortos-vivos, o que não está nos planos de Xander. Em meio às varias confusões, ele até transa com Faith e salva a escola. No final da temporada temos um confronto sensacional entre Buffy e Faith, e como resultado dele a caça vampiros rebelde entra em coma. No dia da formatura do colegial o prefeito torna-se um verdadeiro demônio, na forma de uma cobra gigante – pela primeira vez na série um monstro foi feito digitalmente -, e durante a batalha final entre estudantes e vampiros, ele e a escola são explodidos. Angel sai da cidade e vai para Los Angeles. Suas novas aventuras são mostradas na spin off Angel, que teve cinco temporadas.

Buffy (Sarah Michelle Gellar) pronta para a ação

Buffy (Sarah Michelle Gellar) pronta para a ação

Na quarta temporada Buffy e Willow vão para a faculdade de Sunnydale, mas continuam enfrentando demônios. Buffy conhece o universitário Riley, que se torna seu namorado, mas depois descobre que ele faz parte de um projeto secreto do governo chamado Iniciativa, que caça e estuda demônios. Buffy, que havia abandonado o Conselho das Sentinelas, alia-se à equipe de Riley. Spike é aprisionado pela Iniciativa, que coloca um chip no seu cérebro que o impede de fazer mal a seres humanos. Oz vai embora à procura de uma cura para a sua licantropia, e Willow passa a namorar a estudante Tara, que como ela pratica magia. A ex-demônio Anya, que na temporada anterior criou a realidade alternativa, une-se à turma e começa a namorar Xander. Faith sai do coma e volta a enfrentar a Scooby Gang, mas ela é derrotada e acaba fugindo para Los Angeles, onde irá enfrentar Angel e a ex-Sentinela Wesley. A líder da Iniciativa, Professora Walsh, cria o híbrido demônio-humano Adam, que foge e se torna o vilão principal da temporada. Riley deserta para ajudar os heróis, e no episódio final Buffy apela até para magia para conseguir derrotar Adam e seus aliados – um deles é Spike, que fizera um trato com o vilão para que ele retirasse o chip do seu cérebro.

Na quinta temporada surge Dawn, a irmã de Buffy que nunca aparecera antes (mas cuja chegada já fora pressagiada na temporada anterior). Essa irmã é na verdade uma chave mística protegida por uma ordem religiosa, que é perseguida por Glory, uma deusa demônio que precisa dela para abrir o portal para uma dimensão demoníaca. A fim de proteger Dawn os monges da ordem religiosa, usando meios místicos, colocam a garota na família de Buffy, implantando falsas memórias em todos para que pensem que ela sempre estivera entre eles. No primeiro episódio da temporada Buffy enfrenta ninguém menos do que o Rei dos Vampiros, Drácula. Spike une-se aos Scoobies, e num episódio engraçado transa com uma Buffy-robô. Vemos nos episódios “Louco Amor” e “Darla” (este da segunda temporada da série Angel) o passado de Spike com Angel, Darla, Drusilla e o Mestre. No final da temporada, Buffy sacrifica sua vida para deter Glory e salvar Dawn.

No inicio da sexta temporada um grupo de demônios ataca Sunnydale, e para derrotá-los Willow, através de magia, ressuscita Buffy. Traumatizada pela experiência, a caça vampiros cede aos desejos de Spike, com quem passa a transar em segredo. Um trio de nerds viciados em Star Wars tenta dominar a cidade, usando magia e tecnologia. Buffy revela aos amigos que, durante sua morte, estava no Paraíso, e que não queria ser trazida de volta. Com a morte de sua mãe na temporada anterior, Buffy agora procura emprego para sustentar a ela e sua irmã. Num episódio divertido Buffy fica invisível por causa do trio, e usa isso para resolver alguns problemas domésticos. O trio acaba matando por acidente Tara, o que deixa Willow descontrolada. Ela passa a adquirir cada vez mais poder, o usa para se vingar dos nerds, mata o líder deles e no final, descontrolada, até tenta destruir o mundo. Mas para surpresa de todos, Xander consegue acalmar Willow e salva o mundo.

No inicio da sétima temporada Willow está na Inglaterra com Giles, e consegue pressentir a chegada de um grande mal. As Potenciais, garotas com poderes latentes de caça vampiros, estão sendo perseguidas e mortas. Várias delas passam a fugir para Sunnydale. O mal pressentido por Willow é o primeiro demônio, que pode assumir a forma de qualquer um que já morreu e que manipula os dois nerds sobreviventes da temporada passada para abrirem um portal do inferno, com o sangue de um deles. Surgem vampiros primitivos – os “Uber Vamps” – que até os vampiros normais temem. Esses vampiros são na verdade anteriores até ao próprio Drácula. Spike também é manipulado pelo poderoso demônio, que surge para ele na forma da Buffy morta. O Conselho das Sentinelas, na Inglaterra, é destruído por um dos servos do demônio. Willow descobre que o fato de terem trazido Buffy de volta à vida gerou uma anomalia, que permitiu ao primeiro demônio fazer esse ataque devastador. Dawn passa a estudar no colégio de Sunnydale, que foi reconstruído mas continua em cima da Boca do Inferno. O novo diretor da escola é filho da caça vampiros morta por Spike nos anos 1970. Posteriormente, com a ajuda de Giles, ele tenta matar Spike. Buffy passa a treinar as caçadoras potenciais para a batalha final. Devido a esta ameaça a cidade começa a ser evacuada, até mesmo demônios estão fugindo. Buffy descobre como ativar o poder de todas as caça vampiros, e na batalha final todas elas e mais a Scooby Gang descem pela Boca do Inferno para enfrentar o exército do demônio. Angel passa para Buffy um poderoso artefato para destruir as forças do mal. Num ato de heroísmo, Spike usa o artefato para destruir a Boca do Inferno e os Uber Vamps. O primeiro demônio e suas forças é derrotado, mas ocorre uma reação que destrói a cidade. A Scooby Gang consegue sobreviver, embora com algumas baixas.

O elenco de Buffy na quinta temporada da série

O elenco de Buffy na quinta temporada da série

Curiosidades da Boca do Inferno

  • A série do roteirista e diretor Joss Whedon acompanhou o crescimento da Scooby Gang. No início a turma lidava com problemas de adolescentes, ao mesmo tempo em que combatia demônios. Surgiram os episódios mitológicos, que se alternavam com os de “monstro da semana” e os de comédia, numa estrutura parecida com a de Arquivo X. Aos poucos os personagens passaram a enfrentar os problemas do mundo adulto e as tramas passaram a ficar mais sombrias. Cada temporada teve um arco separado, mas todas elas foram unidas pela mitologia do amadurecimento da caça vampiros e seus aliados.
  • A editora Dark Horse publicou quadrinhos baseados na série, e também foram escritos livros sobre ela.
  • Alyson Hannigan (Willow) participou das três primeiras comédias American Pie, e tem feito uma carreira de cinema ligada ao gênero.
  • Charisma Carpenter (Cordelia) e Alexis Denisof (Wesley) foram para a série Angel. Charisma também andou fazendo pontas nas séries Veronica Mars e Charmed.
  • Eliza Dushku (Faith) foi convidada para fazer uma série sobre Faith, mas acabou estrelando outra série, Tru Calling, que teve curta duração. Sua última aparição foi em outra série de Joss Whedon, Dollhouse, recentemente cancelada
  • David Boreanaz (Angel) estrelou a série Angel, fez alguns filmes classe B e agora co-estrela a série Bones. Ele também foi um dos namorados de Kelly da série Married with Children (1988 a 1997), onde até apanhou de Al Bundy.
  • James Masters (Spike) disputou o papel de Shinzon em Jornada nas Estrelas – Nemesis, mas perdeu o cargo. Ele ganhou participação fixa na quinta e última temporada de Angel, e andou aparecendo em Smallvilleno papel de Brainiac. Ele também participou das séries Torchwoode Caprica. Por muito tempo houve boatos sobre uma série ou filme de Spike, o que agora dificilmente acontecerá.
  • Sarah Michelle Gellar (Buffy) construiu uma carreira sólida no cinema, já estrelando diversos sucessos como Segundas Intenções, Pânico 2, Eu sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado, os dois filmes baseados em Scooby Doo (o que não deixa de ser o encerramento de um ciclo, já que em Buffy ela era a líder da Scooby Gang) e O Grito, entre outros.
  • Buffy, A Caça Vampiros, teve sete temporadas exibidas entre 1997 e 2003, sendo considerada uma das melhores surgidas nos anos 1990, juntamente com Arquivo X, Jornada nas Estrelas: Deep Space 9 e Babylon 5.
  • No Brasil, Buffy foi exibida de forma caótica nas madrugadas da Rede Globo. No canal pago Fox ela teve melhor sorte, sendo exibida na íntegra em horário nobre. Em DVD, foi lançada apenas até a quinta temporada.

Guilherme da Costa Radin

About these ads

28 comentários sobre “Buffy, A Caça Vampiros

  1. Pingback: As 100 maiores séries Sci Fi de todos os tempos | Sci Fi do Brasil

  2. Pingback: Resenha: Alien Anthology (Blu-ray) | Sci Fi do Brasil

  3. Pingback: Vem aí o reboot cinematográfico de Buffy | Sci Fi do Brasil

  4. Pingback: Mais novidades sobra a 4ª temporada de Torchwood | Sci Fi do Brasil

  5. CRESCI VENDO A CAÇA VAMPIRO BUFFY, UMA DAS SERIES DE VAMPIROS MAIS INTERESSANTES QUE JÁ VI.AGORA TRUE BLOOD É A MODA. E DIGA POR SINAL MUITO BEM ESCRITA ASSIM COMO A BUFFY.

  6. Pingback: Babylon 5 – A Última Esperança de Paz « Sci Fi do Brasil

  7. Pingback: Torchwood: Miracle Day tem novas participações especiais divulgadas e ganha spin-off « Sci Fi do Brasil

  8. Pingback: Novidades sobre a websérie derivada de Torchwood « Sci Fi do Brasil

  9. Pingback: Vilões Sci Fi e dos Quadrinhos « Sci Fi do Brasil

  10. Pingback: Veja Cordélia e Spike em Supernatural! | SCI FI do Brasil

  11. Pingback: Resenha: A Hora do Espanto | SCI FI do Brasil

  12. Pingback: Misfits: mais uma série que ganhará versão norte-americana | SCI FI do Brasil

  13. Pingback: Vampiros! | SCI FI do Brasil

  14. Pingback: Gata Sci Fi: Sarah Michelle Gellar | SCI FI do Brasil

  15. Pingback: Assista ao trailer de CABIN IN THE WOODS | SCI FI do Brasil

  16. Pingback: MARVEL x DC: O Duelo 2012! | SCI FI do Brasil

  17. Pingback: Resenha: OS VINGADORES | SCI FI do Brasil

  18. Pingback: Verm aí INCURSION | SCI FI do Brasil

  19. Pingback: PERDIDOS NO ESPAÇO – Há 8 anos, o Lançamento dos DVDs no Brasil | SCI FI do Brasil

  20. Pingback: Vem aí DELETE (ATUALIZADO) « SCI FI do Brasil

  21. Pingback: Nova série de TV com robôs soa familiar… « SCI FI do Brasil

  22. Pingback: Resenha: OS VINGADORES (Edição Especial Blu-ray triplo 2D+3D) « SCI FI do Brasil

  23. Pingback: Robin Sachs (1952-2013) « SCI FI do Brasil

  24. Pingback: Terceira Temporada de WAREHOUSE 13 no Netflix | SCI FI do Brasil

  25. Pingback: 2015 – Vem aí o maior duelo da história do Cinema | SCI FI do Brasil

  26. Pingback: Gata Sci Fi: Julie Benz | SCI FI do Brasil

  27. Pingback: BUFFY, A CAÇA VAMPIROS no Netflix | SCI FI do Brasil

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s