PERDIDOS NO ESPAÇO – Há 8 anos, o Lançamento dos DVDs no Brasil


LIS1DVDOs mais desavisados poderão achar um exagero categorizar como “histórico” o lançamento ocorrido há oito anos, no Brasil, dos box-sets de DVDs da clássica série de TV Perdidos no Espaço (hoje, já meio difíceis de achar). Mas acreditem, em termos do nosso mercado de DVD à época, ele foi. Até então, a cada mês as distribuidoras aqui instaladas vinham lançando no mercado uma quantidade significativa de novos títulos, tanto para locação como para venda direta; contudo, em comparação com o que lançam no exterior, via de regra elas se mostravam extremamente tímidas em explorar alguns nichos de mercado por aqui. Nos referimos, é claro, ao lançamento de séries de TV completas no formato digital, fato corriqueiro lá fora mas, até então, incipiente no Brasil. Uma honrosa exceção era a Fox Home Entertainment, a primeira distribuidora a acreditar que este tipo de produto poderia vender bem também por aqui, disponibilizando temporadas completas de séries como Arquivo X, Buffy, A Caça Vampiros (que, no entanto, até hoje não foi lançada na íntegra)e Os Simpsons.

Os fãs Paulo Pax e Elias de Lucena cercam o nosso Dr. Smith, o falecido Borges de Barros

Seguindo o exemplo bem sucedido da Fox, outras distribuidoras também começaram a lançar algumas séries, mas via de regra todas produzidas a partir dos anos 1990. Ou seja, em termos daqueles clássicos seriados produzidos nas décadas de 1960, 70 e 80, quase nada estava disponível no mercado – exceção de algumas iniciativas independentes que haviam resultado no lançamento de seleções de episódios de National Kid e Bonanza. Ou seja, nenhuma das majors queria assumir o risco de lançar no Brasil os clássicos da TV que pertenciam a seus acervos. Isso até que a Fox – sempre ela – anunciou o lançamento, também no Brasil, desta que é uma das mais populares séries de TV produzidas pelo famoso diretor/produtor Irwin Allen. Assim, o dia 21 de julho de 2004 pode sim ser considerado como histórico. Foi o dia em que a primeira temporada de  Perdidos no Espaço em DVD chegou às lojas, fazendo a alegria dos que cresceram tendo como parceiros de aventuras o bravo garoto Will Robinson, o fiel Robô e o hilariantemente covarde Dr. Zachary Smith. Finalmente, o lançamento da caixa com a terceira temporada da série no Brasil, ocorrido no dia 11 de maio de 2005, fechou com chave de ouro a iniciativa pioneira.

A Fox, portanto, merece elogios por ter tido a coragem de lançar o piloto inédito (como extra) e todos os 83 episódios de uma série que há décadas não era exibida na TV aberta – e fato importantíssimo: preservando a dublagem em português original. Essa “ousadia” foi recompensada desde o início: a primeira temporada de Perdidos no Espaço, mesmo em preto-e-branco, vendeu tão bem já na pré-venda que, antes mesmo de sua chegada às lojas, a distribuidora anunciou o lançamento da segunda temporada. As vendas da segunda temporada seguiram excelentes, e a Fox antecipou o lançamento no Brasil da terceira (nos EUA, onde os boxes foram divididos em dois, os últimos episódios chegaram apenas um mês depois). Graças à iniciativa outras distribuidoras começaram a lançar no Brasil séries antigas como Jornada nas Estrelas – A Série Clássica (a única posteriormente remasterizada e relançada em DVD e Blu-ray), Mulher Maravilha, Kung Fu, Columbo, McGyver e A Feiticeira.

Infelizmente as distribuidoras, no afã de recuperar o tempo perdido e explorar este filão, acabaram em alguns casos “matando a galinha dos ovos de ouro”. Por não adequar corretamente os lançamentos à capacidade do nosso mercado, muitos deles não puderam ser devidamente absorvidos e, como resultado, várias séries permanecem até hoje incompletas em DVD por aqui. Sem falar em outros clássicos sci fi como O Túnel do Tempo, Viagem ao Fundo do Mar e Terra de Gigantes, da própria Fox, que ainda continuam inéditos no home video nacional.

OS EVENTOS
A Fox, a partir do lançamento em DVD da primeira temporada de Perdidos no Espaço, realizou eventos reunindo fãs, colaboradores, dubladores da série e críticos. Confira abaixo como foram os eventos realizados em São Paulo (2004) e em Porto Alegre (2005):

lis publicoO Evento na FNAC – São Paulo
Mais de 100 pessoas lotaram o salão do terceiro andar da loja Fnac de Pinheiros, em São Paulo, no dia dia 24 de julho de 2004, para o lançamento em DVD da primeira temporada da clássica série de TV Perdidos no Espaço. Na ocasião a Fox, através de sua assessoria, tornou pública a informação de que também seriam lançados, no final de 2004, os DVDs da segunda temporada da série. Os fãs, representados por Ricardo Antônio Domeneghetti, pleitearam que a segunda temporada fosse lançada completa, com todos os 30 episódios, diferentemente do lançamento norte-americano que dividiu o segundo ano de produção em duas partes. Os DVDs da segunda temporada trouxeram como extra um programa de rádio de 1966 com June Lockhart (Maureen Robinson), Guy Williams (Professor John Robinson) e Jonathan Harris (Dr. Smith), falando sobre o lançamento da segunda temporada de Lost in Space na TV.

Muitas unidades do box da primeira temporada foram vendidas durante o encontro. Na condição de fã, Elias de Lucena agradeceu a luta de todos para que a dublagem original fosse incluída nos DVDs brasileiros. Pais levaram suas famílias para prestigiar o evento. Renata Schiavinatto, uma das diretoras da Fox Home Brasil,foi convidada para falar ao microfone, e ponderou sobre o lançamento. Renata comentou sobre a matriz não desejar colocar nos DVDs brasileiros a dublagem original, por ter 38 anos, ser mono e apresentar algumas dificuldades técnicas. Contudo a Fox Home Brasil atendeu ao apelo dos fãs brasileiros e pediu à matriz a manutenção da dublagem original, que foi aplicada nas imagens restauradas. A dublagem foi submetida a um tratamento para limpar as impurezas, reduzir os chiados e preparada para a colocação cirúrgica nas imagens.

Todos os participantes do evento também expressaram agradecimentos a Mauricio Abud, diretor de marketing da Fox, que infelizmente não pôde comparecer ao evento. Foi ressaltado o valor emocional e histórico dessa dublagem e a importância dela como diferencial do lançamento de Perdidos no Espaço no mercado brasileiro de DVDs. No painel estiveram presentes Marcus Anversa, especialista da obra de Irwin Allen, e Mauricio Hitchcock, do retrotv.com.br, um dos grandes sites dedicados às séries e desenhos clássicos. Após a exibição de trechos dos primeiros episódios da série, os presentes receberam os dubladores Borges de Barros (Dr. Smith), Helena Samara (a mamãe espacial Maureen Robinson), Gilberto Baroli (o Robô) e Maria Inês (que foi a voz do garoto Will Robinson).

Os dubladores agradeceram a lembrança e a preservação do trabalho original da dublagem da série, ponderaram sobre a necessidade de melhoria na qualidade atual do trabalho de dublagem e a união da categoria na defesa de causas comuns. Cada dublador recebeu um troféu confeccionado na forma da nave espacial Júpiter II, com agradecimentos e destaques para o trabalho realizado. Seguiu-se a sessão de autógrafos nas embalagens dos DVDs e em miniaturas do Robô que alguns fãs trouxeram especialmente para a ocasião. O evento encerrou-se após um coquetel oferecido pela Fox Home Brasil, que classificou o lançamento como um sucesso ímpar no mercado brasileiro de DVDs. Confira abaixo mais imagens da festa:

maria ines baroli helena borges b

Maria Inês (Will Robinson) e Gilberto Baroli (Robô)

Helena e Borges relembrando suas dublagens

culturaO Evento na Livraria Cultura – Porto Alegre
Um novo evento, promovendo a chegada da terceira temporada de Perdidos no Espaço, ocorreu no dia 21 de maio de 2005 na Livraria Cultura do shopping Bourbon Country, em Porto Alegre, cidade que possui tradição no culto aos clássicos “enlatados” norte-americanos. Nele novamente compareceu Borges de Barros, que além de ser a voz do Dr. Smith de Perdidos no Espaço e do Moe de Os Três Patetas (apenas para citar alguns de seus inúmeros trabalhos como dublador), também ficou conhecido pelo público como o aristocrático mendigo da Praça da Alegria. O evento iniciou às 16 horas com a exibição do episódio “Visita a um Planeta Hostil”, para um público de aproximadamente 150 pessoas (foto).

Logo após houve uma divertida palestra na qual Borges relembrou seus clássicos trabalhos de dublagem (a pedido de “alguns fãs chatos” ele teve de repetir, com a voz do Dr. Smith, o lendário insulto ao Robô “Sua Lata de Sardinha Enferrujada!”), contou como foi seu encontro com o ator Jonathan Harris, que reconheceu ser ele seu melhor dublador em todo o mundo, e discorreu sobre as diferenças entre as dublagens feitas na época e as atuais. Segundo ele, o que as dublagens modernas ganharam em apuro tecnológico, perderam em arte e criatividade.

A sessão de autógrafos de Barros encerrou as atividades, por volta das 19h. Prestigiaram o evento Jorge Saldanha, editor dos sites ScoreTrack.net e Sci Fi do Brasil, Elias de Lucena, o maior fã da série no Brasil e que colaborou com a Fox a fim de que os DVDs trouxessem a dublagem original em português, Antonio Navarro, Marcelo Perrone, do jornal Zero Hora, Marta Machado, da antiga revista TV Séries, e o crítico de cinema Goida. Seguem outras fotos:

jorge_saldanha_borges_de_barros_elias_de_lucenaJorge Saldanha, Borges de Barros, Elias de Lucena e fã

borges_c
Borges de Barros relembrou sua carreira como dublador e comediante

borges_autografaBorges e o fã César Paulo Louis

Jorge Saldanha, Elias de Lucena

Anúncios

8 comentários sobre “PERDIDOS NO ESPAÇO – Há 8 anos, o Lançamento dos DVDs no Brasil

  1. Boa noite!

    Queria um contato com o Elias de Lucena.
    Sou filho da Maria Inês (dubladora do Perdido nos Espaços) e ela perdeu teu contato.

    Abraços

    Curtir

  2. Ola estou te escrevendo pois li a sua postagem sobre a série Perdidos no Espaço.
    Há uns 10 anos atrás ganhei de herança de um primo uma coleção de cards da série. Cards originais da InWorks (abaixo alguns links) de 1998 lançados em comemoração ao filme. Eles estão guardados desde então numa caixa sem ser apreciados nem manuseados. Este item poderia ser de interesse de algum colecionador ou algo mas não sei o que fazer com eles, nem o valor de mercado.
    Você poderia me indicar onde posso anunciar o item??

    http://www.iann.net/lis/collectibles/gallery/inkworks/inkworks_liscards.htm

    Pensei em jogar no Mercado Livre.

    Curtir

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.