Resenhas - Séries

Resenha de Série: THE WITCHER – 2ª Temporada


The Witcher – Season 2 (2021)
Elenco: Henry Cavill, Anya Chalotra, Freya Allan, MyAnna Buring, Mimi Ndiweni, Joey Batey, Kim Bodnia, Eamon Farren, Paul Bullion, Lars Mikkelsen, Royce Pierreson, Anna Shaffer, Graham McTavish, Mecia Simson, Chris Fulton, Mahesh Jadu, Basil Eidenbenz, Adjoa Endoh, Tom Canton, Cassie Clare
Criação: Lauren Schmidt Hissrich
Direção: Vários
Cotação: 4,5/5,0

Foram dois anos de espera, após atrasos na produção causados pela pandemia e um acidente no set com o astro Henry Cavill. Mas finalmente a segunda temporada de The Witcher, série da Netflix baseada nos cultuados livros de Andrzej Sapkowski popularizados pelos videogames da CD Projekt, chegou. E felizmente essa espera valeu a pena, já que podemos afirmar com toda a certeza de que em seu segundo ano a produção melhorou em todos os aspectos.

A showrunner Lauren Schmidt Hissrich soube ouvir as principais reclamações do público (especialmente fãs), e notamos isso desde o primeiro episódio. Esqueçam a narrativa em linhas de tempo diferentes da primeira temporada (que nesta até deu origem a uma divertida in joke), a história engrena e agora segue linear sem que haja nem flashbacks, uma praga que atinge nove a cada dez séries atuais. A caracterização dos personagens, antigos ou novos, foi aperfeiçoada. Por exemplo, Triss (Anna Shaffer) ficou ruiva, Geralt (Henry Cavill) ganhou uma bela armadura negra, parecida com a vista no game The Witcher 3, e Vesemir e Dijkstra tiveram um casting perfeito com os atores Kim Bodnia e Graham McTavish, respectivamente.

Os efeitos visuais, de modo geral, foram aprimorados e a fotografia está mais bonita. O mesmo pode ser dito em relação aos figurinos, muito criticados na primeira temporada. Os nilfgaardianos receberam novas armaduras, mais condizentes com o nível da produção, e agora o bardo Jaskier (Joey Batey) veste um estiloso traje de couro púrpura, com direito a chapéu combinando.

Quanto à trama em si, ela é fiel à essência dos livros, mostrando o início do treinamento de Ciri (Freya Allan) com os Bruxos e Triss em Kaer Morhen, ao mesmo tempo em que a garota passa a ser o centro da disputa pelo poder entre os reinos do Continente. Eventualmente as jornadas individuais do núcleo principal se cruzam, e como é bom ver finalmente Geralt, Yennefer (Anya Chalotra), Ciri e Jaskier reunidos – ainda que em circunstâncias no mínimo dramáticas. Temos mais detalhes sobre a Conjunção das Esferas, o evento místico que colocou humanos, elfos, anões e monstros num mesmo mundo, e como isto ocorreu. Vemos até a Caçada Selvagem no episódio final. No entanto surgiu uma polêmica envolvendo a morte prematura de um personagem que, convenhamos, nem é tão importante assim na saga literária. Mas sabem como é a internet…

Aliás, há um grande elemento inédito na trama que poderia gerar ainda maior estranheza entre aqueles que conhecem os livros: a Voleth Meir, ou Mãe Imortal, um demônio em forma de bruxa que se fortalece com a dor alheia e que manipula Francesca (Mecia Simson), Fringila (Mimi Ndiweni), Yennefer e Ciri, como forma de se libertar da cabana na floresta onde estava enclausurada e voltar ao seu mundo. Apesar de ser um personagem novo criado por Hissrich para esta segunda temporada, a Voleth Meir termina por se encaixar perfeitamente no desenrolar geral dos acontecimentos, dando motivação às atitudes das personagens. Sem falar que gera a sequência espetacular e sangrenta do embate dela (possuindo o corpo de Ciri) e os basiliscos contra Geralt e os Bruxos em Kaer Morhen, no episódio final da temporada.

Estes eventos e mais o plot twist final que traz a revelação da verdadeira identidade do Imperador de Nilfgaard Emhyr var Emreis, nos faz desejar que a terceira temporada estreie já amanhã. Tomara que não tenhamos que esperar mais dois insuportáveis anos até que isso aconteça!

Jorge Saldanha

0 comentário em “Resenha de Série: THE WITCHER – 2ª Temporada

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: