Notícias Séries

Criador de BABYLON 5 fala sobre o Reboot


J. Michael Straczynski
J. Michael Straczynski

A semana começou com uma excelente notícia para os fãs da cultuada série de TV Babylon 5 (1994-1998), que irá ganhar um reboot “do zero” no canal CW comandado por seu criador, J. Michael Straczynski. Agora, Straczynski deu mais detalhes sobre o projeto, e porque ele não será uma continuação da série original, como queriam muitos fãs:

Para responder a todas as perguntas, sim, é verdade, Babylon 5 está em desenvolvimento ativo como uma série para o The CW. Temos alguns fãs sérios nesse canal e eles estão ansiosos para ver o que acontecerá com esse show. Estou imerso na escrita do piloto agora e comandarei a série no momento em que for aprovado. O canal entende a singularidade de Babylon 5 e está me dando grande liberdade com a narrativa.

Conforme observado no anúncio, esta é uma reinicialização do zero, em vez de uma continuação, por vários motivos. Heráclito escreveu – “Você não pode pisar no mesmo rio duas vezes, pois o rio mudou e você mudou”. Nos anos que se seguiram a B5, fiz muitos outros programas de TV e filmes, adicionando um número igual de ferramentas à minha caixa de ferramentas e com as quais posso contribuir com uma pergunta: se eu estivesse criando Babylon 5 hoje, pela primeira vez, sabendo o que agora sei, como escritor, como seria? Como você usaria todas as ferramentas de narrativa e recursos de tecnologia disponíveis em 2021 que então não existiam? Como elas podem ser usadas para refletir o mundo em que vivemos e as perguntas que fazemos e enfrentamos todos os dias? 

Os fãs regularmente apontam o quão profética a série foi e é sobre o nosso mundo hoje. Seria divertido tentar olhar mais adiante na estrada. Portanto, não estaremos recontando a mesma história da mesma maneira por causa do que Heráclito disse sobre o rio. Não haveria diversão nem surpresas. Melhor seguir o caminho de Westworld ou Battlestar Galactica, onde você pega os elementos originais que são sempre frescos e coloque-os no liquidificador com uma tonelada de ideias novas e desafiadoras, para criar algo novo, mas ainda familiar.

Para aqueles que perguntam por que não fazer apenas uma continuação, não dá para fazer porque mais da metade do nosso elenco ainda continua teimosamente do outro lado da Orla. Como continuar a história de nosso Londo original sem o Vir original? Ou G’Kar? Como você conta a história de Sheridan sem Delenn? Ou a história de B5 sem Franklin? Garibaldi? Zack?

A Babylon 5 original era ridiculamente inovadora: foi a primeira série a usar CGI para criar naves e personagens, e uma das primeiras filmadas em widescreen, com um vigoroso áudio 5.1. Acima de tudo, pela primeira vez, Babylon 5 apresentou aos espectadores acostumados à televisão episódica o conceito de um arco de cinco anos com começo, meio e fim pré-planejados… criando um novo paradigma para a narrativa na televisão que posteriormente se tornou a norma. Essa tradição de inovação continuará nesta nova iteração, e espero criar novas formas de contar histórias que levem ainda mais a mídia televisiva ao limite do que é possível.

Como Straczynski deixa a entender no texto acima, a produção da nova série ainda não é 100% certa, já que depende da aprovação do piloto pelo canal CW. Em ocasiões anteriores Straczynski já tentou levar adiante um reboot, inclusive para o cinema (contando com a participação de membros do elenco original remanescentes), mas nunca chegou a fechar um acordo – o que agora aconteceu. Além da série principal, Babylon 5 teve produzidos alguns telefimes e uma spin-off, Crusade (1999), com apenas 13 episódios. Atualmente a versão remasterizada da série está disponível no HBO Max dos EUA, e ainda não há previsão de que chegue no streaming do Brasil.

0 comentário em “Criador de BABYLON 5 fala sobre o Reboot

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: