Resenhas - Séries

Resenha de Série: FOR ALL MANKIND – 2ª Temporada


For All Mankind – Season 2 (2021)
Elenco: Joel Kinnaman, Michael Dorman, Shantel VanSanten, Wrenn Schmidt, Sarah Jones, Jodi Balfour, Sonya Walger, Krys Marshall, Noah Harpster, Nate Corddry, Meghan Leathers, Cynthy Wu, Coral Peña
Roteiro: Vários
Direção: Vários
Cotação: 3/5

ATENÇÃO: caso você ainda não tenha assistido a 2ª temporada de For All Mankind, o texto a seguir contém SPOILERS!

Na realidade alternativa da 2ª temporada de For All Mankind estamos no início da década de 1980, mas graças à chegada da União Soviética à Lua antes dos EUA, a corrida espacial acelerou intensamente desde 1969. As missões Apollo e Soyus não foram interrompidas e as duas potências já tem bases permanentes no satélite natural, para onde os astronautas vão e voltam em space shuttles. O próximo objetivo da NASA é enviar missões tripuladas a Marte, porém o projeto é colocado em risco pelas disputas territoriais na Lua dos norte-americanos com os soviéticos, que provocam uma escalada da Guerra Fria que coloca o mundo à beira da 3ª Guerra Mundial.

Esta é, digamos assim, a parte que mais interessa na produção exclusiva da Apple, criada por Ronald D. Moore (Battlestar Galactica, Outlander), Ben Nedivi e Matt Wolpert. Porém, o que mais continua a consumir tempo (e paciência) é o lado novelão do programa. Nesse sentido For All Mankind se parece com a já cancelada Os Eleitos, da National Geographic, sobre o Projeto Mercury, que no entanto equilibrava melhor seus elementos narrativos.

Entendo a necessidade da série desenvolver seus personagens, mas no momento em que estamos acompanhando com interesse a crise na Lua, a preparação do encontro Apollo/Soyuz ou os testes de um novo e avançado protótipo de ônibus espacial, a ação é longamente interrompida para mostrar a crise conjugal de Ed Baldwin (Joel Kinnaman), Gordo Stevens (Michael Dorman) lutando para superar seus traumas e posteriormente reconquistar sua ex-esposa, a também astronauta Tracy (Sarah Jones), a filha adotiva de Ed, Kelly (Cynthy Wu), buscando seu pai biológico, Ellen (Jodi Balfour) tendo de escolher entre seu relacionamento lésbico e a chefia da NASA, e por aí vai.

E no meio disso temos umas pisadas na bola dos roteiristas, como o comportamento que deveria ser heroico, mas que de fato é estúpido, da astronauta Molly (Sonya Walger) que, na superfície lunar, se deixa contaminar por uma dose letal de radiação para salvar um colega que já estava condenado. Pelo jeito os escritores escolheram mandar a lógica literalmente para o espaço a fim de criar mais drama para a personagem, que aos primeiros sinais do colapso de seu organismo (perda de visão por glaucoma) se mostra inconformada com isso – como se não soubesse de antemão que esta seria a óbvia consequência do seu ato.

Pelo menos no final da temporada as coisas ficam mais dinâmicas e interessantes, ainda que um tanto piegas. No espaço, astronautas de ambos os lados desobedecem as ordens dos seus líderes e causam uma comoção global que evita a eclosão da 3ª Guerra Mundial, mas não antes de Gordo e Tracy se sacrificarem para evitar uma explosão nuclear na base lunar norte-americana. Por fim a última cena nos joga dez anos no futuro, com a promessa da chegada humana em Marte.

A série já está renovada para a 3ª temporada, que segundo um dos seus realizadores terá mais elementos sci fi que as anteriores. Tomara que isso realmente se concretize, afinal é perfeitamente possível fazer ficção científica adulta sem apelar para a soap opera (que o digam grandes escritores do gênero como Isaac Asimov, Ray Bradbury e Arthur C. Clarke).

As duas temporadas de For All Mankind estão disponíveis no serviço de streaming Apple TV+.

Jorge Saldanha

0 comentário em “Resenha de Série: FOR ALL MANKIND – 2ª Temporada

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: