Resenhas - Livros

Resenha de Livro: 827 ERA GALÁCTICA – Isaac Asimov


Resumo:
Um humano comum do Século XX viaja milhares de anos até o futuro para uma Terra que nada mais é que uma “pedrinha no céu”, e acaba se envolvendo numa trama que pode desencadear uma catástrofe galáctica.

Depois de uma (longa, infelizmente!) pausa, retorno para outra resenha de um excelente livro, o romance 827 Era Galáctica, do Mestre Isaac Asimov, cujo título original é Pebble in the Sky (Pedra no Céu)… por sinal, um dos raros casos onde o título no nosso idioma ficou – na minha opinião – melhor do que se tivesse traduzido literalmente o original.

Joseph Scwhartz, um imigrante europeu já idoso domiciliado há décadas nos Estados Unidos, caminha tranquilamente pelas ruas da Chicago no final dos anos 1940. A alguns quilômetros dali, uma experiência rotineira no Instituto de Pesquisa Nuclear sai terrivelmente errada e gera uma radiação que se propaga num feixe estreito cada vez mais largo, que ao atingir Scwhartz o transporta para um futuro muito distante, numa Terra que não se parece em nada com a que ele estava acostumado.

Sozinho, confuso e desorientado, ele tem de se adaptar num mundo onde desconhece até o idioma. A Terra do ano 827 da Era Galáctica (contada da fundação do Império Galáctico, que Asimov introduziu na sua obra épica Fundação, de anos antes), é um planeta decadente, marginalizado, radioativo e governado (apesar de pertencer ao Império) localmente por uma classe de fanáticos religiosos, cuja doutrina prega que a Terra foi inicialmente o centro de tudo.

A princípio sozinho (apesar de ter sido inicialmente acolhido – por motivos interesseiros – por uma família de fazendeiros), Scwhartz acaba contando posteriormente com a ajuda do doutor Shekt, sua filha Pola e o arqueólogo siriano Bel Arvardan. Juntos, eles evitarão que os governantes terráqueos concretizem um terrível plano que pode dar fim ao Império.

Digno de nota nesse romance é como Asimov (ele mesmo um imigrante) consegue retratar uma Terra desprezada pelo Império e, que por isso, nutre um sentimento recíproco, apesar de isso se manifestar mais na classe governante sacerdotal. Nesse distante futuro a humanidade esqueceu de sua origem comum no nosso planeta, e a teoria geral é de que a raça humana surgiu espontaneamente em vários planetas e se miscigenou quando do início das viagens espaciais. Inclusive, a missão original de Arvardan é realizar pesquisas arqueológicas nas cidades radioativas em ruínas que provam o contrário.

Fanatismo religioso, preconceito, xenofobia, eutanásia (para manter a população estável num mundo com cada vez menos áreas seguras de radiação),  tudo isso é descrito com Maestria por Asimov.

Para finalizar esta rápida resenha (pois o melhor é ler o livro, claro!) algumas observações:

  • Apesar de neste livro o fato de a Terra ter ficado radioativa no passado ser atribuído a guerras nucleares (influenciado pela própria época em que o livro foi escrito – 1950), é explicado no livro Os Robôs e o Império (de 1985) que a causa foi uma arma desenvolvida milhares de anos antes por um habitante do planeta Aurora, para lentamente tornar a crosta do nosso planeta radioativa e acabar com a vida.
  • O livro dá a entender que Scwhartz viajou muitas dezenas (ou até centenas) de milhares de anos para o futuro. Porém, de acordo com várias timelines feitas por fãs (desconheço se alguma vez o próprio Asimov tocou no assunto), os acontecimentos devem se desenrolar aproximadamente em 12.000 D.C.
  • Esta é (cronologicamente) a última obra de Asimov (da Série da Fundação) que se passa na Terra. Para saber o que aconteceu depois com nosso planeta recomendo ler o livro (que pretendo abordar no futuro) A Fundação e a Terra.

Marcelo Neuri Haag

3 comentários em “Resenha de Livro: 827 ERA GALÁCTICA – Isaac Asimov

  1. Nilton César Porphirio

    Grande Mestre…um verdadeiro gêneo da ficção.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Carlos Fernando Schmitt

    Grande mestre Isaac Asimov!

    As capas da editora FC Hemus eram sensacionais!!!

    Bom artigo e boa resenha! Parabéns!!

    LLAP

    Curtido por 1 pessoa

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: