Artigos Filmes Séries

Sci Files: ESPIÕES


Honor Blackman e Patrick Macnee na série cult Os Vingadores

Filmes ou séries de TV com espiões não podem ser categorizados, primariamente, como sendo de ficção científica. Contudo, é comum mostrarem tecnologias ou equipamentos decididamente futuristas, que colocam as tramas nas fronteiras do gênero.

Na série de TV Os Vingadores (1961-1969), Patrick Macnee é John Steed, o estereótipo do agente britânico (com direito a guarda-chuva e chapéu coco), que sempre acompanhado de uma bela colega, enfrenta ameaças da Guerra Fria, robôs (Cibernautas), supercomputadores e invenções mirabolantes – uma delas, inclusive, chega a miniaturizar o protagonista. A série, que combinava glamour, espionagem e humor camp, influenciou as aventuras cinematográficas de outro espião inglês dos anos 1960.

Estamos falando, claro, do maior de todos os agentes secretos, James Bond, o conhecido 007 criado pelo escritor inglês Ian Fleming durante a Guerra Fria, período no qual havia mais de 500 espiões soviéticos da KGB nos EUA. Bond já teve mais de 20 livros e filmes, além de três produções não oficiais. Dois dos seus filmes, 007 Contra Goldfinger (1964) e 007 A Serviço Secreto de Sua Majestade (1969), tiveram como Bond Girls atrizes egressas da série Os Vingadores: Honor Blackman e Diana Rigg, respectivamente. 

O primeiro laser do cinema apareceu em Goldfinger (1964)

O primeiro filme, 007 Contra o Satânico Dr. No (1962), custou meros 6 milhões de dólares, enquanto os mais recentes, como 007 – Cassino Royale (2006), ficam em torno de 140 milhões. O longa mais sci-fi de Bond foi 007 Contra O Foguete da Morte (1978, no destaque), lançado na esteira do primeiro  Star Wars (1977), no qual o espião viaja de ônibus espacial para uma estação espacial e usa pistolas laser. O agente secreto, na série oficial, já foi interpretado por Sean Connery, George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e atualmente por Daniel Craig, que em 007 – Sem Tempo para Morrer (2021), se despedirá do papel. 

Desde o sucesso de James Bond nos anos 1960, o cinema e a televisão tem sido inundados com muitas produções de espionagem, muitas delas com toques sci-fi: O Agente da U.N.C.L.E., Missão: Impossível, Flint, Alias, Triplo X, Identidade Bourne, Chuck, La Femme Nikita, James West, 24 Horas, Burn Notice, MacGyver, She Spies, Totaly Spies, The Pretender, Blindspot… sem falar nas paródias, como Agente 86 e Austin Powers. Missão: Impossível foi sucesso inicialmente na TV e depois no cinema, com até agora seis filmes estrelados por Tom Cruise – o sétimo está em produção. Nos quadrinhos e filmes da Marvel, Nick Fury e a Viúva Negra são os principais espiões. 

Mas é claro que em filmes de ficção científica também há agentes secretos. Em Star Wars, a espiã mais conhecida é a Princesa Leia, que no Episódio IV levava informações secretas para a Rebelião mas foi descoberta por Darth Vader. No antigo Universo Expandido, Mara Jade era uma agente do Imperador, cuja última missão era matar Luke Skywalker. Anos depois, obviamente tendo fracassado em sua missão, ela se casou com Luke e teve o filho Ben Skywalker. 

O Império havia infiltrado Shira Bre para capturar Luke Skywalker. Anos depois ela se tornou a Sith Darth Lumyia, que foi aprendiz de Darth Vader e Vergere. O principal aprendiz de Lumyia foi Darth Caedus/Jacen Solo. Mara Jade espionava Vader para o Imperador, enquanto Lumyia espionava o Imperador para Vader. Em Star Wars – Legacy, Morrigan Corde era uma agente Imperial, e mãe de Cade Skywalker. Ela ajudou a causar a Guerra Sith Imperial (127 a 130 ABY). 

Garak (Andrew Robinson)

Na franquia Star Trek, o espião mais conhecido é Garak (Deep Space 9), da Ordem Obsidiana. Ele ora estava do lado dos cardassianos ou da Federação, e tinha uma rixa de ódio contra Gul Dukat. Era comum os romulanos infiltrarem espiões entre os vulcanos. Em um episodio de DS9 com a participação de Garak e Bashir, James Bond é homenageado. Não podemos também esquecer da Seção 31, o serviço secreto da Federação, que irá ganhar série própria.

Já em Babylon 5 o Sr. Morden é o principal agente dos Shadows, na Terra e na estação B5. J.J. Abrams criou a série de espionagem com toques sci fi Alias – Codinome Perigo, e após o astro Tom Cruise assistir o piloto da série ele convenceu os produtores a contratá-lo para dirigir Missão Impossível 3.

Guilherme da Costa Radin (In Memorian)

0 comentário em “Sci Files: ESPIÕES

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: