Resenhas - Séries

Resenha de Série: FOR ALL MANKIND – 1ª Temporada


For All Mankind – Season 1 (2019)
Elenco: Joel Kinnaman, Michael Dorman, Shantel VanSanten, Wrenn Schmidt, Sarah Jones, Jodi Balfour, Sonya Walger, Cass Buggé, Colm Feore
Roteiro: Vários
Direção: Vários
Cotação: 3/5

O ano é 1969 e os norte-americanos, assim como outros milhões de pessoas ao redor do mundo, estão de olhos grudados em seus aparelhos de TV para assistir ao primeiro homem pisar na Lua. Este é o início da série For All Mankind, e os mais desavisados poderão pensar que veremos 10 episódios focados nas missões do Projeto Apollo que já conhecemos. Porém… surpresa! Ao invés de Neil Armstrong dar seu “pequeno passo para um homem mas um grande salto para a humanidade”, quem faz isso é um astronauta russo.

Assim como The Man in The High Castle, For All Mankind, uma série exclusiva da Apple, usa o recurso da “história alternativa” para mostrar como teria sido o futuro da corrida espacial caso os soviéticos tivessem chegado à Lua antes dos norte-americanos. E, neste universo paralelo engendrado por Ronald D. Moore (Battlestar Galactica, Outlander), Ben Nedivi e Matt Wolpert, o projeto Apollo se desenvolveu muito além da Apollo 17, mulheres norte-americanas vão ao espaço  e bases são estabelecidas na Lua, tudo já nos anos 1970.

As sequências dedicadas à corrida espacial paralela, com seus fracassos, triunfos e eventuais tragédias, sem dúvida são o grande destaque da série. Além de personagens fictícios a produção também emprega personalidades reais (como Werner Von Braun, Neil Armstrong e Buzz Aldrin), e combina imagens de arquivo com cenas foto-realistas feitas em CGI de ponta. Tudo isso ajuda a dar credibilidade às missões para que torçamos pelos astronautas e os aflitos técnicos em Cabo Kennedy – algo na linha do filme Apollo 13. Porém, a série se propõe também a mostrar os dramas pessoais dessas pessoas e suas famílias, e nesses momentos ela vira um drama convencional beirando a soap-opera.

Os personagens centrais em princípio são os fictícios astronautas Edward Baldwin (Joel Kinnaman, de Robocop e Altered Carbon) e Gordo Stevens (Michael Dorman, de O Homem Invisível) e suas respectivas esposas, Karen (Shantel VanSanten) e Tracy (Sarah Jones) – esta última eventualmente também virando astronauta. Mas o empoderamento feminino, combinado com questões de gênero e diversidade, acaba tirando o foco desses personagens e desviando a série do que ela tem de mais original, com o propósito de levantar discussões que hoje já saturam uma grande quantidade de outras séries e filmes.

Assim, vemos uma funcionária da NASA lutar para conquistar uma posição de destaque no controle das missões predominantemente masculino, a astronauta Ellen ter um casamento de fachada com um técnico gay para ambos esconderem suas homossexualidades, a astronauta negra Danielle abdicar da glória pessoal em prol do seu colega branco, e por fim a adolescente mexicana fã do programa espacial cujo pai é deportado por ser imigrante ilegal. Ou seja, subtramas que hoje já são clichê e que parecem enfiadas na narrativa por obrigação. E com tantos personagens em movimento, se torna difícil que os ditos “principais” sejam estabelecidos de forma apropriada.

Mas, apesar dos pesares, a temporada termina nos deixando interessados em ver a continuação dessa odisseia espacial – ela já foi renovada pela Apple, e torço para que na segunda temporada os realizadores consigam equilibrar melhor os vários elementos narrativos da série e peguem mais leve no politicamente correto.

A primeira temporada de For All Mankind está disponível no serviço de streaming Apple TV+.

Jorge Saldanha

0 comentário em “Resenha de Série: FOR ALL MANKIND – 1ª Temporada

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: