Artigos Resenhas - Séries

Sentai Files: KAKURANGER


A série Kakuranger foi exibida no Japão em  1994, com sucesso, e serviu de base para a terceira temporada de Power Rangers. De acordo com a Wiki:

Ninja Sentai Kakuranger (忍者戦隊カクレンジャー ‘Ninja Sentai Kakurenjā’?, traduzido como Esquadrão Ninja Kakuranger) é a 18ª série da franquia Super Sentai, produzida em 1994 pela Toei Company, sucedendo Dairanger e antecedendo Ohranger. Esta série foi utilizada para fazer a 3ª temporada de Power Rangers. Exibida pela TV Asahi entre 18 de fevereiro de 1994 a 24 de fevereiro de 1995 no horário entre 17h30 às 17h55. Tem ao todo 53 episódios (sendo uma das séries sentai mais extensas), além dos especiais Super Sentai World (um especial team-up com os todos sentais de Fiveman a Kakuranger) e Kakuranger vs. Ohranger, mais o filme Ninja Battle Team Hide Ranger.

A série começa em tom de comédia, mas pela metade muda para um tom bem dramático. Também foi a primeira série super sentai com a temática de ninjas. A história segue o padrão dos anos 90 nos sentai, onde na maior parte das séries os vilões vêm de um povo antigo – enquanto que nos anos 80 a maioria dos vilões vieram do espaço. De acordo com a Wiki:

Yokai foi aprisionado pelos ancestrais dos atuais Kakurangers. Graças a Sasuke e Saizou, eles voltaram para tentar destruir o Planeta. DaiMaOu (Demon King) era o líder dos Yokai. Daimaou apareceu de Nurarihyon. Ele inicialmente comandava as coisas na Ilha Flutuante das Cavernas, mas mudou-se para o Skeleton Castle. Possuía um filho, Gasha Dokuro, que lutou e servia pelos Yokai. No final da série, ele foi colocado de volta na câmara e tornou-se um líder Yokai.

Os Kakurangers eram todos descendentes de lendários Ninjas. Quando Sasuke e Saizou libertaram acidentalmente Youkai do aprisionamento em que foi posto por um Ninja original, Sasuke, Saizou e Tsuruhime recebem seus Doron Changers para combater o exército de Youkai. Eventualmente, encontraram-se com Seikai e Jiraiya em uma competição o Ninja Sentai. Todos sabem muito o Ninpo jutsu (técnicas mágicas de Ninja) e são mestres do disfarce.

Os Heróis:

Sasuke- Ninja Red
Saizou-Ninja Blue
Seikai-Ninja Yellow
Jiraiya- Ninja Black
Tsuhime- Ninja White
Ninjaman- é um robô Ninja

A Tsuhime é quem une a equipe. Temos tragédias familiares envolvendo Tsuhime e Jiraiya. Os demais personagens são mais cômicos.  O Ninjaman age como uma criança, sendo uma clara imitação do Akibaranger (Dairanger). Cada um dos Kakurangers possui três mechas, que depois formam mechas maiores. De acordo com a wiki:

Generais Bestas Gigantes (Kyodai Jūshō) – robôs humanoides individuais de combate. Ficaram adormecidos por séculos na forma de um castelo feudal japonês:

  • Red Saruder – armado com o Saruder Slice, forma o corpo do Muteki Shogun
  • White Kark – armado com o Kark Beaks, forma o braço esquerdo do Muteki Shogun
  • Yellow Kumard – armado com o Kumard Claw, forma a perna direita do Muteki Shogun
  • Blue Logan – armado com o Logan Shaft, forma o braço direito do Muteki Shogun.
  • Black Gammer – armado com o Gammer Bow, forma a perna esquerda do Muteki Shogun

Muteki Shogun (General Invencível) – A combinação dos Kyodai Jūshō. Suas formas remetem a um antigo castelo feudal japonês. Seu capacete assemelha-se ao origami de uma garça (Tsuru). Em seu ombro há um entalhe na forma de um peixe, de onde ele invoca a espada flamejante Kaen Shōgun Ken.

Generais Bestas Lutadores – introduzidas a partir do episódio 12, são versões mais leves e ágeis dos Generais Bestas Gigantes, porém, são robôs de batalha individuais, e não são capazes de combinarem entre si:

  • Battle Saruder
  • Battle Kark
  • Battle Logan
  • Battle Kumard
  • Battle Gammer

Super Bestas Ninjas (超忍獣 Chōninjū) – robôs com forma animal:

  • God Saruder – forma o braço direito do Kakure DaiShogun
  • God Kark – forma a cabeça do Kakure DaiShogun
  • God Logan – forma o braço esquerdo do Kakure DaiShogun
  • God Kumard – forma o torso do Kakure DaiShogun
  • God Gammer – forma a cintura e as pernas do Kakure DaiShogun

Kakure DaiShogun – Formado pela combinação das Super Bestas Ninja God Saruder, God Kark, God Logan, God Kumard, God Gammer . Utiliza a força de seus punhos como golpe finalizador God Hammer Punch (ゴッドハンマーパンチ Goddo Hanmā Panchi), God Burst Chop (ゴッドバーストチョップ Goddo Bāsuto Choppu)

Besta Sagrada Tsubasamaru: tem a forma de uma gigantesca ave de rapina nas cores branca e dourada

Super Muteki Shogun – Quando Tsubasamaru encaixa suas asas entre os braços do Muteki Shogun, dando a este canhões peitorais.

Super Kakure DaiShogun – quando Tsubasamaru encaixa-se nas costas de Kakure DaiShogun, dando a este a capacidade de voar e aumentar a intensidade dos ataques.

Uma característica das séries sentai dos anos 90 é o excesso de mechas. Isso atrapalhou o enredo de algumas, como Ohranger. Nas séries super sentai  dos anos 80, de Denziman até Changeman, os heróis tinham apenas um mecha, A partir de Flashman, os heróis passaram a ter três mechas.

Os Vilões:

Daimaou – o rei dos Youkais. Aparece a partir da metade da série
Príncipe Júnior – o filho de Daimaou
Dordoros – os soldados Youkais

Nos primeiros episódios aparecem apenas os monstros Youkais, sem nenhum líder. A partir do episódio 14 surge o Príncipe Júnior.

Curiosidades:

  • Kane Kosugi, o Ninja Black/Jiraiya, foi o primeiro ator nipo-americano a trabalhar em uma série da Toei. Ele é filho do ator Sho Kosugi, que trabalhou no filme Contato Mortal, com Jean-Claude Van Damme.
  • Keiko Hayase (Sakura), foi a heroina Remi Hoshikawa/Five Yellow em Fivemane apareceu no episódio 27 de Exceedraft como Mayumi.
  • No episódio 35, Tsuruhime reencontra suas amigas de infância Yamazaki Yukiyo (Noriko Tanaka) e Tsukiyo (Kei Ishibashi), de família Ninja, e decidem reviver seu antigo grupo, Oshioki Sailor Sisters (Irmãs Punição), para derrotarem o youkai Kamaitachi. O episódio é uma paródia ao seriado Yuugen Jikkou Sisters Shushutorian (1993), criado por Shotaro Ishinomori e protagonizado pelas três atrizes, que interpretavam as irmãs Hanako, Yukiko e Tsukiko Yamabuki, heroínas ao estilo Magical Girl. O seriado era mais voltado pra comédia, e em um episódio, elas encontram Ultraman Hayata (Susumu Kurobe), e o ajudam a derrotar inimigos clássicos, liderados pelo monstro Baltan.
  • Teruaki Ogawa, o Ninja Red/Sasuke, participou também da série Gingaman como Hyuuga, o Cavaleiro Negro.
  • Ninjaman participa dos episódios 45 e 46 de Gokaiger, para entregar o poder supremo dos Kakuragers ao esquadrão pirata, e o poder supremo é o próprio Ninjaman.
  • Satomi Hirose voltou a interpretar Tsuruhime, no final do episódio 45 de Gokaiger, quando observa de longe Ninjaman e os Gokaigers se dando bem.
  • No episódio 7 de Ninninger, Teruaki Ogawa voltou a interpretar o Ninja Red/Sasuke.
  • A expressão dos Dorodorosfoi baseada no quadro O Grito de Edvard Munch
  • As outras séries com temática Ninja foram: Hurricanger, Shinkanger e Ninninger .
  • A terceira temporada de Power Rangers é uma mistura de Zyuranger, Dairanger, Kakuranger e Kamen Rider Black RX.

Recomendo que assistam Kakuranger e sua versão Power Rangers.

TRAILERS:

FONTES:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ninja_Sentai_Kakuranger

Guilherme da Costa Radin

0 comentário em “Sentai Files: KAKURANGER

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: