Eventos Filmes Notícias

Mostra de Filmes Sci-Fi no SESC – SP a partir de Janeiro


A partir do dia 18 deste mês de janeiro inicia o Sci-Fi Clube no SESC de São Paulo, que tem por objetivo abordar esse gênero tão amplo e diversificado, e como ele está cada vez mais presente no cotidiano e nos produtos culturais transmidiáticos.

São encontros mensais, de janeiro a junho de 2020, com exibição e posterior bate papo sobre obras icônicas do gênero de ficção científica com a presença de convidados. A entrada é gratuita.

A abertura acontece no dia 18 de janeiro com a exibição de O Planeta Proibido (Forbidden Planet, 1956), de Fred M. Wilcox. A série segue até junho com a exibição dos filmes Eles Vivem (They Live, 1988), de John Carpenter; Westworld: Onde Ninguém tem Alma (Westworld, 1973), de Michael Crichton; Juan dos Mortos (Juan de Los Muertos, 2011), de Alejandro Brugué; Perfect Blue (1997), de Satoshi Kon / Tanaka Mineya; e Frankenstein (1931), James Whale.

Entre os palestrantes convidados estão Roberto Causo, Bráulio Tavares, Marcos Brolia, Larissa Becko e Finisia Fideli. A mediação é de Cláudia Fusco.

Programação

Dia 18/01 Abertura
O Planeta Proibido (Forbidden Planet, 1956).
Tema: Viagem espacial / space opera.

Baseado no drama “A Tempestade”, de William Shakespeare, conta a história de um cruzador interplanetário C-57D que aterrissa no planeta Altair IV, com o objetivo de resgatar um grupo de cientistas colonizadores que lá haviam aterrissado vinte anos antes com a nave espacial Belerofonte. Os viajantes encontram um filólogo e sua filha, únicos humanos imunes a uma misteriosa força existente no planeta.
Dir. Fred M. Wilcox, Col. 98 min.

Comentado por Roberto Causo, doutor em Letras, tradutor, editor, escritor. Tem contos publicados em 12 países. É ganhador do Projeto Nascente e finalista do primeiro concurso nacional de ficção científica, o Prêmio Jeronymo Monteiro. Escreve ficção científica, fantasia e horror, e já organizou sete antologias, dentre elas Dinossauria Tropicalia e Estranhos Contatos.

Curiosidades: O autor George R.R. Martin considera O Planeta Proibido como seu filme de ficção científica favorito, a ponto de ter uma réplica funcional de Robby, o Robô. Martin não perde a chance de rever o longa e foi anfitrião de uma sessão especial do filme na última edição da Worldcon, em Dublin, na Irlanda.

Dia 8/02
Exibição: Eles Vivem (They Live,1988)
Tema: Distopia / contato alienígena.

Ao mudar-se para Los Angeles, John Nada descobre por acaso um par de óculos com lentes especiais: ele passa a enxergar as criaturas alienígenas que vivem disfarçadas de seres humanos e aparentemente já dominam o planeta através de mensagens subliminares na mídia e em operações repressivas comandadas pela polícia.
Dir. John Carpenter, Col. 93 min.

Comentado por Bráulio Tavares, poeta, tradutor e compositor. É pesquisador de literatura fantástica e de ficção científica, e organizou várias antologias do gênero para a editora Casa da Palavra (Rio de Janeiro). Autor de O que é ficção científica, lançado em 1986 pela coleção Primeiros Passos e organizador de antologias, dentre outras, Páginas do Futuro: contos brasileiros de ficção cientifica, Contos Obscuros de Edgar Allan Poe e Fanfic.

Curiosidades: O diretor John Carpenter, conhecido por ser multifuncional em suas obras, assinou o roteiro de Eles Vivem com um pseudônimo, Frank Armitage. A ideia foi uma reação ao fato de sempre ver seu nome em muitos espaços do filme. A alcunha secreta foi inspirada em um personagem de H. P. Lovecraft, conhecido por seu legado para o horror cósmico.

Dia 14/03
Exibição: Westworld: Onde Ninguém tem Alma (Westworld, 1973)
Tema: Robótica/ Inteligência artificial

Dois amigos, Peter Martin e John Blane resolvem passar as férias no hipermoderno centro de diversões de Delos, que cobra US$ 1000 por pessoa ao dia. Lá foram criados os ambientes da Roma Imperial, Idade Média e do Velho Oeste, todos povoados por robôs perfeitos. Eles optam por este último “mundo”, onde enfrentariam em duelos “terríveis bandidos” e seduziriam “belas mulheres”. Os andróides foram programados para satisfazer os clientes e nunca os ferir, mas devido a problemas técnicos os robôs dos três “mundos” se tornam assassinos.
Dir. Michael Crichton, Col. 98 min.

Comentado por Cláudia Fusco, jornalista e mestre em Science Fiction Studies pela Universidade de Liverpool, Inglaterra. É pesquisadora de mitos, folclore, contos de fadas e literatura especulativa. Colaborou para o especial de ficção científica da revista Mundo Estranho e foi colunista do site Contraversão, escrevendo semanalmente. Já participou de conferências internacionais. Ministrou aulas na USP, Casa do Saber.

Curiosidades: O roteiro do filme, assinado por Michael Crichton, foi inspirado no brinquedo Piratas do Caribe, da Disney. Crichton ficou muito impressionado com a qualidade técnica dos robôs usados nessa atração. Sua obra, em compensação, inspirou a criação da série Jurassic Park.

Dia 18/04
Exibição: Juan dos Mortos (Juan de Los Muertos, 2011)
Tema: Zumbis / Sobrevivência.

Uma horda de zumbis famintos por carne humana assola as ruas de Havana. Estende-se o rumor de que os responsáveis pela situação são os grupos dissidentes que servem os Estados Unidos. O pânico se apoderou da cidade, e no meio da confusão surge um herói: Juan que, com o slogan “João dos mortos, matamos seus entes queridos”, oferece seus serviços às pessoas para eliminar, por um pequeno preço, os seus familiares infectados.
Dir. Alejandro Brugué, Col. 92 min.

Comentado por Marcos Brolia, jornalista, pesquisador, editor e criador de conteúdo do 101 Horror Movies, hub de conteúdo sobre terror, envolvendo diversas vertentes do gênero fantástico como cinema, TV, livros, games e quadrinhos, existente desde 2012.

Curiosidades: O diretor Alejandro Brugués confirmou, após o lançamento do longa, que o plano de uma das personagens do filme é roubar o barco Granma, exposto no Museu da Revolução, em Havana, que foi usado por Fidel Castro para se exilar no México.

Dia 9/05
Exibição: Perfect Blue (1997)
Tema: Tecnologia/ Terror psicológico/ Incel

Mima Kirigoe desistiu de seu grupo musical pop para iniciar carreira como atriz em um seriado policial. Um fã seu, obcecado pelo seu trabalho como cantora, passa a persegui-la psicologicamente, e as coisas começam a complicar para Mima quando ela começa a misturar a ficção do seriado com a sua própria realidade.
Dir. Satoshi Kon / Tanaka Mineya, Col. 80 min.

Comentado por Larissa Becko, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos, mestre pelo mesmo programa e bacharela em Comunicação Social pela UFRGS. Faz parte dos grupos de pesquisa Cultpop (Unisinos) e CultdeCultura (Faculdades EST) e tem um interesse especial pelos fãs de cultura pop, especialmente vinculados ao universo nerd/geek.

Curiosidades: Darren Aronofsky é detentor dos direitos do filme nos Estados Unidos após comprá-los por 59 mil dólares. A intenção de Aronofsky era aproveitar uma das cenas de Perfect Blue em seu longa Réquiem Para Um Sonho. Mas não vamos contar aqui qual cena foi e se ela foi usada – olha o spoiler!

Dia 20/06
Exibição: Frankenstein (1931)
Tema: Voltando aos primórdios do gênero

Henry Frankenstein vagueia à noite pelo cemitério na companhia de Fritz, um anão corcunda que é seu assistente. Frankenstein procura mortos e costura partes de diversos cadáveres para fazer um único homem, mas para “dar” vida a este ser monstruoso. Durante esta experiência estranha Dr. Waldma, um tutor de Frankenstein, no passado; Elizabeth, a noiva de Frankenstein; e Victor, seu melhor amigo, tentam fazê-lo desistir deste experimento, mas o cientista está frenético e logo infunde vida na criatura, mas as consequências de tal ato serão trágicas
Dir. James Whale, PB. 70 min.

Comentado por Finisia Fideli, que publicou pela primeira vez em 1983. Suas histórias de ficção científica foram vistas no Brasil, Portugal e Estados Unidos. Também colaborou com artigos para as revistas Escrita e Cult. Seu conto “Exercícios de Silêncio” é um clássico nacional.

Curiosidades: O ator Bela Lugosi, famoso por imortalizar uma das versões mais poderosas de Drácula, foi cogitado para o papel da Criatura. Um vídeo teste de 20 minutos foi gravado com Lugosi, mas desde 1931 não se sabe o paradeiro dessa rara gravação. O papel acabou indo para o ator Boris Karloff, que era considerado tão desconhecido à época que sequer foi convidado para a premiére do longa.

Sobre o CPF Sesc

Inaugurado em agosto de 2012, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc é uma unidade do Sesc São Paulo voltada para a produção de conhecimento, formação e difusão e tem o objetivo de estimular ações e desenvolver estudos nos campos cultural e socioeducativo. Além do Curso Sesc de Gestão Cultural – que visa a qualificação para a gestão cultural de profissionais atuantes no campo das Artes, tanto de instituições públicas como privadas – a unidade proporciona o acesso à cultura de forma ampla, tematicamente, por meio de cursos, palestras, oficinas, bate-papos, debates e encontros nas diversas áreas que compreendem a ação da entidade, como artes plásticas e visuais, ciências sociais, comportamento contemporâneo e cotidiano, filosofia, história, literatura e artes cênicas, voltadas para o público em geral.

Sci-Fi Clube

De 18 de janeiro a 20 de junho de 2020, sábados, das 10h às 13h.
Recomendação etária: 16 anos. Número de vagas: 70.
Grátis – retirada de ingressos no local.
Informações e inscrições pelo site (sescsp.org.br/cpf) ou nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo. Serviço de van até a estação de metrô Trianon-Masp, de segunda a sexta, às 21h30, 21h45 e 22h05, para participantes das atividades.

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 22h. Sábados, das 9h30 18h30.
Tel: 3254-5600

[via Divulgação SESC – SP]

0 comentário em “Mostra de Filmes Sci-Fi no SESC – SP a partir de Janeiro

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: