Artigos Séries

Sci Files: A Teologia de BABYLON 5


Ao contrário de Star Trek, as  tramas que permeiam Babylon 5, ao longo de suas cinco temporadas, são pura religião.

O centauri Londo

Os centauris possuem vários deuses e tem até visões como presságios do futuro, o que significa que são politeístas e tem uma religião similar aos gregos e romanos da antiguidade. Londo, ao longo da série, teve várias visões do seu futuro, e infelizmente para ele todas se mostraram corretas.

Os humanos continuam tendo cristianismo, judaísmo, islamismo, hinduísmo e o fundacionismo (religião criada na série), na qual todo ser vivo seria um deus. Essa religião surgiu depois do encontro com os alienígenas no século 22.

O narn G’Kar

Os narns possuem uma religião baseada no livro de G’Quan, que expulsou os shadows mil anos atrás. Mas ao longo da serie G’Kar se torna uma espécie de Moisés, que tira os narns do cativeiro dos centauris –  Moisés tirou os judeus do cativeiro no Egito:

Moisés (em hebraico: מֹשֶׁה; transl.: Moshe tiberiano: Mōšé; em grego clássico: Mωϋσῆς; transl.: Mōüsēs; em árabe: موسىٰ; transl.: Mūsa); tradicionalmente traduzido como “tirado das águas”, embora um estudo linguístico aponte que o nome tenha origem egípcia e signifique simplesmente “filho”, já que o fonema “séis” é a representação de “filho de” em egípcio, assim como Ramessés; é tido como um líder religioso, o segundo juiz de Israel, legislador e profeta, a quem a autoria da Torá é tradicionalmente atribuída. É um dos profetas mais importantes do Judaísmo e do cristianismo, e igualmente reconhecido pelo Islamismo, assim como em outras religiões. Segundo a tradição judaica-cristã, Moisés foi um instrumento de Deus para libertar os Hebreus, tido por eles como seu principal legislador e um dos mais importantes lideres religiosos. A Bíblia o denomina o «mais humilde do que todos os homens que havia sobre a face da terra» (Números 12:3).

De acordo com a Bíblia e a tradição judaico-cristã-islâmica, Deus realizou diversos milagres através de Moisés pós uma Teofania. Libertou o povo de Israel da escravidão no Antigo Egito, tendo instituído a Páscoa Judaica. Depois guiou o seu povo através de um êxodo pelo deserto durante quarenta anos, que se iniciou através da famosa passagem em que Deus abre o mar Vermelho, através de seu servo Moisés para possibilitar a travessia segura dos filhos de Israel. Ainda segundo a Bíblia, recebeu no alto do Monte Sinai as Tábuas da Lei de Deus, contendo os Dez Mandamentos.

Moisés era filho de Anrão e Joquebede, da Tribo de Levi. O seu irmão mais velho era Aarão e a sua irmã chamava-se Miriam conforme a Bíblia.

G’Kar, que começa a série como um diplomata de caráter duvidoso, ao longo dela se torna um líder religioso que escreve um novo livro sagrado, e salva seu povo sendo orientado sem saber pelos vorlons.

A minbari Delenn

Embora a cultura minbari lembre mais a japonesa, sua religião nos remete mais para o cristianismo. A religião minbari é alicerçada em Valen, um minbari não nascido minbari. Durante a série é revelado que Valen é, na verdade, o capitão Sinclair de Babylon 5, que viaja mil anos no passado e cria o Conselho Cinza, os Rangers e faz a profecia do retorno dos shadows mil anos no futuro. Valen é uma espécie de Jesus cristo dos minbaris, e também é o escolhido junto com Delenn e Sheridan.

Sinclair é o escolhido do passado, Delenn a do presente e Sheridan o do futuro. Os três formam o Escolhido na mitologia minbari. Delenn é uma líder política e religiosa, e descendente de Valen. Sheridan, por sua vez, comandou o cruzador da Terra Agamenom, a Babylon 5 e a Aliança Interestelar. Sheridan na série também é uma espécie de Jesus Cristo, considerando que ele morre e ressuscita. Ele faz um sacrifício parecido com o da cruz, quando ataca sozinho o planeta Z’há’dum, onde morre e é ressuscitado por um dos primeiros.

Delenn na série é como uma espécie de Guinevere (esposa do Rei Arthur) misturada com a religiosidade de Maria. Os vorlons e shadows reaparecem a cada mil anos para realizar sua Guerra Santa.

Como se pode ver, Babylon 5 é pura religião.

FONTE:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mois%C3%A9s

TRAILERS:

Guilherme da Costa Radin

0 comentário em “Sci Files: A Teologia de BABYLON 5

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: