Artigos Filmes

Sci Files: O Escolhido de STAR WARS – Parte 2


Fazem mais de 40 anos que Darth Vader é o maior ícone do mal na cultura pop. Thanos até tentou, mas não chegou no topo do pódio. A última aparição de Vader no cinema foi no longa Rogue One. Até na atual trilogia de Star Wars, cujo episódio final estreia este mês, ele se faz presente mesmo fora da tela.

Vader já apareceu em centenas de HQs e livros da Del Rey Books, Dark Horse e Marvel. Ele aparece em todas as listas como o vilão preferido do público. O ícone do mal começou a ser construído entre 1973 e 1983, e no Star Wars original de 1977 ficamos sabendo que Vader matou o pai do Luke Skywalker.

Em 1980, com O Império Contra-Ataca, o próprio Darth Vader revela a Luke que ele é o seu pai. Isso chocou o público, e muitos acreditaram ser mentira. Em 1983, em O Retorno de Jedi, Vader se redime e salva seu filho da morte certa pelas mãos do Imperador. A essa altura, Vader já tinha milhões de fãs.

Com o lançamento da segunda trilogia, em 1999, descobrimos que Anakin Skywalker/Darth Vader é o Escolhido para restabelecer o equilíbrio da Força. O mito do Escolhido existe há séculos na ordem Jedi, e mesmo em todas as civilizações do mundo real.

O livro A Mitologia de Star Wars, de minha autoria, mostra que os personagens de Star Wars são baseados em mitologia antiga, e que George Lucas uniu diversas mitologias para compor o personagem Darth Vader.

No longa A Ameaça Fantasma (1999), Qui-Gon Jinn apresenta Anakin para o Conselho Jedi, como o Escolhido; em O Ataque dos  Clones (2002), Anakin começa a sucumbir ao Lado Sombrio; por fim, em A Vingança dos Sith, vemos o surgimento de Darth Vader e do Império. Muitos fãs de Vader consideram A Vingança dos Sith como o melhor filme da saga, e Rogue One como o melhor filme da fase Disney da saga.

Enquanto temos Luke como o personagem principal da trilogia clássica, Vader é o personagem principal das duas trilogias. Foi durante a produção de O Império Contra-Ataca que George Lucas decidiu transformar Darth Vader no pai de Luke Skywalker. Como George Lucas explicou, Star Wars é sobre a queda e a redenção de Darth Vader.

Já no antigo Universo Expandido existem sagas de outros personagens como Ulic, Naga Sadow, Darth Revan, Darth Bane, Darth Malgus, Kyle Katarn e muitos outros. Anakin, durante a série animada Clone Wars, teve como aprendiz Ahsoka tano. Já como Lorde Sith, ele treinava os Inquisidores na sua fortaleza em Vjun, e teve Starkiller (Galen Marek) como seu aprendiz secreto.

Vader também tinha uma fortaleza em Coruscant e uma estação espacial. Na nova cronologia da Disney ele tem apenas uma fortaleza em Mustafar. O conceito da fortaleza de Vader vem desde os scripts de O Império Contra-Ataca.

Alguns roteiros iniciais também mostravam que a terceira trilogia seria centrada na busca de Luke por sua irmã, mas durante a produção de O Retorno de Jedi Lucas decidiu que ela seria Leia. Na cronologia do Universo Expandido, a família Skywalker cresce muito mais, com Han e Leia se casando e tendo os filhos Jacen, Jaina e Anakin. Luke e Mara Jade tem como filho Ben Skywalker, que teve os descendentes Kol e Cade Skywalker.

Jacen se torna Darth Caedus e tenta destruir a Nova República e a Nova Ordem Jedi (a Disney bem que poderia ter adaptado essa história para os cinemas), que na época tinha uns 200 Jedi. Cade Skywalker enfrenta a ordem Sith de Darth Krayt e o Novo Império. O Jedi imortal Luke ajuda Cade. Na cronologia da Disney só existe Ben Solo/Kylo Ren, que é uma cópia de Darth Caedus.

CURIOSIDADES:

  • A maior obsessão de Vader é se vingar de kenobi.
  • Algumas das melhores histórias do Universo Expandido onde Vader aparece são Sombras do Império, The Force Unleashed, Prisão Fantasma e O Comando Perdido.
  • Inquisidores treinados por Vader apareceram em Dark Empire 2 e Dark Forces 2.
  • Na cronologia da Disney os Inquisidores aparecem em Rebels e na HQ mensal Darth Vader.
  • Existem muitos fan films com Vader, e num dos melhores ele enfrenta o Batman.

TRAILERS:

FONTES:

https://observatoriodeseries.bol.uol.com.br/listas/2019/11/todos-os-easter-eggs-da-estreia-de-the-mandalorian

O livro A Mitologia de Star Wars (R$ 25,00 + frete) pode ser encomendado pelo e-mail grdarthvader@yahoo.com.br

Guilherme da Costa Radin

0 comentário em “Sci Files: O Escolhido de STAR WARS – Parte 2

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: