Artigos Filmes

Sci Files: O Escolhido de STAR WARS


Enquanto George Lucas dirigiu ou produziu os Episódios IV a VI de Star Wars entre 1973 e 1983, uma das tramas criadas nos roteiros mas ainda não utilizada era a do Escolhido. O personagem Mace Windu também estava nesses scripts:

A Profecia do Escolhido originou-se na época dos Je’Daii em Tython, por volta de 24.000 ABY. Qui-Ko, um dos Profetas de Tython, foi um dos que ouviu a Força falando sobre a Profecia. A Profecia falava de um ser que viria para a galáxia e traria o equilíbrio à Força; destruindo os Sith.

Muitos interpretam o equilíbrio como sendo a destruição da Ordem Jedi e Sith, mas o real equilíbrio é a extinção dos Sith, pois como Pablo Hidalgo disse na semana comemorativa da Força em 2017 e George Lucas em várias entrevistas, “Os Sith são como um câncer na Força. Não era para eles terem existido.  Eles trazem desequilíbrio e caos à galáxia.  Enquanto os Sith existirem, não haverá equilíbrio. Há equilíbrio com o Lado Sombrio; com os Sith não”. Eles querem dizer que os Sith quebram as leis naturais da vida; e trazem caos por sempre tentarem dominar a galáxia.

Outras irmandades do Lado Sombrio como as Irmãs da Noite e Dark Jedi, não desequilibram a Força; pois não interferem no equilíbrio. Muita gente entende que Luke é o Escolhido, mas não. Muita gente usa o argumento do episódio Twin Suns de Rebels, em que Maul pergunta a Kenobi se ele (Luke) é o Escolhido; e Kenobi diz sim. Na verdade, é justificável por que Kenobi achava que Luke era o Escolhido. Ele e Yoda já haviam perdido a fé em Anakin, e quem adivinharia que um cara como ele iria se redimir cumprindo a profecia após se tornar Sith? Nem Yoda previu isso. Então Kenobi depositou sua fé em Luke; pois ele era filho do Jedi que tinha a maior contagem Midchloriana e maior potencial da Força; fora que no Arco de Mortis em TCW, é mostrado novamente que Anakin é o Escolhido, pois o Pai queria que Anakin o substituísse em seu cargo de representar o equilíbrio no planeta. Vader então cumpre a Profecia no Episódio VI, ao matar Sidious e sua própria parte Sith com a ajuda de Luke, que graças a ele, fez seu pai mudar de lado e se redimir; assim restaurando o equilíbrio na Força.

Em 1994, Lucas começou a escrever o roteiro do Episódio I, e retomou a trama do Escolhido, também trazendo novamente Mace Windu. Foi no templo Jedi de Tython (Aurora dos Jedi), que surgiu a profecia do Escolhido.

Os Jedi em Tython enfrentaram o Império Rakata, séculos antes do surgimento dos Lordes Sith. No Episódio I Yoda percebe que o medo de Anakin pode levá-lo ao Lado Sombrio, e que seu treinamento seria perigoso. Também vemos que Palpatine passa a ter interesse em recrutar Anakin, como seu aprendiz.

O temor de Yoda se concretiza no Episódio II, quando a morte da mãe faz Anakin destruir toda uma tribo dos tusken. O ódio e a dor de Anakin são tão fortes que causam um abalo na Força, permitindo agora que Qui-Gon possa entrar em contato com Yoda.

Vemos no Episódio II que ao longo de dez anos Palpatine conquistou a confiança de Anakin, e sutilmente passa ensinamentos do Lado Sombrio de forma que nem Anakin perceba isso. O alerta de Qui-Gon a Yoda é mostrado na sexta temporada do desenho The Clone Wars. Qui-Gon começa a ensinar Yoda a como se tornar um Jedi imortal. Os Jedi que alcançaram a imortalidade: Ulic, Qui-Gon, Kenobi, Yoda, Anakin e Luke. Luke aparecia para Cade Skywalker em Legado (2006).

O neto de Darth Vader, Jacen Solo, se tornou o lorde Sith Darth Caedus, e enfrentou a Nova Ordem Jedi realizando outra profecia. A imortalidade da Força é algo que os Sith tentavam descobrir nos últimos 7 mil anos, como se viu nas tentativas de Karnes Muur, Freedom Nadd, Exar Kun, Darth Andedu,  Darth Plagueis e Darth Krayt.

O arco de Mortis nos mostra que Anakin é o Escolhido, e que faz parte de seu destino tornar-se Darth Vader. Nesse arco também vemos que Anakin é mais poderoso que os elementais da Força. O amor pela mãe coloca Anakin no caminho Lado Sombrio, e o amor por Padmé causa a sua queda no Episódio III.

Palpatine é como a serpente do paraíso, e lança a tentação que faz Anakin trair a ordem Jedi para salvar Padmé. O sentimento descontrolado de Anakin por amor à sua mãe, e o amor por sua esposa, misturados à sua  ambição por controle, fazem Anakin cometer atrocidades. A corrupção moral de Anakin o faz tentar Padmé no caminho das sombras, em Mustafar, e anos depois faz o mesmo com Luke em Bespin.

A armadilha de Sidious é perfeita. De um lado ele conhece os medos de Anakin, e de outro ele conhece os planos do Conselho Jedi para depô-lo, e manipula Anakin colocando-o contra o Conselho, ao mesmo tempo em que oferece um meio para salvar Padmé.

Anos depois Palpatine usa a mesma armadilha contra Luke, quando diz que a frota rebelde vai ser destruída, e que o único meio de se salvar é cedendo ao Lado Sombrio. Mas Luke não cai na armadilha, e isso leva à redenção de Darth Vader. Quando Vader destrói ele mesmo e o Imperador, a profecia é realizada.

Yoda estava correto, pois era perigoso treinar Anakin; mas Qui-Gon também estava certo, pois Anakin era, ao final, o Escolhido.

FONTES:

http://www. conselhosp. com/site/a-profecia-e-o-Escolhido/
http://especiais. ne10. uol. com. br/Star Wars/a-influencia-do-cristianismo-em-star-wars/
https://filak. com. br/content/%E2%80%9Cvoc%C3%AA-era-o-Escolhido%E2%80%9D-destino-e-livre-arb%C3%ADtrio-em-vingan%C3%A7a-dos-Sith
http://espacoStar Warsguerranasestrelas. blogspot. com/2010/02/o-Escolhido. html

TRAILERS:

Guilherme da Costa Radin

0 comentário em “Sci Files: O Escolhido de STAR WARS

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: