Artigos Filmes Quadrinhos

Sci Files: A Teologia de BATMAN VS SUPERMAN – A ORIGEM DA JUSTIÇA


O  filme de Zack Snyder Batman Vs Superman – A Origem da Justiça, com a trindade da DC Superman, Batman e Mulher-Maravilha, vai muito além de ser uma adaptação de quadrinhos. O diretor colocou um contexto bíblico e filosófico dentro da trama. De acordo com o Brasil DC Clube:

Em BvS temos a principal mensagem do Cristianismo transmitida no roteiro, e que é desenvolvida nos três personagens principais do filme : Superman (Deus), Batman (Homem), e Lex Luthor (Diabo)… Superman é um herói, e um ser do bem, mas movido por inveja, ciúmes e pela vontade de ser o foco principal de Metrópolis Lex faz um plano para colocar Bruce/Batman contra o salvador de metrópolis e toda a humanidade pós invasão de Zod, colocando assim os dois em conflito, com o intuito de destruir e matar um deles, ou se tiver muita sorte os dois… É nesse ponto que vemos a principal analogia Cristã, onde o diabo maquina vários meios e planos para colocar o homem contra Deus, forçando assim o conflito, o questionamento se de fato “Deus pode ser de todo bom, já que é todo poderoso?” (frase usada por Lex no filme), e assim começam os questionamentos de Bruce (Homem) sobre o Superman (Deus)…

batman_v_super_total_film

O vilão Apocalipse também tem um papel importante na trama:

 Apocalipse não seria em si o demônio, mas sim o pecado que separa o homem de Deus, e leva a união dos dois ao fim (lembrando que quando Lex começa o processo de criação do apocalipse é questionado se queria seguir em frente, pois tal coisa era considerada uma profanação em Krypton), e as analogias não param por ai, assim como Cristo deu sua vida para que os homens possam ter a oportunidade de herdar a vida eterna, assim também Clark se sacrifica para que todos possam viver (outro ponto em questão é a lança de kryptonita, uma analogia a lança utilizada para perfurar o corpo de Cristo na cruz) e assim é feito, Superman “morre” o mal é vencido e o homem tem a chance de viver… Mas não terminou ai não, depois da “morte” do Superman, Bruce lamenta e fala que falhou com ele (Superman) e que de fato ele era bom, assim como um dos soldados romanos falou após a morte de Cristo, e para finalizar como todos nós sabemos o Superman irá voltar (Ressuscitar) e formará a liga da justiça com o Batman/homem e etc… Assim como após a ressurreição e volta de Cristo se dará a comunhão de Deus com os homens.

Na trama tudo gira em torno de Lex Luthor (Diabo) que coloca Batman (Homem) contra o Superman (Deus). De acordo com Victor Oliveira:

Tudo, absolutamente tudo foi arquitetado por ele. O seu desejo de subjugar a figura de Deus é claramente desenvolvido ao longo do filme: Lex é um jovem traumatizado pelo seu passado, que deposita o seu ódio na figura de um deus que supostamente deveria ter o ajudado. Ao ser confrontado pela imagem de Superman, Lex vê nele a figura encarnada do divino e usa de seus artifícios para provar um conceito muito forte em sua mente; o de que Deus falha. Isso é reforçado em determinado diálogo onde Lex faz referência ao paradoxo de Epicuro e ao problema da Teodiceia reformulado pelo filósofo e teólogo Gottfried Leibniz: um dilema lógico sobre a existência do mal e a responsabilidade divina em relação a isso. A lógica da Teodiceia trabalha com determinadas características encontradas no deus judaico cristão: onipotência, onisciência e onibenevolência. Dentro do paradoxo é levado em conta que tais características levam a um caso verdadeiro aos pares, excludentes de uma terceira. Ou seja, se duas estiverem corretas, uma terceira não pode se sustentar. O interessante é que Epicuro, mesmo sendo o repercusor do problema, não era ateu, apenas negava a imagem de um deus que se preocupava com os assuntos humanos, o que de certa forma encaixa no contexto de Lex, afinal, Kal-El não é um mito, ele está diante de seus olhos, a diferença é que Lex duvida de sua “perfeição”.

Bruce Wayne no filme representa a humanidade diante de Cristo. O povo que clamou pelo surgimento de um Messias, e depois o crucificou. Batman fazendo a lança de kriptonita é uma clara referência à Lança do Destino, ou Lança de Longino. Inclusive atualmente alguns historiadores acreditam que a lança esteja num museu na Alemanha.

A lança teria sido reunida com outras relíquias que Hitler teria colocado num esconderijo. A família de Hitler era católica, mas após a primeira guerra mundial ele participou do movimento ocultista de madame Blavaskie e secretamente tornou-se um ateu satanista – mas diante do público fingia ser católico.

Os criadores do Superman deixaram claro que sua inspiração no personagem foi Cristo. Ambos foram criados por famílias normais, tanto Jesus como Clark Kent manifestam assombrosos poderes, os dois têm como missão de vida salvar a humanidade, ambos morreram no cumprimento de sua missão e depois ressuscitaram.

Outro ponto importante na trama é quando Superman se sacrifica para salvar a humanidade. da mesma forma quando Cristo se deixa capturar pelos soldados romanos. Cena clássica da história bíblica é reproduzida no filme, com o Superman morto, cruzes ao fundo com corvos nelas, a Maria chorando a morte, a luz divina iluminando o local, e a Mulher-Maravilha vestida de forma que lembra um centurião romano.

O quadro do pai de Lex Luthor nos fala muito da trama do filme. Ali vemos uma batalha entre anjos e demônios. Em determinando momento Lex fala que os demônios vem do céu, não do inferno. Isso nos remete à rebelião de Lúcifer,  que era um anjo que corrompe outros anjos e inicia sua rebelião contra Deus, o que o leva ao seu exilio.

Lex Luthor coloca a humanidade contra o Superman. Vemos tanto a população, Metrópolis e Batman sendo manipulados nesse sentido. Lex identifica Superman com a luz, e Batman com as trevas.

Zack Snyder lançou em 2016 o filme mais polêmico  e marcante de quadrinhos dos últimos anos, misturando elementos de Cavaleiro das Trevas, Injustiça, A Morte do Superman e Cristianismo. Tanto que continua sendo fortemente debatido na internet entre fãs e detratores até hoje. enquanto que outros filmes do gênero, lançados no mesmo período, já foram praticamente esquecidos.

FONTES:

https://medium.com/@victoroliver/teologia-e-filosofia-em-batman-v-superman-de637485890c
https://www.facebook.com/DCBRCLUB/posts/804138153019643/
https://aminoapps.com/c/comics-portugues/page/blog/superman-foi-inspirado-em-jesus/1kMd_m8t6uzoRLWqovjGeodlV6qoQvpL1v
https://michelsonborges.wordpress.com/2017/06/27/superman-e-mulher-maravilha-sao-na-verdade-jesus/
https://adventismoemfoco.wordpress.com/2009/07/06/superman-um-heroi-baseado-na-historia-de-jesus/
http://www.vortexcultural.com.br/cinema/o-superman-de-zack-snyder-messias-ou-anticristo/
https://seteantigoshepta.blogspot.com/2017/01/filme-batman-vs-super-homem-vs-jesus-e.html
https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/conheca-principais-reliquias-adquiridas-por-hitler.phtml
https://www.oarquivo.com.br/extraordinario/simbolos-e-objetos/1363-a-lanca-do-destino.html
https://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/795159-hitler-e-outros-lideres-possuiram-lanca-que-perfurou-jesus-diz-livro-leia-trecho.shtml
As Relíquias Sagradas de Hitler – Editora Sextante (2011)
A Biblioteca Esquecida de Hitler – Editora Companhia das Letras (2009)
Hitler: Biografia – Ian kershaw – Editora Companhia das Letras (2010)

TRAILERS:

Guilherme da Costa Radin

0 comentário em “Sci Files: A Teologia de BATMAN VS SUPERMAN – A ORIGEM DA JUSTIÇA

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: