Artigos Filmes Quadrinhos

Sci Files: Os Filmes de X-MEN na Fox


Os X-Men surgiram nos quadrinhos em 1963, mas sua primeira formação não teve muita repercussão. Somente em 1975, com uma segunda formação, eles se tornaram um sucesso, e já nos anos 1980 eram o grupo de heróis da Marvel com mais fãs e vendas. Nessa década foram lançadas sagas memoráveis e épicas como Dias de um Futuro Esquecido, Fênix Negra – já (mal) adaptado para o cinema duas vezes – e Massacre de Mutantes.

Nos anos 1990, com a dupla Chris Claremont e Jim Lee, os X-Men alcançaram o auge de sua fama e vendas, com algumas revistas tendo 7 milhões de exemplares vendidos no mundo todo entre 1991 e 1993, durante o surgimento das equipes azul e dourada.

Entre os anos 1980 e 1990 surgiram as revistas X-Factor, Novos Mutantes, X-Force, Geração X e Wolverine. Este, inclusive, é o mutante mais popular, tendo quase tantos fãs como o Homem-Aranha.

Também nos anos 1990 surgiu o desenho X-Men pelo canal Fox, fazendo sucesso no mundo todo. Nos quadrinhos saíram sagas épicas como Massacre e A Era do Apocalipse. Nos anos 2000 vieram novas sagas como Dinastia M e X-Men x Vingadores.

Em 1996 saiu o primeiro live action dos X-Men, o pouco visto telefilme Geração X (foto à direita),  que obviamente era muito ruim. Mas em 1998 chegou Blade – O Caçador de Vampiros, o primeiro filme da Marvel a ter uma produção de nível, e seu sucesso abriu o caminho para os lançamentos dos dois longas que inauguraram a era moderna dos filmes de super-heróis: X-Men (2000, Fox) e Homem-Aranha (2002, Sony). As ótimas bilheterias de ambos levaram ao lançamento a partir daí de mais de 50 filmes da Marvel pela Fox, Sony  e Marvel Studios/Disney.

O grande sucesso de X-Men: O Filme catapultou as carreiras de Hugh Jackman (Wolverine), James Marsters (Cíclope), Halle Barry (Tempestade) e Famke Janssen (Jean Grey), entre outros. Também deu um novo fôlego às de Patrick Stewart (Professor X) e de Ian Mckellen (Magneto). Também abriu as portas de muitos outros projetos para seu diretor, Bryan Singer, que alguns anos depois faria para a Warner/DC o malogrado Superman – O Retorno (2006).

Até o momento foram lançados 12 filmes dos X-Men pela Fox, que já renderam quase Us$ 6 bilhões: X-Men (2000), X-Men 2 (2002), X-Men 3 (2006), X-Men Origens: Wolverine (2009), X-Men: Primeira Classe (2011), Wolverine: Imortal (2013), X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014), X-Men: Apocalipse (2016), Deadpool (2016), Logan (2017), Deadpool 2 (2018) e X-Men: Fênix Negra (2019).

Existe ainda o filme Novos Mutantes, que já teve o lançamento adiado várias vezes e se comenta que talvez nunca chegue aos cinemas. Recentemente a Fox cancelou duas séries dos X-Men: Legion e The Gifted.

Com o lançamento de X-Men Origens: Wolverine (2009), a cronologia começou a ser bagunçada, e a confusão só aumentou com o prelúdio X-Men: Primeira Classe (2011). Porém, mesmo não sendo fiel à cronologia estabelecida nos quatro primeiros filmes, muitos fãs consideram Primeira Classe, dirigido por  Matthew Vaughn, o melhor longa da franquia.

Em Primeira Classe, que se passa nos anos 1960, temos um novo elenco para os mutantes, com James McAvoy (Professor X), Jennifer Lawrence (Mística), Rose Byrne (Moira), January Jones (Emma Frost) e Michael Fassbender (Magneto). Com o sucesso do filme a Fox quase produziu uma versão de Guerra Civil, onde veríamos um confronto entre os X-Men e o Quarteto Fantástico. Os quadrinhos Guerra Civil (2006) acabaram sendo adaptados pela Disney em 2016, com Capitão América 3.

Em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, novamente dirigido por Bryan Singer, temos um crossover dos dois elencos e o surgimento de uma nova linha de tempo. A primeira linha de tempo vai de X-Men (2000) até Dias de um Futuro Esquecido (2014). Já a segunda engloba Dias de um Futuro Esquecido, Apocalipse, Fênix Negra e Logan. Os filmes do Deadpool ficam numa terceira linha do tempo, o que confunde muitos fãs até hoje.

Existe muita inconsistência nos filmes dos X-Men. Em X-Men Origens: Wolverine vemos uma jovem Emma Frost, com uns 18 anos, em plenos anos 1980. Em Primeira Classe, que se passa nos anos 1960, vemos uma Emma Frost de 30 anos.

Em X-Men 3 vemos que Jean Grey era uma criança nos anos 1980, mas em Apocalipse, que se passa em 1983, ela é retratada como uma adolescente. Em Primeira Classe, Mística é mostrada como uma irmã adotiva do Professor Xavier, mas na trilogia original eles não tinham nenhum laço. O Magneto da segunda trilogia é mais aliado do que inimigo dos X-Men. Somente em Primeira Classe ele realmente mostra ser perverso.

A X-Force aparece no filme Deadpool 2, quando os novos mutantes nem foram apresentados. Nos quadrinhos, Cable lidera os Novos Mutantes e depois os transforma na X-Force. O mutante Mercúrio aparece no MCU e também na Fox, em uma versão melhor. Wanda (Feiticeira Escarlate), a outra filha de Magneto, só aparece no MCU.

Os filmes dos X-Men na Fox sempre tiveram um tom mais adulto, parecido com os de Zack Snyder na DC. Recentemente a Disney, que já possuía a Marvel Studios, comprou a Fox, deixando os fãs dos X-Men apreensivos já que normalmente ela tem dado um tom mais leve às adaptações da Marvel. Devido a essa compra os X-Men e o Quarteto Fantástico vão ser integrados ao MCU, daqui a alguns anos.

A franquia X-Men da Fox se encerrou com o recente e decepcionante Fênix Negra, que foi a estreia na direção do produtor e roteirista Simon Kinberg. O filme deveria ser dirigido novamente por Bryan Singer, mas ele foi afastado devido a acusações de pedofilia. O resultado foi mais uma adaptação fraca da saga Fênix Negra, depois de X-Men 3, e que trouxe mais discrepâncias à cronologia – mesmo situado nos anos 1990, ou seja 30 anos depois de Primeira Classe, o novo elenco praticamente não envelheceu. Agora só resta aos fãs torcerem para que Kevin Feige, da Marvel Studios, não avacalhe ainda mais com os X-Men.

FONTES:

https://ovicio.com.br/fox-adaptaria-guerra-civil-em-filme-com-X-Men-e-quarteto-fantastico/

https://www.boxofficemojo.com/franchises/chart/?id=X-Men.htm

TRAILERS:

Guilherme da Costa Radin

0 comentário em “Sci Files: Os Filmes de X-MEN na Fox

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: