Artigos Filmes Séries

Sci Files: As Religiões de STAR TREK


Na mais famosa obra criada por Gene Roddenberry, vemos que os humanos e grande parte dos povos da Federação parecem não ter nenhuma religião, o que os caracteriza como ateus. Em contrapartida existem religiões em outras partes da galáxia. No início da Série Clássica vemos indícios de prática religiosa por parte de tripulantes da Enterprise, mas isso não é desenvolvido.  

Os vulcanos acreditam que a alma pode voltar para o corpo, o que os aproxima do espiritismo de Allan Kardec. Isso foi mostrado no filme Jornada nas Estrelas  3 – À Procura de Spock. Em Jornada nas Estrelas  5 Sybock , o irmão renegado de Spock, sequestra a Enterprise para procurar Deus em um planeta mítico presente em lendas de várias raças.

A cultura klingon é muito semelhante à cultura viking da Terra. Os klingons tem Kahless como o fundador visionário de seu Império, e existem inclusive monastérios dedicados a ele vistos nas séries Nova Geração e Discovery. Num dos episódios Worf encontra um clone de Kahless, feito pelos monges.

Na nova série Discovery, vemos um grupo de humanos que criaram uma religião em torno do “anjo vermelho”, que seria seu salvador, o que os aproxima do cristianismo. Na série Enterprise, vimos que os xindis cultuam os criadores de esferas como seus deuses, o que os classifica como uma religião politeísta. Também vimos em Enterprise que em Vulcano existe a seita dos Syranitas, baseada nos ensinamentos de Surak.

Os romulanos e cardassianos, pelo que foi mostrado, não possuem nenhuma religião. Deep Space Nine é a primeira série da franquia onde religião é abordada na sua trama central, e nela temos duas religiões diferentes. No Dominion, os jem’hadares e vortas tem os transmorfos como seus deuses, sendo uma religião politeista.

Em Bajor os bajorianos cultuam os Profetas ou alienígenas da fenda como seus deuses. Mas nessa religião existem profecias sendo realizadas, e um emissário que guia os bajorianos para uma situação melhor durante a ameaça do Dominion.

Na religião bajoriana, os Profetas vivem no templo celestial (céu), e os espectros foram aprisionados nas cavernas de fogo (inferno) após uma distensão. Temos aqui uma clara alusão ao conflito da Bíblia entre Deus e Lúcifer. Os Profetas enviam Sisko para ajudar os bajorianos durante a ameaça do Dominion, de forma similar a Deus ter enviado Moisés para libertar os judeus do tirânico faraó. Como vemos a seguir:

“Chegado aos 40 anos de idade, Moisés viu a aflição dos israelitas e tomou a sua defesa. O faraó ficou sabendo e mandou procurá-lo para lhe dar a morte. Então Moisés fugiu para a terra de Madian, onde ficou a guardar ovelhas. Um dia, chegou com o seu rebanho ao interior do deserto, perto do monte Horeb e ali o Senhor lhe apareceu no meio das chamas que se elevavam de uma sarça de espinhos. Embora toda em chamas, a sarça não se consumia. Moisés se aproximou e então o Senhor gritou-lhe do meio da sarça: “Moisés, Moisés!”. Moisés cobriu o rosto para não ver a Deus. O Senhor disse-lhe: “Vi a aflição do meu povo. Por isso desci para o libertar e o conduzir a uma terra onde corre o leite e o mel. És tu quem fará sair o meu povo do Egito”. Moisés partiu imediatamente para o Egito. Saiu-lhe ao encontro, por ordem de Deus, seu irmão Aarão e Moisés contou-lhe tudo. Moisés e Aarão foram procurar o faraó e disseram-lhe: “O Deus dos hebreus disse: ‘Deixa partir o meu povo'”. O faraó não consentiu e Deus o castigou, mandando-lhe grandes desgraças. Mas o faraó continuou endurecido. O Senhor disse a Moisés: “Ferirei o faraó e a sua gente com uma última praga, depois da qual ele vos deixará partir. À meia-noite passarei pelo Egito e todo o filho primogênito dos egípcios morrerá. Mas aos filhos de Israel não se sucederá mal algum”. ” 

O filme mais recente sobre Moisés foi Êxodo: Deuses e Reis (2014), embora o mais conhecido seja Os Dez Mandamentos (1956).

Ao longo das sete temporadas de DS9 vemos profecias sendo realizadas, como na Bíblia judaico/cristã. Algumas profecias  estão em escrituras antigas, e outras são apresentadas pelos orbes dos Profetas. O conflito entre o bem e o mal é representado na série por Sisko e Dukat. Dukat primeiro se alia ao Dominion, mas em determinado momento deixa essa aliança e forma uma nova com os Espectros.

Como podemos observar, a religião dos bajorianos é fortemente inspirada no cristianismo, enquanto os klingons tem uma religião similar à dos vikings. Xindi e Dominion possuem religiões politeistas, já os romulanos e cardassianos são ateus, não tendo nenhuma religião.

FONTES:

https://www.bibliacatolica.com.br/conhecendo-a-biblia-sagrada/14/

https://br.sputniknews.com/sociedade/2019041513683457-exposta-evidencia-incrivel-viagem-moises-egito-arabia-saudita/

https://cinema10.com.br/materias/10-filmes-grandiosos-que-contam-as-historias-de-moises-

http://www.adorocinema.com/slideshows/filmes/slideshow-117257/

TRAILERS:

Guilherme da Costa Radin

2 comentários em “Sci Files: As Religiões de STAR TREK

  1. Renata Rangel Claudio

    faltou as cinco divindades betazoide?

    Curtir

  2. Renata Rangel Claudio

    ah! Tambem o Xamanismo de Voyager

    Curtir

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: