Artigos Filmes

Sci Files: O Desastroso STAR WARS – OS ÚLTIMOS JEDI


A Disney escolheu Rian Johnson para escrever e dirigir o Episódio VIII de Star Wars, Os Últimos Jedi, que custou Us$ 250 milhões e arrecadou Us$ 1 bilhão de bilheteria. Tivemos figurantes especiais como o Príncipe Harry, Tom Hardy, Warnick Davies e Gareth Edwards (diretor do ótimo Rogue One), mas isso não foi suficiente para salvar o filme.

Tivemos a volta de Kylo Ren, Snoke, Phasma, Poe,Finn, Rey e BB-8, além de Maz Kanata. Os promissores Cavaleiros de Ren foram descartados e substituídos por Holdo, Rose e Dj. Essa troca apenas serviu para piorar o filme, sem falar que R2-D2 e C3-P0 foram jogados de novo para escanteio. Eles deviam ter trazido para as telas personagens do finado Universo Expandido como Jaina Solo e Darth Caedus .e não versões copiadas deles.

O longa gira em torno de três núcleos: Snoke e Kylo Ren atacando a Resistência, Poe tentando salvar a Resistência e Rey tentando ser treinada por Luke. Basicamente é uma cópia piorada de O Império Contra-Ataca, misturada com uma parte de O Retorno de Jedi.

Rian nos apresenta um Luke insano e covarde, que decepciona os fãs mais antigos. O próprio Mark Hamill declarou que Rian estragou o personagem, e os fãs concordam. Vemos um Luke perturbado tentando matar seu sobrinho, que ainda não havia caído no Lado Sombrio. Realmente não parece o Luke que, contrariando seus mestres, foi salvar Darth Vader. Vader havia cometido atrocidades por mais de 20 anos, mas Luke viu um pouco de luz nele. Já Ben Solo não tinha cometido nenhuma atrocidade, mas Luke chega à conclusão de que devia matá-lo…

Outro personagem distorcido no filme é a general Leia. Em O Despertar da Força estabeleceram que ela não foi treinada como Jedi. Mesmo assim a vemos numa cena usando poderes típicos de um mestre Jedi. Os Últimos Jedi não consegue ser coerente nem com o longa anterior e muito menos com as duas trilogias que lhe antecederam. Numa cena até mesmo Snoke diz que não fazia sentido Kylo ter perdido a luta para Rey. Ele já tinha no mínimo uns 15 anos de treinamento na ordem Jedi do Luke, e outros 6 anos de treino com Snoke. Mesmo que Rey seja uma poderosa Jedi nata, ela precisaria de anos de treino para vencer um Skywalker. Anakin, com 10 anos de treino, é derrotado por Darth Tyranus em Geonosis. Luke, com 3 anos de treino, toma uma surra de Vader em Bespin. Já a Rey vence o Kylo sem nenhum treino…

Prosseguindo: ao invés de aproveitar melhor o Almirante Ackbar, Rian rapidamente se livra dele e coloca a insossa Holdo em seu lugar. Aliás, Rian criou três personagens desnecessários: Holdo, Rose e Dj. sendo que Rose rapidamente se tornou uma personagem odiada pelos fãs. Snoke foi outro personagem que Rian descartou, demonstrando a intenção de se livrar de personagens não criados por ele.

O diretor-roteirista gasta muito tempo na missão de Canto Bight, ao invés de aprofundar os personagens estabelecidos no filme anterior – ele simplesmente não esclarece nada sobre Snoke e Rey. Temos apenas respostas sobre Luke e Kylo Ren. A versão em livro de Os Últimos Jedi apenas informa que Snoke estava escondido na Orla Exterior quando topou com as forças imperiais, que fugiram após a batalha de Jakku.

O filme é bem arrastado, já que temos de um lado a Primeira Ordem caçando a Resistência, e de outro lado Luke “não treinando” a Rey. No final o tão esperado confronto entre Luke e Kylo Ren não acontece. Luke morre usando uma projeção da Força (o diretor Colin Trevorrow foi afastado do vindouro Episódio IX justamente porque queria tanto Luke como Snoke vivos). Mas no antigo Universo Expandido, deletado pela Disney, nenhum Jedi morre usando a projeção da Força. Temos exemplos como Luke em Dark Empire e Naga Sadow em A Queda do Império Sith. Até o livro Manual dos Jedi nada fala sobre um Jedi morrer usando a projeção.

Temos uma aparição do Yoda. mas seria bem mais interessante ver Anakin e Luke conversando. Darth Vader é mencionado durante todo o filme. Luke fala para Rey no Primeiro Templo sobre como Darth Sidious criou e usou Darth Vader para destruir a Ordem Jedi. Snoke mostra que Kylo Ren não é digno de Vader. E ele está certo, pois Darth Caedus era digno de Vader, enquanto Kylo Ren ao invés de se comportar como um Darksider, fica tendo chiliques como se viu.

Nos quadrinhos Alvorecer dos Jedi (2013) aparece o Primeiro Templo, mas de forma bem diferente do mostrado no filme. Vemos os primeiros Jedi enfrentando o Império Rakata.na nova linha do tempo estabelecida pela Disney, Darth Bane é o primeiro Sith, e os Rakata ao que tudo indica não existem. A nova linha do tempo ficou bem confusa, depois que eliminaram 35 mil anos de confrontos dos Jedi contra os Rakata, Darksiders e Sith.

As mancadas da Disney não param, já que eliminaram o filme do Boba Fett, e decidiram focar nas séries The Mandolarian e Resistance. Eles poderiam fazer o filme do Boba Fett e manter a série. Os únicos acertos desde que a Disney comprou a Lucasfilm foram Rogue One, Han Solo e o retorno da série The Clone WarsOs Últimos Jedi é tão ruim que sofreu um retcon nos quadrinhos. E ainda conseguiu a façanha de espantar o público de Han Solo, que é um filme  bem melhor, seguindo as referências vistas nos episódios V e VI e claramente baseado na trilogia de livros do herói, onde apenas o primeiro volume foi publicado no Brasil.

George Lucas foi convocado pela Disney para consertar a história do Episódio IX, mas convenhamos – essa nova trilogia já nasceu errada e não tem conserto. Teria sido bem melhor ter deixado a direção com Lucas. mas a Disney escolheu o pior caminho. E a Disney ainda vai colocar mais três filmes na mão do Rian Johnson, ou seja: vem mais desastre por aÍ.

Resumindo: O Despertar da Força já era uma copia ruim, e Os Últimos Jedi consegue ser uma copia ainda pior.

FONTES:

http://www.hqfan.com.br/2018/08/star-wars-cena-deletada-volta-ser.html?fbclid=IwAR0GwBjcHlGNwwxMNMKX7JEi_sKpRiXR-h6fUDUiA-wDHpFqLmUYla8ljCU
https://www.omelete.com.br/star-wars/star-wars-os-ultimos-jedi/star-wars-os-ultimos-jedi-ele-nao-e-o-meu-luke-skywalker-afirma-mark-hamill
https://br.ign.com/star-wars-episodio-viii-os-ultimos-jedi-1/56751/news/star-wars-sete-perguntas-sem-resposta-de-os-ultimos-jedi

VÍDEOS:

Guilherme da Costa Radin

0 comentário em “Sci Files: O Desastroso STAR WARS – OS ÚLTIMOS JEDI

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: