Artigos Séries

Sci Files: DAIRANGER


DaiRanger é uma série japonesa do gênero Super Sentai, exibida em 1993, que serviu de base para a segunda temporada da série Power Rangers. De acordo com a wikipedia:

Gosei Sentai DaiRanger (五星戦隊ダイレンジャー,  Gosei Sentai Dairenjā?, traduzido como Esquadrão Cinco Estrelas DaiRanger,é a 17ª série da franquia Super Sentai, produzida pela Toei Company,  sucedendo ZyuRanger e antecedendo KakuRanger. Foi exibida em 1993 pela TV Asahi, e adaptada para a segunda temporada de Power Rangers nos EUA. A série é tida por muitos fãs como uma das melhores da franquia.

A história é baseada na mitologia chinesa, mas tem também influência dos EUA, como vários Sentais desse período.

Os heróis:

  • Ryu/Ryu Ranger- é o líder da equipe. descobre que seu pai é um dos vilões.
  • Daigo/Shishi Ranger- utiliza técnicas de kung fu, e se envolve romanticamente com Kujaku.
  • Shouji/Tenma Ranger- utiliza técnicas de boxe. tem uma rixa com os três patetas de Gouma.
  • Kazu/Kirin Ranger- fugiu de casa quando era jovem e foi encontrado por Kaku para ser treinado como um DaiRanger.
  • Lin/Hou Ranger- única mulher do grupo. tem fortes poderes psíquicos
  • Kou/Kiba Ranger- é o mais jovem da equipe. tem como objetivo encontrar sua mãe, que é prisioneira de Gouma

Ryu tem uma rixa com o vilão Makenshi Jin, que é interpretado pelo ator Yutaka Hirose, que participou também das séries Flashman, Kamen Rider Black, Liveman, Jetman. O Kiba Ranger tinha rixa com Shadam, que é seu pai, e Akomaru, que é seu irmão. A mãe de Kou é interpretada pela líder dos Jetman. O aliado Kameo também é interpretado por um ator de Jetman, onde fez o Coruja Yellow.

Os aliados:

  • Mestre Kaku –ele criou os DaiRangers, mas descobre-se que já foi membro do exército Gouma, onde usava uma armadura vermelha.
  • Kujaku(ep. 9-10, 16, 23, 36, 41, 47-48) – era uma seguidora do Buda Pavão, e tem Gara como sua inimiga mortal. Teve um romance com Daigo.
  • Grande Mestre Guhon (ep. 13-14, 17, 30-31) – O tio-avô de Lin e mentor do Mestre Kaku. Foi quem deu aos DaiRangers as armas Dairenkens.
  • Kameo (ep. 22-24, 27-31, 37-50) –Um homem gordo de estranha aparência que ama tartarugas e também testemunhou a aparição da criatura Won Tiger. Não tinha nenhuma lembrança de sua vida anterior, apenas ganha vida como aprendiz de artista. Um dia ele encontra a joia Lai-Lai que o faz retornar à sua forma original.
  • Dai Mugen, uma tartaruga gigante Mecha que pode servir de transporte para Dairen’Oh e também pode utilizar a forma de combate para enfrentar os inimigos cara-a-cara.
  • Byakko Shinken (ep. 17-50)-A espada-falante de Kou. Possui a capacidade de controlar o corpo de Kou enquanto no campo de batalha.
  • Daijinryuu (ep. 37-38, 42-44) – É o deus-dragão que foi criado pelo próprio universo para manter o equilíbrio natural do mundo.

A atriz que faz Kujaku, já havia aparecido na série TurboRanger (1989), interpretando a vilã Kirika. Essa série quase passou no Brasil. Guhon constrói quase todas as armas dos DaiRangers. menos os mechas.

Os vilões:

  • Imperador Gorma (ep. 20-22, 28-31, 37-38, 42, 48) – O 15º imperador da Tribo Gorma que misteriosamente reapareceu para reabrir o Palácio Gorma com a intenção de restaurar o seu império à sua antiga glória. Um ser bastante poderoso, embora um pouco insano.
  • Comandante Shadam – É o líder do trio de generais composto por ele, Gara e Zaidos. Bastante rigoroso e cruel em seus planos. É o pai de Akomaru e Kou, o que se nota na série é que ele se fingiu de humano e teve um relacionamento há alguns anos com a Mãe dos garotos e a deixa, levando Akomaru consigo. Possui um temperamento muito frio e cruel, sendo capaz de matar qualquer um, mesmo que seja do seu clã,  como por exemplo,  Tenpou e Kaku.
  • Comandante Gara (ep. 1-49) –Dentre o trio de oficiais, é a única mulher. Há 6000 anos atrás, era membra da tribo Dai e amiga de Kujaku. Devido a um desmoronamento de pedras, ela protege Kujaku de ser atingida, mas fica ferida e até os tempos atuais, ela havia escondido uma cicatriz que a deixa envergonhada. Devido a isso, ela criou uma grande rivalidade com Kujaku.
  • Comandante Zaidos (ep. 1-48) –Mostra-se como o mais forte do trio. Demonstrou muita lealdade a Shadam, acreditando que ele fosse capaz de liderar Gorma.
  • Sacerdote Riju (ep. 7-8)  –Um Gorma de alto nível,  acima dos comandantes, e surge acompanhado com Chouryou. Após Chouryou recusar a matar os DaiRangers, ele assume a luta e transforma-se no monstro Nokorigi Daisojou. Ele quase conseguia matar os heróis, mas Chouryou o impede e os dois acabam derrotando um ao outro. Torna-se gigante e foi o primeiro a ser destruído pelo Dairen’oh.
  • Chouryou Tetsumenpi (ep. 7-8) –Foi o antigo Ryuu Ranger que se aliou a Gorma e tornando-se imortal. Apaixona-se por uma humana no qual deu à luz seu filho Ryo. Após Youko nascer, ele foi convocado pelo seu mestre, o Sacerdote Riju e volta a seguir o mal novamente. Lutou contra DaiRangers e Kaku, obtendo bastante vantagens.
  • Akomaru (ep. 17-22, 30-31, ) –Filho de Shadam e irmão gêmeo de Kou. Compete a mesma posição de general que Shadam possui. Rivalizou com Kou nas batalhas.
  • Três Patetas Gouma (ep. 15, 24,  40,  47-48) – Trio de monstros a serviço de Zaidos, que devido às suas loucuras,  são considerados como inferiores ao império. Durante os confrontos acabam ficando amigos de Shouji.
  • Jin Matoba (ep. 26-27, 35, 39, 47-48) –Um mestre em todos os tipos de artes marciais. Seus maiores alvos eram os mestres de artes marciais. Sempre que matava o seu oponente, jogava uma moeda por cima de cada vítima. Vende sua alma ao Major Zaidos e torna-se mais poderoso na forma de Makenshin Jin. Possui uma grande rivalidade com Ryou. Mas ele recusou as ordens de Gouma e luta por conta própria.
  • Primeiro-Tenente Shiryuu (ep. 45-46) –Um dos líderes da guarda imperial e grande discípulo e amigo de Kaku. No campo de batalha, traja uma armadura escura e com aparência de ciclope armado com uma arma semelhante a um tridente.

Uma semelhança com ZyuRanger é que os vilões de DaiRanger também são seres muito antigos. Os mechas – Dairenoh, Chi Palace, Won Tiger e Daimugen.- também são algum tipo de deus. Dairenoh é tão poderoso, que vencia as lutas praticamente sem receber danos. Os mechas das séries Flashman até ZyuRanger sofriam muitos danos, alguns inclusive sendo destruídos na batalha final, como ocorreu em Flashman e Jetman. Won Tiger é o mecha do KibaRanger, e o Kameo se transforma no Daimugen. É a mesma estrutura de mechas estabelecido em ZyuRanger.

O ator que faz Jin Matoba também participou das series Bioman, Jaspion, Changeman, Flashman, Kamen Rider Black, Liveman, Jetman, DaiRanger, Winspector, Solbrain, Changerion e Kamen Rider Agito. No Brasil ele é conhecido pelo vilão Wandar em Flashman. Ele ficou famoso no Japão por interpretar vilões nas séries Flashman, Liveman, Jetman, DaiRanger e Changerion. Nas demais séries, ele fez participações de um episódio. A atriz que faz a vilã Gara também participou de Liveman.

DaiRanger foi utilizado como base para a segunda temporada de Power Rangers, mas só foram aproveitados os mechas, os monstros da semana e o KibaRanger que virou o Ranger Branco. Os vilões principais foram descartados, e os vilões de ZyuRanger continuaram sendo utilizados, assim como os cinco heróis. A segunda temporada foi uma salada de ZyuRanger com DaiRanger, e a introdução de Lord Zed, criado pela Saban. Ainda temos o encontro dos Power Rangers com o Masked Rider, que é baseado na série Kamen Rider Black RX e com as Tartarugas Ninjas.

Em 1994, além da segunda temporada de Power Rangers, a Saban estava lançando as séries Masked Rider e Tartarugas Ninjas. A Saban também tinha VR Troopers, que era uma mistura de Metalder, Spielvan e Shaider. Mas com esses os Power Rangers não se encontraram.

O personagem Tommy fez até esse momento o Ranger Verde (Burai) e Ranger Branco (KibaRanger). Na primeira fase da franquia Power Rangers ele ainda participou de Zeo, que é baseada em OhRanger, e Turbo, baseada em CarRanger. Elementos de DaiRanger também foram utilizados em outras séries da franquia Power Rangers.

Curiosidades:

  • DairenOh foi o primeiro robô a ter uma cabine de piloto de ficar em pé, mas na 2ª temporada de Power Rangers o Thunder Megazord não tem uma cabine de piloto de ficar em pé, como no original DaiRanger.
  • Gosei Sentai DaiRanger foi traduzido como Esquadrão Celestial, mas em japonês quer dizer Time das Cinco Estrelas Grande-Rangers, assim como o nome do Mestre Kaku é o nome em japonês de Jia Xu, um estrategista e conselheiro durante o Três Reinos da China.
  • Na dublagem Indonesiana, DaiRanger foi denominado como Star Ranger.
  • Alguns materiais utilizados em DaiRanger foram reaproveitadas para as adaptações americanas dos Power Rangers Por exemplo: em Power Rangers: Galáxia Perdida,a versão americanizada de Gingaman,  a transformação do DaiRanger Aura Changer foi reaproveitada como a transformação do segundo Magna Defender. Também se especulou que os uniformes dos DaiRangers seriam usados como “Rangers Antigos”, que eram os mais prováveis predecessores dos Rangers da Galáxia. No entanto, os planos para a metade posterior da Galáxia Perdida foram alterados após o diagnóstico de leucemia de Valerie Vernon. E em Power Rangers: Força Animal, a versão americanizada de GaoRanger,  o Mestre Org é baseado no Gorma XV,  mas com uma aparência modificada.
  • O ator Tatsuya Nomi, que interpretou Daigo/ShishiRanger, cometeu suicídio no dia 18 de Maio de 2017.

Há no seriado – assim como em inúmeros outros tokusatsus japoneses do mesmo período – uma forte influência do cinema norte-americano da mesma época, em especial com a franquia Star Wars de George Lucas. Assim, a música utilizada na dramatização dos momentos de crise das cenas de batalha é claramente uma versão mais lenta da “Marcha Imperial”, notabilizada como apresentação do vilão Darth Vader. Além disso, a referida influência consistente da mesclagem de elementos não para por aí.

Nos episódios 7 e 8, em que Ryu encontra seu pai, Chouryou Tetsumenpi, e descobre que ele foi um traidor,  percebe-se a clara utilização dos elementos do roteiro da trilogia original de Star Wars, tais como o drama entre pai e filho, assim como os trajes por ambos utilizados, falas e até mesmo ataques que foram elaborados praticamente idênticos ao de Luke Skywalker e Darth Vader, podendo se indicar,  também,  a presença de um mentor externo – no caso de Star Wars o Imperador e de DaiRanger o sumo sacerdote Rijuu — que influencia os comportamentos maléficos do pai, que no final se redime voltando-se contra seu mestre em favor do filho. Também temos referencias de Star Wars nas séries Gavan, Jaspion e Kamen Rider Black.

DaiRanger é considerado um dos melhores Sentai dos anos 1990, junto com Jetman, OhRanger e MegaRanger. Recomendo para quem for fã de tokusatsus ou de Power Rangers

Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gosei_Sentai_DaiRanger

Vídeos:

Guilherme da Costa Radin

0 comentário em “Sci Files: DAIRANGER

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: