Sci Files: INTERESTELAR, a Odisseia Espacial de Christopher Nolan


Interestelar é um drama de ficção cientifica do diretor Cristopher Nolan, lançado em 2014. Foi o primeiro filme de Nolan após terminar a trilogia Cavaleiro das Trevas. A trama prende o espectador do inicio ao fim, o que é difícil num filme de três horas com essa temática. O longa custou US$ 165 milhões, e teve uma bilheteria de US$ 675 milhões.

Nolan reuniu um elenco de peso: Matthew McConaughey, Matt Damon, Anne Hathaway, Michael Caine e Jessica Chastain. Foi a sexta participação de Caine nos filmes do Nolan (Batman Begins, O Grande Truque, Batman – O Cavaleiro das Trevas, A Origem, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge e Interestelar). Anne Hattaway também participou de O Cavaleiro das Trevas Ressurge interpretando a Mulher-Gato. Matthew McConaughey e Hattaway tem excelentes atuações, que fazem esquecer as comédias do início de suas carreiras.

É um filme bem realista, como Gravidade (2013). Na trama uma praga dizimou os alimentos na Terra, e o que restou da NASA procura um outro planeta para ser habitado. Michael Caine interpreta o cientista que desenvolve o plano para colonizar um outro sistema solar, e McConaughey vive o ex-astronauta Cooper, que se oferece para liderar a missão com a intenção de salvar seus filhos. Temos algumas viagens no tempo e reviravoltas interessantes. Jessica Chastain interpreta a versão adulta da filha de Cooper. que protagoniza um salto temporal considerável.

Nos é mostrada uma viagem bem realista para Saturno, com duração de dois anos. O filme utiliza muito a teoria da relatividade de Einstein, e o buraco negro de Kerr. Mas perto de seu fim, o enredo beira a pura fantasia. O longa tem tem muitas semelhanças com 2001 – Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick. Temos até robôs inteligentes que remetem ao computador Hal 9000.

Apesar da ciência envolvida, o centro do filme é o drama de Cooper, que para salvar a humanidade tem de deixar sua família. O personagem fica claramente dividido, o que enriquece a trama. Temos um drama familiar bem ao estilo dos filmes de Spielberg, mas com o toque de Nolan. Aliás, Spielberg é quem iria dirigir Interestelar, mas ele acabou saindo do projeto, que ficou com Nolan. O resultado final acaba sendo uma mistura das concepções dos dois diretores

Interestelar é com certeza um dos melhores filmes do gênero produzido nos últimos anos, sendo altamente recomendado para quem for fã de Spielberg, Nolan e ficção cientifica.

FONTES:

http://eternosaprendizes.com/2014/11/22/a-ciencia-e-o-filme-interestelar-os-acertos-e-os-erros/

https://exame.abril.com.br/ciencia/duas-coisas-que-incomodam-os-cientistas-em-interestelar/

https://www.b9.com.br/52839/interestelar-christopher-nolan/

https://followthecolours.com.br/cooltura/interestelar-e-o-refinamento-de-christopher-nolan-com-suaves-spoilers/

https://medium.com/arqueologias-do-futuro/interestellar-uma-analise-para-al%C3%A9m-da-cient%C3%ADfica-f82a286ecfca

TRAILER:

Guilherme da Costa Radin

 

Anúncios

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.