Artigos Filmes

Sci Files: STAR WARS – O DESPERTAR (SONOLENTO) DA FORÇA


Em 2012, George Lucas vendeu a Lucasfilm para a Disney. Isso levou ao surgimento de uma nova safra de filmes, mas sem a magia de seu criador. A Disney já começou errando ao eliminar a linha de tempo estabelecida entre 1977 e 2013, e também com o cancelamento da série The Clone Wars na sexta temporada, quando já haviam oito temporadas preparadas.

O livro “Um Novo Amanhecer” (2014) iniciou a nova linha de tempo, apresentando os personagens Kanan e Hera, da série Star Wars Rebels (2014). Já os livros “Dívida de Sangue” e a trilogia “Aftermath” contém a origem da Primeira Ordem. os vilões que substituem o Império, mas sem explicar nada sobre Snoke.

O diretor e produtor J.J. Abrams foi escolhido para dirigir O Despertar da Força, o primeiro episódio da terceira trilogia onde a Disney, além de descartar o enredo que George Lucas havia elaborado, ignorou as tramas criadas para o antigo Universo Expandido.

Abrams atuou como produtor em series como Felicity, Alias, Lost, Fringe, Alcatraz, Revolution, Almost Human e Person of Interest. No cinema, seja como produtor, roteirista ou diretor, esteve envolvido nos filmes Armageddon, Missão Impossível 3,4,5, Cloverfield, Star Trek (2009), Além da Escuridão: Star Trek (2012), Star Trek: Sem Fronteiras (2016), Super 8, 10 Cloverfiled Lane e, obviamente, a terceira trilogia de Star Wars.

Enquanto os fãs pediam que fosse adaptada para as telas a trilogia de livros “Thrawn” ou “Legacy of the Force”, a Disney trouxe um filme que é literalmente uma cópia inferior do Star Wars original (1977). Os principais novos personagens são Poe, Rey, Finn, BB-8, Snoke e Kylo Ren. Rey é baseada  em Jaina Solo, Kylo  veio de Darth Caedus, Poe veio de Wedge Antilles, e Snoke é o novo imperador. Snoke e Kylo Ren são Darksiders. não são nem Jedi e nem Sith.

Temos o retorno de Luke, Han Solo, Leia, Chewbacca, R2-D2 e C-3P0. Mas o principal problema do filme é exatamente a má utilização dos personagens antigos, especialmente a dupla de robôs, que é jogada para escanteio. Durante seis filmes, eles sempre estiveram junto dos Skywalkers. Isso ocorreu também no Universo Expandido, antes de ser anulado.

O Despertar da Força custou US$ 245 milhões e arrecadou US$ 2 bilhões. Além deste a Disney fez mais três filmes:  Rogue One, Os Últimos Jedi (o segundo episódio da terceira trilogia) e Han Solo. Os Últimos Jedi foi tão ruim que conseguiu espantar os fãs e o público geral, gerando o primeiro fracasso comercial da franquia. O detalhe é que o filme Han Solo, apesar da troca de diretor e de ter um protagonista que nada lembra Harrison Ford, é bem melhor que os Os Últimos Jedi. Rogue One foi o único dos novos filmes bem aceito pela maioria dos fãs.

A Disney tem entre suas novas produções da franquia o Episódio IX, com direção de J.J. Abrams, a série animada Resistance, que ficou a cargo de Davi Filoni, uma série live action a ser produzida/dirigida por John Favreau, uma nova trilogia e mais spin offs.

Considero O Despertar da Força, Os Últimos Jedi e Han Solo os piores filmes da franquia, e O Império Contra-Ataca e A Vingança dos Sith os melhores. Um dos maiores problemas da nova trilogia é querer se livrar da família Skywalker  e dos demais personagens clássicos. Pela idade dos atores clássicos, o ideal teria sido adaptar o enredo “Legacy of the Force”, onde veríamos a Nova Ordem Jedi enfrentando o vilão Darth Caedus. Isso seria muito mais interessantes de ver nas telas do que Poe, Finn, Rey, Snoke e Kylo Ren em situações recicladas da trilogia original.

Para quem for fã de Star Wars, recomendo os Episódios I a VI e Rogue One. Os demais filmes são esquecíveis.

Vídeos:

 

Guilherme da Costa Radin

0 comentário em “Sci Files: STAR WARS – O DESPERTAR (SONOLENTO) DA FORÇA

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: