Artigos Resenhas - Séries

Sci Files: ZYURANGER


Zyuranger

A série de TV Zyuranger  foi exibida no Japão em 1992, fazendo sucesso, e também resultou na origem da franquia ocidental Power Rangers. De acordo com  a  wikipedia:

Kyouryu Sentai Zyuranger (恐竜戦隊ジュウレンジャー, Kyōryū Sentai Jūrenjā?, traduzido como Esquadrão Dinossauro Zyuranger) é uma série japonesa de tokusatsu, da franquia dos Super Sentai, sendo a 16ª série da franquia, sucedendo Jetman e antecedendo Dairanger. Foi produzida pela Toei Company e Bandai, indo ao ar na TV Asahi de 21 de Fevereiro de 1992 a 12 de Fevereiro de 1993. Zyuranger serviu de base para a criação de primeira temporada de Power Rangers. A partir de Zyuranger, toda série de Super Sentai produzida no Japão ganhou uma versão Power Rangers, produzida nos Estados Unidos. Em 25 de julho de 2014, a Shout! Factory anunciou o lançamento dos DVDs da série original para o público ocidental, previsto para 17 de fevereiro de 2015. Foi o segundo Super Sentai a lançar em 1992 um jogo para o Nintendo Entertainment System, distribuído pela Angel Studios. E com o auge de MMPR, foi relançado com o nome Power Rangers 2. Em 2017, a série contou com aparições de seus personagens no jogo Super Robot Wars X-Ω.[5]

Zyuranger  também foi a primeira série Super Sentai com temática de dinossauros: Há cerca de 170 milhões de anos, durante a era dos dinossauros, as Dinoferas sofreram um ataque das forças do mal de Gran Satã, lideradas pela bruxa Bandora. Ela odiava dinossauros e quis erradicar todas as espécies da face da Terra. Ao final da guerra, Bandora e seus lacaios foram presos dentro de uma urna mágica e banidos para o planeta Nemesis. Mas uma profecia dizia que após 170 milhões de anos, o planeta Nemesis iria se aproximar da Terra e Bandora iria fugir e transformar o nosso planeta em um cemitério. Então, cinco crianças dos cinco grandes reinos se ofereceram para permanecer em um tipo de hibernação até o dia em que Bandora voltasse. Barza, o mago branco, os vigiou durante seu longo sono. No presente, Bandora consegue escapar graças a astronautas errantes. Os cinco guerreiros foram despertados para combater as forças do mal, e com o poder das Dinoferas eles se tornaram o Time Sáurio Zyuranger.

A bruxa Bandora foi interpretada pela atriz Machiko Soga, conhecida como a rainha dos tokusatsus por ter participado das séries Denziman, Sul Vulcan, Gavan, Sharivan, Jiraiya, Spielvan, Maskman, Magiranger, Power Rangers, Power Rangers – Força Mística e VR Troopers. As séries Denziman, Sul Vulcan, Zyuranger e Magiranger nunca foram exibidas no Brasil.

O Manabu de Jiraiya também interpreta o herói Boi. Jiraiya foi exibida no Brasil pela Rede Manchete, e foi lançada em DVD pela Focus. O change Pegasus de Changeman  interpreta Burai, o Dragon Ranger. Changeman também foi exibida no Brasil pela Manchete e lançado em DVD pela Focus. O ator que interpreta o herói Geki havia participado de dois episódios da série Jetman (1991), e também interpreta o Kamen Rider J (1994). Alguns atores de Jetman reaparecem na serie Dairanger (1993). A intérprete da vilã Lami havia participado da série Jiban (1989), também como vilã.

Os Heróis:

  • Príncipe Geki da Tribo Yamato / Tyranno Ranger: é o líder da equipe. Tem 24 anos. Ele é um bravo lutador e leal amigo. Sua Dinofera protetora é o Tiranossauro. Foi adotado ainda bebê pelo rei da tribo Yamato.
  • Cavaleiro Goushi da Tribo Sharma / Mammoth Ranger: é o segundo no comando do time. Tem 27 anos. Bastante sério, mas é uma pessoa de bom coração. Ele possui uma grande ambição em parar Bandora, que foi responsável pela morte de sua irmã. É o único membro Zyuranger capaz de ler a escritura antiga.
  • Cavaleiro Dan da Tribo Etofu / Tricera Ranger: é bem-humorado, e mulherengo. Tem 19 anos. Às vezes em batalha, ele costuma agir antes de pensar.
  • Cavaleiro Boy da Tribo Daimu/ Tiger Ranger: é o mais novo do grupo, de apenas 15 anos, porém o mais maduro. Ele é um lutador rápido e consegue se garantir em uma luta.
  • Princesa Mei da Tribo Risha / Ptera Ranger: é a unica menina do grupo e tem 17 anos. Apesar de seu jeito bem feminino e de sua natureza calma e gentil, ela não tem problema nenhum em lutar.
  • Burai / Dragon Ranger: é o irmão mais velho de Geki. Filho do chamado Cavaleiro Negro, que tentou matar o rei Yamato, acabou ficando com ódio de toda a tribo, inclusive de seu irmão mais novo, Geki, que havia sido adotado pelo rei Yamato. Começou ajudando Bandora, mas abandonou o mal e ajudava os Zyuranger sempre que a situação ficava difícil. Descobre, porém, que possui apenas 30 horas de vida, simbolizadas por uma vela verde, mas enquanto estivesse na dimensão de Clotho, o tempo não passaria. Porém a necessidade de ajudar os Zyurangers, o levou a diversas vezes voltar ao mundo real, consumindo seu tempo de vida. A razão para tal é que durante sua hibernação, seu corpo foi soterrado na Era Glacial. Recebeu uma vida temporária de DaiZyuJin, pois eram necessários seis guerreiros para restaurar o Kyuukioku DaiZyuJIn, o único que poderia vencer Dai Satan. Antes do final, Burai morreu passando seu escudo e arma para Geki.

A série começa com cinco heróis, e melhora consideravelmente com o surgimento de Burai, que por algum tempo luta ao lado de Bandora, mas acaba fazendo as pazes com seu irmão e une-se aos Zyurangers. Este foi o primeiro Super Sentai a ter um sexto membro permanente. Maskman (1987) chegou a ter um sexto membro, mas só em um episodio. Isso acabou virando norma nas series seguintes até Kyuranger (2017), que tem dez heróis.

Os Vilões:

  • Bruxa Bandora (魔女バンドーラ Majo Bandōra): Bandora é uma feiticeira que se aliou a Gran Satã para vingar a morte do filho Kai. Uma terrível tirana sem escrúpulos que tenta de tudo para conseguir matar os Zyuranger e dominar a Terra. Ela possui um bastão chamado Doracetro, que atira na Terra para fazer os Dora Monstros crescerem e para fazer diversos feitiços. Ela também possui um telescópio para observar o planeta e uma bicicleta voadora, que usa em suas visitas à Terra. Durante o final, Bandora perde seus poderes depois de derramar lágrimas devido à segunda morte de seu filho Kai. Sendo assim, ela e seus capangas são selados novamente pelo Daizyujin.
  • Grifforzer (グリフォーザー Gurifōzā): Um Grifo. Grifforzer é o segundo no comando das forças de Bandora. Ele possui uma espada chamada Griffocalibro IV, e quando precisa voar, estende duas asas que saem de suas costas. Ele é casado com Lami.
  • Bukkubakku/Bookback (ブックバック Bukkubakku): Um idiota completo que trabalha com Bandora. Ele está sempre carregando diversas coisas, entre elas uma calculadora e uma pistola.
  • Tottopatto/Totpat (トットパット Tottopatto): Vampiro alquimista que trabalha com Bandora. Seu nome é um trocadilho com tooth (dente) e bat (morcego). Na maior parte do tempo está ao lado de Bukkubakku.
  • Puripurikan/Pleprechaun (プリプリカン Puripurikan): Um Leprechaun, mas que parece um terrier escocês branco, e esculpe os Dora Monstros e os Soldados Golem, trazendo-os à vida em seu forno mágico.
  • Lami (秘密蠍官ラミイ Himitsu Sasorikan Ramī): Uma terrível guerreira que usa uma armadura de escorpião. Ela é casada com Grifforzer e, no final da série, eles tiveram um filho. Quando Bandora a fazia ficar gigante, ela assumia a forma monstruosa de um escorpião com corpo humano chamada de Lami Escorpião. Seu nome vem da criatura mítica Lamia.
  • Dai Satã (大サタン Dai Satan): Bandora aliou-se a ele há 170 milhões de anos para que pudesse vingar seu filho morto. No presente, ele ajudou os monstros Dora Frank e Dora Talos, até ser destruído junto com o último.
  • Soldados Golem: Soldados de infantaria de Bandora, feitos em argila por Puripurikan. Eles possuíam como armas grandes luvas ou facas. Os Capitães Golem pareciam ser formados de pedras negras.
  • Kai (カイ Kai): O filho de Bandora e príncipe da tribo das Fadas. Era um delinquente, sem discernimento de certo e errado, que se divertia esmagando ovos de dinossauro. Perseguido por uma mãe tiranossauro furiosa, terminou por cair de um penhasco. Sua morte fez Bandora culpar todos os dinossauros e jurar vingança, vendendo a alma ao Dai Satã. O fantasma do filho de Bandora foi trazido de volta por Dai Satã para que, junto com quatro crianças hipnotizadas, pilotassem Dora Talos. Quando ele morreu, Bandora perdeu seus poderes de tanta tristeza, e isso permitiu que os Shugojuu a trancassem novamente.

Os mechas na serie são deuses, e conforme aumenta a ameaça de Bandora vão surgindo mais mechas. Somando todas as transformações chegamos a ter oito mechas. Zyuranger tem um tom mais cômico, enquanto a série anterior Jetman era mais adulta (tipo Kamen Rider Black). Os Zyurangers aparecem também em 199 Hero Battle (2011), na série Gokaiger (2011), na trilogia Super Hero Taisen, e  participam do filme “A Guerra dos Dinossauros”, que reúne todos os Sentai com temática de dinossauros.

Haim Saban iria fazer a serie Power Rangers baseada em Jetman, mas devido ao sucesso do filme Parque dos Dinossauros (1993) ele resolveu utilizar a mesma temática com Zyuranger. Nasceu assim a franquia Power Rangers, que já dura 25 anos. Em 1995 foi lançado nos cinemas o primeiro filme da franquia, que mistura os temas de Zyuranger e Kakuranger (1994), e em 1997 saiu um filme utilizando a temática de Carranger (1996). Mas em  2017 foi lançado um filme reboot, que mistura as características do Power Rangers de 1993 com Zyuranger.

A segunda temporada de Power Rangers mistura as séries Zyuranger (1992) e sua sucessora no Japão, Dairanger (1993). O Ranger Verde, que é baseado no Burai, muda para Ranger Branco, que é baseado no Kibaranger da série Dairanger. Os vilões principais continuam  sendo de Zyuranger, mas os monstros da semana e os mechas passam a ser os de Dairanger. Ainda temos o Lord Zedd, criado especialmente para esta temporada pela Saban. Ainda nesta temporada temos o encontro com Masked Rider, que é uma cópia de Kamen Rider Black RX (1988). Para quem gosta de Power Rangers ou Sentais, recomendo que assistam Zyuranger.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ky%C5%8Dry%C5%AB_Sentai_Zyuranger

Vídeos:

Guilherme da Costa Radin

0 comentário em “Sci Files: ZYURANGER

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: