Sci Files: Trilogia O HOBBIT


A trilogia O Hobbit, do diretor Peter Jackson (O Senhor dos Anéis), foi exibida entre 2012 e 2014, e foi baseada no clássico livro do escritor J. R. R. Tolkien publicado na Inglaterra, em 1937. A obra teve duas versões literárias, e a segunda versão é que foi adaptada para o cinema.

De acordo com o Omelete:

O cinema transformou os filmes baseados nos livros do J. R. R. Tolkien numa franquia de US$ 5,8 bilhões de dólares, mas nada disso teria acontecido sem O Hobbit. Uma aventura ágil, cheia de suspense, com toques de humor e ambientada numa era distante na qual a magia ainda era cotidiana, o livro cativou leitores e críticos com a história de Bilbo, um hobbit que se envolve numa série de aventuras, culminando com a luta contra um dragão. Lançada em 21 de setembro de 1937, a primeira edição de 1500 exemplares publicada na Inglaterra pela editora George Allen and Unwin Ltd esgotou-se em dezembro do mesmo ano, um grande feito para um autor estreante. Habituado a criar histórias para os filhos, antes de O Hobbit Tolkien havia publicado apenas alguns poemas, e depois dele, dezessete anos se passaram antes que o autor tivesse uma nova obra pronta. E, para desagrado de quem o aguardava, o novo livro não seria a continuação de O Hobbit solicitada, e sim o gigantesco e complexo O Senhor dos Anéis, que está longe de ser ágil e é mais apropriado ao público jovem e adulto.

Mas O Hobbit dessa primeira edição também não é o livro que hoje habita as prateleiras. Não havia planos para uma continuação na história publicada em 1937, assim, o anel que Bilbo e Gollum disputam é apenas um anel mágico capaz de tornar seu usuário invisível. Tanto que ao propor um jogo de adivinhação, Gollum diz a Bilbo que lhe dará um presente caso o hobbit ganhe. Mas quando Bilbo vence, Gollum pede desculpas, pois percebe que havia perdido o anel e não tem presente algum para dar ao vencedor. Bilbo, que a esta altura já havia encontrado o anel em um túnel, diz que aceita como prêmio a ajuda de Gollum para encontrar o caminho e está tudo bem. Gollum mostra a saída ao hobbit e cada um segue com a vida. Foi só quando passou a trabalhar no que seria O Senhor dos Anéis e decidiu colocar o anel de Bilbo no centro da história é que Tolkien resolveu transformá-lo no Um Anel, o Anel do Poder, criando um enorme problema de continuidade. Assim, em 1951, a Allen e Unwin publicou uma edição revisada de O Hobbit com o encontro com Gollum devidamente alterado para encaixar-se na nova história.

O sucesso de O Hobbit e de O Senhor dos Anéis influenciou muitas outras obras de fantasia e até mesmo Star Wars, que segue a mesma estrutura na trilogia clássica. Peter Jackson se tornou cineasta por causa da criação de George Lucas, mas há muito ele ambicionava trazer O Senhor dos Anéis para os cinemas, feito realizado entre 2001 e 2003 pela Warner. Além de ser louvada pela crítica e conquistar vários Oscars, foi a única obra que conseguiu, na época, superar a bilheteria da segunda trilogia de Star Wars (1999 a 2005).

Entre 2012 e 2014, Jackson lançou a trilogia O Hobbit nos cinemas. Originalmente concebida para dois filmes, foi expandida e teve algumas licenças poéticas em relação ao livro, como a inclusão do elfo Legolas (o personagem só apareceu nos livros de O Senhor dos Anéis), e a criação da personagem Tauriel.

Vários atores participaram das duas trilogias: Ian McKellen (Gandalf), Cate Blanchett (Galadriel), Christopher Lee (Saruman), Andy Serkis (Gollum), Hugo Weaving (Elrond), Ian Holm (velho Bilbo) e Orlando Bloom (Legolas). Na trilogia O Hobbit a versão jovem de Bilbo foi interpretada por Martin Freeman.

Em 2017 Tolkien foi homenageado na série Lendas do Amanhã (CW) e numa cinebiografia. O canal HBO está preparando uma série baseada em sua obra.

Fonte:

https://omelete.uol.com.br/quadrinhos/artigo/o-hobbit-80-anos-do-lancamento-do-classico-de-jrr-tolkien/

Vídeos:

Guilherme da Costa Radin

Anúncios

Um comentário sobre “Sci Files: Trilogia O HOBBIT

  1. Pingback: Vem aí O SENHOR DOS ANÉIS – A Série (ATUALIZADO) | SCI FI do Brasil - O Portal da Ficção Científica em Português

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s