Artigos Séries

Sci Files: JETMAN – ESQUADRÃO PÁSSARO


Jetman é a décima quinta serie Super Sentai, exibida no Japão em 1991 e considerada por muitos fãs como o melhor Sentai já produzido. De acordo com a wikipedia:

Choujin Sentai Jetman (鳥人戦隊ジェットマン, Chōjin Sentai Jettoman, traduzido como Esquadrão Homens-Pássaros Jetman) é a 15ª série da franquia Super Sentai, produzida pela Toei Company exibida originalmente pela TV Asahi entre 15 de Fevereiro de 1991 e 14 de Fevereiro de 1992. Ao todo tem 51 episódios. A série foi transmitida parcialmente (legendada com vozes na versão japonesa) em Portugal em 1993 pela RTP. Diferentemente da série anterior – Fiveman – , Jetman possui um contexto mais sério e tem um final trágico, apesar dos heróis vencerem no final. A série é tida por muitos fãs do gênero como um dos melhores Sentai já produzido.

Na trama, os cientistas da Sky Force, um departamento militar de defesa, descobrem uma energia chamada Birdonic. Eles procuram uma forma de transplantar tal energia para humanos. A comandante Aya Odagiri escolhe cinco pessoas para fazerem parte de tal projeto, dentre eles o casal Ryu Tendo e Rie Aoi. Logo depois de Ryu ter recebido a energia Birdonic, a base da Sky Force (numa estação espacial) é atacada pelas forças de Vyram, e Rie é sequestrada. Os padrões de energia restante se espalham aleatoriamente pelo Japão e atingem quatro civis. Aya e Ryu partem na busca das pessoas atingidas. Com alguma relutância inicial dos quatro membros restantes é formado o Esquadrão Homens-Pássaros Jetman, que luta contra a invasão de Vyram, comandada por Radiguet.

Os heróis são Ryu, Gai, Raita, Aki, Kaori e Comandante Aya. Temos como vilões Radiguet, Grey, Maria e Tran.

A série tem um tom mais sério tipo Kamen Rider Black, além de vários triângulos amorosos. O primeiro consiste de Gai, Ryu e Kaori. Kaori está apaixonada por Ryu, mas é Gai quem está apaixonado por Kaori. Muitos episódios são centrados nesse triângulo. No outro triangulo temos Radiguet e Grey disputando a vilã Maria (ex-namorada de Ryu, com memória apagada). Um dos pontos que ajudaram no sucesso da série e atraído jovens e adultos para a história infantil, foi o clima de novela e essa grande quantidade de romance para um Super Sentai. A história tem como foco a luta de Ryu em trazer as lembranças de Rye, sua noiva que teve sua memória apagada quando Vyran atacou a Sky Force, se transformando na temível comandante Maria. Até aí tudo bem, porém Kaori desenvolve grandes sentimentos por Ryu, que não podendo os corresponder, acaba tendo várias discussões e brigas com Gai, que se apaixona por Kaori, que também não pode corresponder aos sentimentos do rapaz. O quadrado amoroso vira quase que um pentagrama quando descobrimos que Raita também nutre sentimentos por Kaori, mas que teme admiti-los por medo e rejeição.

Para quem pensou que o romance acabaria no heróis, se enganou, pois vilões também amam, mesmo se ao invés de carne e osso tiverem metal e óleo em sua composição. Vyran é formado por mais três grandes líderes além de Maria: Grey, Radiguet e Tran. Grey é o destaque dos três. Um robô fumante (!) todo negro com olhos semi-cerrados, sempre dão a impressão que ele é indiferente ao que acontece ao seu redor, mas que se apaixona perdidamente por Maria, que é alvo das obsessões de Radiguet, que representando o amor possessivo na história, quer a ex-militar como uma escrava. Os únicos que ficam longe dos enlaces amorosos no seriado são Toran, que é uma criança, e Ako, que mesmo sendo uma estudante do colegial tem um ou outro episódio voltado a garotos que tem uma “quedinha” por ela, que só está interessada em dinheiro e mais dinheiro.

Uma das maiores inovações da serie foi no uso dos Mechas. Um problema de muitos super sentais que vieram antes de Jetman é a participação do robô que atrapalha o contexto da premissa criativa do episódio, mas aqui isso não acontece. A presença do robô é na maioria das vezes muito bem colocada e se a presença do robô não se faz necessária, ele é cortado. O interessante, é que mesmo com o corte dos Mechas em mais um quarto dos episódios, o seriado apresenta quatro deles em seu acervo, além do já citado Jet Icarus, o quinteto possui o robô herdado do povo de Dimensia, o Jet-Garuda, que fundido ao robô primordial dos Jetman resulta no Great Icarus e por fim o todo entusiasmado Tetra-Boy, que não precisa de controle para lutar contra os inimigos.

A série foi inovadora de diversas formas: foi a primeira a ter uma comandante mulher, cinco Mechas e dramas amorosos. Depois de Jetman, todos os Super Sentai passaram a ter um monte de Mechas.

Em seus episódios a série teve diversas participações de atores conhecidos de séries como Flashman, Changeman e Maskman. A ultima aparição dos Jetman foi no filme 199 Hero Great Battle (2011) e em Gokaiger (2011). Jetman fez tanto sucesso,que teve sua historia expandida para além da TV. Foi adaptada para um mangá one-shot intitulado Choujin Sentai Jetman: Toki o Kakete, onde um novo membro, Green Eagle, entra para a equipe substituindo Black Condor. Além disso, a série ainda ganhou uma trilogia de livros, onde foi possível abordar pontos não explorados em uma série infantil, indo mais a fundo nos relacionamentos e chegando até a abordar a sexualidade dos casais. A trilogia foi escrita por Toshiki Inoue, com capas ilustradas por Keita Amemiya e lançados pelo selo Tokuma Quest Bunko da editora Shogakukan.

A repercussão da série e de seu final ainda mexe com os ânimos de fãs e crianças por todas as partes do mundo, todos que acompanharam as aventuras da equipe sabem que os dramas e conflitos de personalidade passam não apenas grandes lições, mas grandes histórias. Isso é ainda mais latente nos episódios que focam Ryu e Gai. Com personalidades tão distintas que se atritam até mesmo ao pedirem bebidas, nota-se que o protagonismo é bem divido entre os dois, que representam os dois grandes tipos de personalidade do povo japonês, um mais contido e responsável e outro mais explosivo e relaxado. É interessante notar como Ryu se mantém determinado ao seu propósito mesmo com os apelos de Kaori, e como Gai oscila quando se depara com problemas com os pais da garota.

Além da fácil identificação com os personagens, sejam eles heróis ou vilões Jetman ainda se beneficiou de um grande atrativo para compor sua fórmula de sucesso: os uniformes dos protagonistas foram baseados em um antigo anime de sucesso, Gatchaman, conhecido no ocidente como EagleMan, graças ao jogo Tatsunoko vs. Capcom. Todos os elementos combinados dão a Jetman o título de melhor Tokusatsu de todos o tempos. Mas há detalhes onde o seriado perde alguns pontos. A composição dos monstros até mais ou menos o meio do seriado é muito iniciante, a maioria baseada em eletrodomésticos, o que no início até é interessante, mas que fica um pouco previsível após alguns episódios. Do mesmo jeito, muitos monstros interessantes são descartados muito rapidamente, mesmo que em mais episódios que a maioria dos Sentais, mas ainda muito cedo, provavelmente devido à dinâmica do mercado de brinquedos.

O fim de alguns dos personagens mais interessantes: Tran (que em seu fim já havia se tornado Tranza) pareceu composta muito de última hora, criando uma situação que não se liga a vários aspectos do contexto passado pelos episódios para dar seu fim. Tal  problema não acontece em Flashman, por exemplo. Mesmo com esses poréns, a escolha do Tokusatsu para ocupar o topo da lista de melhores Super Sentais é muito bem justificada. Jetman é uma série que merecia vir para o Brasil e ampliar ainda mais a margem do fenômeno cult que desperta em quem assiste.

Jetman foi sucedida por Zyuranger, que deu origem aos Power Rangers. Recomendo a série para quem for fã de Tokusatsus, é um\ dos melhores.

Vídeos:

Fontes:

https://nextconqueror.wordpress.com/2011/10/16/review-choujin-sentai-jetman/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Choujin_Sentai_Jetman

Guilherme da Costa Radin

1 comentário em “Sci Files: JETMAN – ESQUADRÃO PÁSSARO

  1. Pingback: Sci Files: ZYURANGER | SCI FI do Brasil - O Portal da Ficção Científica em Português

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: