Artigos Séries

Sci Files: JIRAIYA – O INCRÍVEL NINJA


Sekai Ninja Sen Jiraiya
Sekai Ninja Sen Jiraiya

A série tokusatsu Jiraiya é do gênero metal hero e foi exibida no japão em 1988, fazendo sucesso. Ela foi transmitida no Brasil pela extinta Rede Manchete. De acordo com a Wikipedia:

Sekai Ninja Sen Jiraiya (世界忍者戦ジライヤ, Sekai Ninja Sen Jiraiya, traduzido como Guerra Mundial dos Ninjas Jiraiya e lançado no Brasil sob o título de Jiraiya: O Incrível Ninja) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, pertencente ao gênero Metal Hero. Produzida pela Toei Company, foi exibida originalmente entre 24 de janeiro de 1988 a 22 de janeiro de 1989 pela TV Asahi, totalizando 50 episódios. A série diferenciou-se de suas antecessoras por quebrar o padrão das séries anteriores na qual está inserida, introduzindo um herói sem superpoderes e utilizar como temática a tradição japonesa dos ninjas, até então nunca explorada nos Metal Heroes. Foi trazida ao Brasil pela extinta empresa Top Tape e estreou no dia 2 de outubro de 1989 pela Rede Manchete, continuando a fazer muito sucesso na década de 90. Mais tarde, voltou a ser exibida pela mesma emissora entre 1998 e 1999. Com a falência da Manchete, a série foi exibida ora pela manhã, ora ao final de tarde na RedeTV! até meados de 1999, pouco antes da emissora estrear a sua programação definitiva. Atualmente, é exibida pela Rede Brasil de Televisão (RBTV)  todas as quintas feiras às 10h da manhã. Já foi exibida pela NGT, e também diariamente na TV Diário de Fortaleza entre janeiro e março de 2013. Também foi exibida pela Ulbra TV até 2014.

The Sorcerers Clan (left from right: Oninin Do...
O Clã dos Feiticeiros

Na trama, a família Yamashi (Yoha, Key, Manabu e Tetsuzan) disputam com os ninjas do império e a familia de feiticeiros (Dokusai, Retsuga, Morgana e Benikiba) a posse de Pako, um tesouro alienígena. Toha se transforma no ninja Jiraiya, e ao longo das batalhas consegue diversos aliados: Rey, Spiker, Storm, Barão Owl, Homem-Missil, Alan e Emiha entre outros.

Descobrimos que a origem de Jiraiya está ligada a Rey e a Pako. Inclusive a ninja Rey rouba a cena na série, devido à sua beleza. O vilão Dokusai manipula os ninjas do império e os coloca contra Jiraiya, mas alguns se tornam aliados.

Num dos melhores episódios, Jiraiya enfrenta Kanin Dragon e Chang Kung Fu, sendo quase morto. Pouco depois ele tem sua armadura reforçada, e consegue derrotar os inimigos. Quando aumenta a ameaça dos feiticeiros, surge o deus Jiray (um robô) além dos vilões Dellstar e Morgana. Dellstar é muito parecido com o vilão Silver, de Bioman (1984).

A série teve algumas participações especiais, como a apresentadora francesa Dorothée, Kenji Ohba (que interpretou Gavan nas séries Gavan e Sharivan) e Machiko Soga, a rainha dos tokusatsus que participou de Sun Vulcan, Denjiman, Sharivan, Gavan, Machineman, Magiranger, Jiraiya, Maskman, Spielvan, Zyuranger, Power Rangers, VR Troopers e Power Rangers – Força Mística.

CURIOSIDADES:

  • No programa de Dorothée foram exibidos os tokusatsus Bioman, Liveman, Jiraiya, e Kamen Rider Black, entre outros. Ela era uma especie de Xuxa da França, e também apareceu nas séries Liveman e Kamen Rider Black.
  • O ator Takumi Tsutsui, que interpreta Jiraiya, também apareceu num episodio de Winspector (1991) e reaparece como Jiraiya em Ninninger (2015).
  • O ator Takumi Hashimoto, que interpreta Manabu, também apareceu em Jiban (1989) e Zyuranger (1992).
  • A atriz Megumi Sekiguchi, que interpreta Emiha, apareceu num episódio de Jaspion (1985).
  • O ator Shohei faz o ninja Kaminin Oruha, e depois foi o protagonista da série Jiban.
  • A vilã Benikiba reaparece no filme Gavan Vs Dekaranger (2017), sendo interpretada por outra atriz.

Para quem for fã de tokusatsus, recomendo que assistam Jiraiya, já lançado em DVD no Brasil.

FONTE:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jiraiya_(s%C3%A9rie)

VÍDEOS:

Guilherme da Costa Radin

2 comentários em “Sci Files: JIRAIYA – O INCRÍVEL NINJA

  1. Pingback: De Volta aos 80 – Parte 11: Tokusatsus 2018 | SCI FI do Brasil - O Portal da Ficção Científica em Português

  2. Pingback: Sci Files: ZYURANGER | SCI FI do Brasil - O Portal da Ficção Científica em Português

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: