Sci Files: O Fantástico JASPION


Jaspion é uma série japonesa (tokusatsu) do gênero metal hero, que foi exibida no brasil pela extinta rede manchete. De acordo com a wiki:

Kyojuu Tokusou Jaspion (巨獣特捜ジャスピオン, Kyojū Tokusō Jasupion, traduzido como Investigador de Monstros Jaspion, e lançado no Brasil sob o título de O Fantástico Jaspion) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, pertencente à franquia dos Metal Heroes. Produzida pela Toei Company e exibida originalmente entre 15 de março de 1985 e 24 de março de 1986 pela TV Asahi, totalizando 46 episódios. Foi estrelada pelo ator e dublê Hikaru Kurosaki no papel título.

No Brasil, foi transmitida pela Rede Manchete a partir de 22 de Fevereiro de 1988 juntamente com Changeman, que chegavam no programa Clube da Criança, comandado por Angélica até meados de 1991. Já entre agosto de 1994 até dezembro de 1995, com reprises em 1996 foi exibida pela Rede Record, continuando a manter ótimos índices de audiência. Posteriormente, em 1997, foi transmitida pela CNT Gazeta, e atualmente está sendo transmitida pela Rede Brasil.

A série obteve um sucesso gigantesco e até então inédito por outras produções do gênero exibidas (tais como National Kid e Ultraman), desencadeando uma febre épica pelo gênero de super-heróis japoneses no país e abrindo as portas para a importação de novas séries do gênero tokusatsu. A série obteve um sucesso tão grande, que costumeiramente mesmo em uma emissora de porte menor, sua audiência superava a da Globo que contava com programas como o da Xuxa, líder absoluto até então.

No auge, Jaspion obteve os maiores índices de audiência da história da TV Manchete. Pelo enorme número de seguidores no Brasil, cuja população é a quinta maior do planeta, Jaspion invariavelmente continua sendo uma das séries tokusatsu com maior número de fãs em todo o mundo. Em razão desta enorme popularidade, o personagem-título tornou-se o protótipo do herói japonês no país, imagem que se mantém até os dias atuais.

Após negociações, a série completa foi lançada no Brasil em DVD pela Focus Filmes em 2009.

Na série vemos que Jaspion é recrutado por Edin para enfrentar o lendário Satan Goss, que tem o poder de enfurecer os monstros. Tem como aliados Anri, Myia e Boomerman (interpretado por Hiroshi Watari, que fez Sharivan e Spielvan). Os vilões principais são Satan Goss e McGaren, que recrutam um exercito de monstros para conquistar a terra.

Algumas das melhores batalhas de Jaspion são quando enfrenta os Quadridemos, Kilmaza e Kilza. A trama da busca pelo Pássaro Dourado movimenta boa parte dos episódios. No final de cada episódio a nave Daileon se transforma num robô gigante para enfrentar os monstros. Num dos melhores (número 18), Jaspion enfrenta e destrói o vilão Zampa. A bruxa Kilza surge no episódio 29 para ressuscitar McGaren, e traz muitos problemas para Jaspion. No episódio 39 surge a rainha espectro Kilmaza, para vingar a morte de sua irmã. Jaspion e McGaren  retornam no longa Gavan Vs Dekaranger (2017)

Jaspion foi a quarta série de maior sucesso no gênero metal hero no Japão. No Brasil, Jaspion e Changeman estrearam no mesmo dia na TV Manchete, e devido ao grande sucesso posteriormente foram trazidas pela emissora as séries Flashman, Spielvan, Jiraya, Jiban, Winspector, Solbrain, Patrine, Ultraman Tiga, o veterano National Kid, Kamen Rider Black e Kamen Rider Black RX. Pela concorrente Globo vieram Gavan, Shaider e Bicrosser. Já a Bandeirantes trouxe Google Five, Maskman, Machineman, Metalder e Sharivan.

Para quem é fã de tokusatsus, Jaspion é obrigatório.

Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jaspion

Trailers:

Guilherme da Costa Radin

Anúncios

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s