Sci Files nos Quadrinhos: O Reboot do Reset


i333452Em 1986 a DC C comics fez o reboot “Crise nas Infinitas Terras”, para  consertar a bagunça que foi criada com o Multiverso. E as melhores fases de Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Liga da Justiça e Novos Titãs ocorreram exatamente nesta nova fase da editora. Isso trouxe um aumento nas vendas da DC e a Marvel, para competir, fez a saga “Guerras Secretas”, que não era um reboot mas uma reunião de heróis e vilões.

Em 1994, a DC fez a saga “Zero Hora”, que serviu para fazer mais alguns consertos na cronologia. A Marvel, por sua vez, lançou a saga “Massacre”, que culminou no reboot “Heróis Renascem”. Mas enquanto a saga “Massacre” foi sensacional, “Heróis Renascem” foi um fiasco e acabou resetado pela editora.

A DC começou a bagunçar de novo a cronologia quando restaurou o Multiverso na revista do Superboy. Temos como consequência a saga “Flashpoint” (Ponto de Ignição), que reseta de novo a cronologia da DC, dando origem ao reboot “Novos 52” (2011), que causou um aumento nas vendas e colocou a DC na frente da Marvel nas vendas por quase um ano. O reboot deixou muitas lacunas sobre eventos como a queda do Morcego e a morte do Superman entre outros. Na nova cronologia os heróis teriam surgido há apenas 5 anos, enquanto que na anterior eles estariam na ativa há pelo menos 20 anos.

A Marvel reage com a excelente saga “Vingadores Vs X-Men”, que culmina na nova fase Marvel NOW!. De acordo com a Wikipedia:

Marvel NOW! (Nova Marvel, no Brasil) é uma linha editorial da Marvel Comics lançada originalmente em 2012, considerada como uma resposta ao reboot da DC Comics, Os Novos 52. Nela, a numeração dos títulos anteriores foi reiniciada, novas séries começaram, personagens ganharam novos uniformes e a formação das equipes foi alterada. Em especial, após o evento Vingadores vs X-men, que mostrou um conflito entre os Vingadores e os X-men, uma equipe foi criada contendo integrantes das duas facções, chamada de Uncanny Avengers (Fabulosos Vingadores, no Brasil).

OBS: Marvel NOW! não é um reboot.

marvel-ultimateNo inicio dos anos 2000, a Marvel lançou o universo “Ultimate”, que é resetado com o evento Marvel NOW!, mas alguns personagens são integrados na nova fase. Com ela, a Marvel recuperou a liderança nas vendas de quadrinhos nos EUA. A DC não demorou a reagir, com a saga “Guerra Darkseid”, que culmina na nova fase “Rebirth” (2016). Fica estabelecido que a linha do tempo dos Novos 52 foi desencadeada por um dos heróis do grupo Watchmen. Os Watchmen, que antes estavam numa linha do tempo alternativa, agora são os responsáveis por causar os eventos de “Flashpoint”, “Novos 52” e “Rebirth”.

A causa anterior de “Flashpoint” é invalidada, sendo criada uma nova causa para a origem dos Novos 52. “Flashpoint” havia eliminado a linha do tempo estabelecida com “Crise nas Infinitas Terras”. Mas com “Rebirth” temos o retorno do Flash (Wally West) e Diana Troy, entre outros que estavam desaparecidos desde o final de “Flashpoint”. Diversos heróis retornam ao status quo pré-Flashpoint, ou seja, a cronologia estabelecida com “Crise nas Infinitas Terras” (1986/2011).

A Marvel lança a “Novissima Nova Marvel” (2015), que é uma continuação da “Nova Marvel”. Mas o status quo de diversos personagens é alterado drasticamente: Thor e Wolwerine se tornam mulheres. Existem rumores deque a saga “Guerras Secretas 2” vai terminar num reboot. Basta entrar em algum site de noticias de quadrinhos para ver que os fãs estão indignados com tanta lambança. No universo “Ultimate” da Marvel, alguns personagens tinham sido alterados sexualmente, gerando muita controvérsia e repulsa entre os fãs.

Os fãs estão cansados de reboots, querendo acima de tudo ler historias divertidas e interessantes. Ambas as editoras deviam seguir o exemplo do que fizeram nos anos 1980/1990, que eram histórias de qualidade onde se destacaram, entre outras, “O Cavaleiro das Trevas”, “Batman Ano Um, “Massacre de Mutantes, a saga “Fênix Negra”, “Watchmen” e “Dias de um Futuro Esquecido”.

Os fãs querem mais qualidade, não só confusos reboots e resets.

FONTES:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Marvel_NOW!
https://omelete.uol.com.br/quadrinhos/noticia/reboot-rebirth-nao-mexera-na-cronologia-do-universo-dc/
http://pt-br.marvel.wikia.com/wiki/Totalmente_Nova_Marvel
https://omelete.uol.com.br/quadrinhos/critica/totalmente-nova-marvel-wolverine-critica/
https://omelete.uol.com.br/busca/?q=All-New+Marvel+Now

Guilherme da Costa Radin

Anúncios

1 Comment

  1. Boa noite amigos! Li o texto e me identifiquei totalmente. Comecei a ler quadrinhos por volta do fim dos anos 80, os quadrinhos foram o que me fizeram mais ter ímpeto em aprender a ler lá nos meus 6 anos de idade. Acompanhei a DC e a Marvel, principalmente a Marvel, durante toda a década de 90, e, exatamente por volta do início dos anos 2000 foi que desgostei das HQ’s exatamente pelo que foi relatado no texto. Hoje se quero matar a saudade de uma leitura assim divertida recorro ao meu baú dos quadrinhos antigos que mantenho guardado. Para quem viu e acompanhou os personagens clássicos em histórias fantásticas é impossível ter qualquer tipo de identificação com as atuais mudanças e alterações que foram feitos nos dias atuais. Obrigado por me representarem.

    Curtir

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s