Artigos Filmes Livros

Sci Files: FC em Evidência e Distopias


mockingjay_part_2Sem a menor dúvida, a ficção cientifica está em alta. Bem, pra falar a verdade há muito tempo está, mas este ano parece ser muito especial. O que vimos até agora em 2015? Citando alguns mais importantes:

Esqueci algum filme? Claro que sim! Mas não citarei todos, apenas mencionei alguns destaques. E os fãs de Star Wars já estão delirando de ansiedade, com a proximidade da estreia de O Despertar da Força! Sobre um dos melhores do ano até aqui, Perdido em Marte, inclusive falei um pouco, no meu Blog, sobre outros filmes sci-fi com a trama se passando em Marte:

the-martianPLANETA MARTE NOS FILMES DE FICÇÃO

E um pouco sobre o autor do livro Perdido em Marte:

ATUAIS AUTORES DE FICÇÃO CIENTÍFICA

Neste mês de novembro uma dos principais franquias distópicas encerra sua saga fictícia nos cinemas. Sim, agora estou falando dos “Jogos da Fome”. Isso mesmo gente, o aguardado Jogos Vorazes: A Esperança – O Final. Mas enquanto esta saga termina, outras duas estão ainda se encaminhando. São elas Maze Runner e Divergente. Ambos com suas continuações já estreadas este ano, e com novos capítulos a caminho.
Isso mostra a alta da ficção cientifica, que está cada vez mais presente tanto no cinema como na literatura. Mas o que torna essas franquias tão desejadas, tão aclamadas? O que têm elas em comum? O que fazem delas tão especial? Vamos a um breve comentário sobre estas indagações:

O QUE ELAS TÊM EM COMUM

As três são do subgênero da ficção cientifica chamado Distopia. E, embora sejam ambientadas em um mundo caótico, com seus governos manipuladores, as três têm seus pontos de diferença – sendo Maze Runner a mais diferente delas. Nela, o mundo já tem um panorama mais apocalíptico, embora continue tendo um governo manipulador por trás da trama. Além disso, os jovens protagonistas são lideres que farão a trama dar uma quinada rumo à liberdade da sociedade sujeita a manipulação; ou seja, são uma salvação em meio ao caos.

O QUE AS TORNAS TÃO ESPECIAIS

São especiais por serem adaptações de livros que são sucessos contemporâneos, ou seja, o sucesso das obras literárias apenas está se estendendo ao mundo cinematográfico. Em outras palavras, o público já esta formado! O destaque fica por conta dos autores:

  • Veronica Roth –  20 milhões de exemplares vendidos no mundo todo
  • Suzanne Collins 135 semanas consecutivas como Best Sellers segundo o New York times
  • James Dashner– 75.000 exemplares so no Brasil.

O QUE SE DESTACA NELAS

Todas focam em um herói trilhando sua jornada na descoberta de si mesmo, ou seja, a velha jornada do Herói que já inspirou tantas sagas, inclusive a de Star Wars. Como Thomas, de Maze Runner, descobrindo pouco a pouco quem ele é. Então nossa curiosidade é aguçada, pois nota-se que o rapaz tem habilidades especiais, incluindo sua bravura. Ninguém jamais passou uma noite no labirinto… exceto o herói…; ou Katniss, de Jogos Vorazes, se revelando como a mocinha que dará a derradeira esperança para humanidade; ou a Tris, de Divergente, que causa medo no governo distópico da sociedade em que vive. Sim, ela não é como os demais, daí vem o nome divergente. E não falarei mais pra evitar spoilers.

maze-runner-scorch-trials

E segue a diversão para os fãs da ficção científica e das distopias, que parecem estar cada vez mais atuais.

VEJA A SAGA DIVERGENTE

ASSISTA AO TRAILER DO CAPITULO FINAL DE JOGOS VORAZES.

Ron Perez

3 comentários em “Sci Files: FC em Evidência e Distopias

  1. Vitor Hugo B. Ribeiro

    Eu prefiro Utopias, como em meus livros, porém estes filmes são sensacionais. Sou fã de Star Trek, uma futuro utópico em que acredito!

    Curtir

  2. A cara da Ficção Distópica esta muito adolescente com esses títulos, falta profundidade e sobra clichês, mas pelo menos não foi esquecida e também ajuda a impulsionar os mais jovens a conhecerem o gênero.

    Curtir

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: