Artigos Resenhas - Séries

Sentai Files: Esquadrão Relâmpago CHANGEMAN


changemanChangeman é uma série Super Sentai, exibida no Japão em 1985 e que, tendo chegado no Brasil em 1988, fez sucesso em ambos os países. Foi  exibida na extinta Rede Manchete, inclusive fazendo um pouco mais de sucesso que a série Jaspion. A trama gira em torno de cinco heróis, que tem de defender a Terra de uma invasão alienígena. De acordo com a Wikipédia:

Dengeki Sentai Changeman (電撃戦隊チェンジマン, Dengeki Sentai Chenjiman?, traduzido e lançado no Brasil como Esquadrão Relâmpago Changeman) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, parte da franquia dos Super Sentais. Produzida pela Toei Company, foi originalmente exibida pela TV Asahi entre 2 de fevereiro de 1985 e 22 de fevereiro de 1986, sucedendo Bioman e antecedendo Flashman.

Fez grande sucesso em seu país de origem e no Brasil, onde foi exibido a partir de 1988 pela extinta Rede Manchete até meados de 1994 e a partir do mesmo ano pela Rede Record e mais tarde pela Rede Gazeta. A série completa foi lançada em VHS pela Everest Vídeo (mais tarde Tikara Filmes). Atualmente é exibida pela Rede Brasil todas as sextas.

História:
Cinco integrantes do exército dos Defensores da Terra são banhados pela Força Terrestre (Earth Force) e adquirem cada um os poderes de um densetsu-ju (animal lendário): Dragão (Change Dragon), Grifo (Change Griphon), Pégaso (Change Pegasus), Sereia (Change Mermaid) e Fênix (Change Phoenix). Com um vasto arsenal e o poderoso Change-Robô eles lutam contra os alienígenas de Gôzma, um império galáctico cuja sede fica no planeta de mesmo nome, e que conquistara e anexara um número sem-fim de mundos. Gôzma é liderado pelo malévolo Senhor Bazoo (Sei Oh Bazoo) e sua horda de ajudantes, que querem a qualquer custo dominar o planeta Terra.

A ameaça aumenta quando surge a vilã, Rainha Ahames, que demonstra ter muito poder e cria uma armadilha até para as tropas de Gôzma. O melhor arco da série ocorre justamente quando Ahames e Giluke disputam a aura energética de Nana. Os Changeman então precisam enfrentar o trio de monstros de Ahame (Giza, Jella e Savoo), que aumenta os seus poderes e quase destrói os heróis. Pouco tempo depois, Giluke também aumenta seus poderes.

Curiosidades:

  • O ator que interpreta Change Pegasus, anos depois, participou da série Zyuranger, que serviu de base para os Power Rangers.
  • A atriz que interpreta a Nana adulta já havia participado de Bioman.
  • Também existe a trilogia de episódios “Torre de Babel”, que foram censurados no Japão por… serem muito ruins. A Rede Manchete, por engano, chegou a exibi-los uma vez no Brasil.

Recomendo aos fãs de Super Sentai que assistam a série Changeman, que já foi lançada em DVD no Brasil.

Fontes:

http://forum.outerspace.terra.com.br/index.php?threads%2Fos-tr%C3%AAs-epis%C3%B3dios-perdidos-dos-changeman-a-trilogia-da-torre-de-babel.369049%2F
http://nagado.blogspot.com.br/2014/06/sobre-sucesso-audiencia-e-lucratividade.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esquadr%C3%A3o_Rel%C3%A2mpago_Changeman

Guilherme da Costa Radin

6 comentários em “Sentai Files: Esquadrão Relâmpago CHANGEMAN

  1. eduardo

    E muito legal eu sou fã dos changeman eu queria ser muito como eles hoje eu sou sou faixa preta segundo dan changeman muito obrigado por fazer parte da minha infância muito obrigado esquadran relâmpago changeman

    Curtir

  2. Pingback: De Volta aos 80 – Parte 8: TOKUSATSUS – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  3. Pingback: Sci Files: POWER RANGERS – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  4. Pingback: Sci Files: O Fantástico JASPION – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  5. Pingback: Sci Files: JETMAN – ESQUADRÃO PÁSSARO – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  6. Pingback: Sci Files: ZYURANGER | SCI FI do Brasil - O Portal da Ficção Científica em Português

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: