Artigos Resenhas - Séries

Sentai Files: BIOMAN


Bioman

A série Bioman fez grande sucesso no Japão, e foi pioneira de diversas  formas. Não chegou a ser exibida no Brasil, mas isso quase aconteceu:

Choudenshi Bioman (超電子バイオマン, Chōdenshi Baioman?, traduzida como Super Elétron Bioman) é a oitava série da franquia Super Sentai, produzida pela Toei Company entre 4 de fevereiro de 1984 a 26 de janeiro de 1985, sucedendo Dynaman e antecedendo ChangemanBioman é famosa por ser a primeira série do gênero que não se vale do expediente de agigantar um monstro derrotado para jogá-lo de novo contra os justiceiros: aqui, todos os “monstros da semana” são robôs originalmente gigantes, vários deles pilotados pelos vilões regulares. Também foi pioneira em dar importância ao robô gigante dos heróis, tornando-o peça-chave de muitas tramas—em contraste com a pouca atenção dada a seus similares nas séries anteriores (e na maioria das posteriores). Outra inovação notável: Bioman foi a primeira série a apresentar uma dupla feminina. Inédita em português, a série fez grande sucesso na França e nas Filipinas, onde foi dublada em inglês. Ao todo tem 51 episódios (mais um filme).

Inclusive, a serie chegou perto de se tornar o derivado Power Rangers, que acabou sendo lançado somente em 1993. Ver link:

http://www.megapowerbrasil.com/2014/01/especial-20-anos-bioman-o-power-rangers.html

Confira a trama de Bioman:

Há 500 anos houve uma disputa entre facções opostas na distante Estrela Bio. Um grupo pretendia manter o uso de sua avançada tecnologia para fins pacíficos e para a defesa dos povos mais fracos da Galáxia, enquanto outro defendia a criação de superarmas para a dominação desses mesmos povos. A disputa tornou-se uma guerra e resultou na explosão de Bio pela facção beligerante. Pouco antes disso, antevendo a destruição, o grupo pacifista enviou a andróide Peebo e o Bio-Robô para o planeta Terra, para que seus segredos não caíssem em mãos erradas.

Na Terra, a dupla tratou de irradiar cinco pessoas com as chamadas “biopartículas”, que despertam habilidades especiais em seus hospedeiros quando ativadas. As biopartículas seriam transmitidas aos descendentes dos hospedeiros e permaneceriam dormentes até o dia em que a androide e o robô as despertassem. Feito isso, os dois entraram em hibernação, embora seus subconscientes continuassem a coletar e analisar informações.

Esse mal surgiu no ano de 1984, quando o Doutor Hideo Kageyama utiliza a si próprio como cobaia em experiências de aumento de inteligência usando a eletrônica. O experimento é um sucesso, mas a mente de Kageyama se corrompe, fazendo dele um ser ganancioso e sedento por poder. O cientista se volta para a cibernética, criando robôs guerreiros para seus planos de consquista e enxertando peças mecânicas em seu próprio corpo, transformando-se em um ciborgue e adotando o codinome Doutor Man.

Liderando o Novo Império Gear (新帝国ギア, Shin Teikoku Gia?) a partir da fortaleza Neograd, na Antártica, ele almeja dominar o mundo e mostrar a superioridade dos robôs e ciborgues sobre os seres humanos. Percebendo o risco que a Terra enfrenta, Peebo e o Bio-Robô despertam de seu longo sono e iniciam a procura dos descendentes daqueles que foram irradiados pelas biopartículas. Com a união dos terráqueos e a assistência da dupla mecânica, está formado o quinteto que ficaria conhecido como os Bioman.

Vemos  mais adiante que um dos Bioman tem seu passado ligado de alguma forma com o império Gear.

Os personagens:

  • Shirou Gou/Red One – Foi escolhido para ser o Red one. Suas maiores habilidades são no pára-quedismo,além de ser um ótimo piloto.
  • Shingo Takasugi/Green Two – Sua coragem o levou a ser o escolhido para se tornar o Green Two. Além de pilotar carros de corrida, também é um ótimo mecânico.
  • Ryuta Nanbara/Blue Three – Foi escolhido para ser o Blue Three. Suas maiores habilidades estão nos esportes aquáticos.
  • Mika Koizumi/Yellow Four I – Fotógrafa profissional, foi escolhida contra sua vontade para ser a Yellow Four. Porém, acabou se integrando ao grupo por sua coragem e entrega. Essa mesma coragem, faria com que ela se sacrificasse e morresse para salvar os outros Bioman.
  • Jun Yabuki/Yellow Four II – Após a trágica morte de Mika, os Bioman precisavam de uma nova integrante para completar o grupo e assim prosseguirem com sua missão. Então Jun foi a escolhida para ser a nova Yellow Four, no episódio 11. Antes mesmo de ser escolhida, já admirava os heróis e, diferente de sua antecessora, aceitou com felicidade o seu dever. Hábil no arco-e-flecha, abriu mão dos Jogos Olímpicos de 1984 para integrar o grupo.
  • Hikaru Katsuragi/Pink five – Dócil e delicada, sem deixar de ser corajosa. Se tornou muito amiga de Mika (mesmo em pouco tempo) e Jun. Sua especialidade está na música, ela é flautista.
  • Shouta Yamamori – Jovem que vive na floresta e se apaixona por Jun após sofrer um nocaute. Tenta entrar no Bioman para defender a floresta do império Gear que procurava rochas que afeta a bio-energia do Bioman. O Bio robô faz um scan de Shouta e descobre que ele não possui a bio-energia para se tornar no sexto membro. Depois de levar um fora de Jun, é enganado por Farrah e Farrah Cat e controlado, mas é salvo por Jun e destrói a base onde se encontrava as tais rochas se tornando o sexto membro honorário. Mais tarde, Hikaru Kurosaki que atuou como o atrapalhado Shouta, protagonizaria numa série de Metal Hero como Jaspion, mas também foi mantido os traços de Shouta que tinha na série antecedente.

A serie Jaspion foi  exibida com sucesso no Brasil pela extinta Rede Manchete. Recentemente foi lançada em DVD no Brasil.

Império Gear:

  • Doutor Man – Ao unir seu corpo e inteligência com implantes cibernéticos, pretende conquistar o mundo com seu exército de homens mecânicos. Têm um filho, Shuichi. Sua identidade civil é o Doutor Hideo Kageyama.
  • Mason – No passado conspirou contra o próprio Doutor Man. No episódio 10 matou, com a arma Bio Kill Gun, Mika Koizumi,a primeira Yellow Four. Forma o Big Three com Monster e Farrah e conspirou na morte do Dr. Man, até depois sofrer lavagem cerebral do Dr. Man.
  • Farrah – A membra feminina do Big Three. Usa armas de sementes e deixa o trabalho sujo para Farrahcat. Forma o Big Three com Monster e Mason.
  • Farrahcat – A guarda-costas de Farrah que faz o seu trabalho sujo. Farrahcat é rápida, agil e acrobática. Têm arma garras e dois nunchukus gêmeos.
  • Monster – É forte como uma baleia, porém não muito inteligente. Gosta muito de trabalhar com o monstro Ju-Oh. De início têm como arma um grande foice, que depois é melhorada. Forma o Big Three com Farrah e Mason.
  • Bio Hunter Silver – Um robô vindo da Bio Star programado para matar qualquer um que tenha as Bio Partículas. Armado com a Mega Bio Energy, arma similar a que matou a primeira Yellow Four, e chega na Terra para matar o outro grupo com as Bio Partículas. Ele possui um robô gigante chamado Balzion.
  • Prince – Andróide baseado em Shuichi, filho de Doutor Man, destruído por Blue-Three. Silver tenta reconstruir uma cópia do Prince, mas é enganado por Shuichi quando ele se passa por Prince quando este tenta libertar Shinichirō Gou do império Gear.
  • Homens Mecânicos – Soldados andróides do império. Como outros soldados de diversos seriados Tokusatsus, não conseguem falar.

A ameaça aumenta para os Bioman quando surge o vilão Silver. Temos muitas revelações, conforme sua historia é contada. Silver  ocasionalmente se aliava ou ficava contra o império Gear. Era perigoso e imprevisível. Sua busca,pelo robô Balzion era um  ameaça até para os planos de dominação do império Gear.

Curiosidades:

  • Bioman foi a primeira série Super Sentai a ter dois integrantes femininos.
  • A série foi levada para a França junto com Gyaban por Haim Saban, o qual anos mais tarde criaria Power Rangers adaptando sentais posteriores.
  • Bioman foi um estrondoso sucesso na França (equivalente a Changeman no Brasil e Liveman no Peru). Por causa desse enorme e repentino sucesso, Maskman e Liveman foram chamados de Bioman 2 e Bioman 3, respectivamente. Jogada de marketing parecida com a feita no Brasil, onde Spielvan foi chamado de Jaspion 2.
  • O ator Hikaru Kurosaki, que no ano seguinte interpretaria o herói Jaspion, faz uma participação na série, mais precisamente nos episódios 35 e 36, em que interpretou Shouta Yamanomi.
  • Além disso, foi em Bioman que Hikaru Kurosaki conheceu sua esposa, Asuka Yuko, que na série interpretou a vilã Farrah, que acabou falecendo em dezembro de 2011.
  • Especula-se que a atriz Yuki Yajima (Yellow Four I) tenha saído da série por desentendimentos salariais com a Toei. Prova disso é que no episódio 10, em que Yellow Four morre, a atriz não aparece. Do começo ao fim, vemos a próprio Yellow Four em seu uniforme, sem reverter para sua forma humana.
  • Yoshinori Okamoto, que na série fez o Bio Hunter Silver, faria no ano seguinte o Pirata Espacial Buba em Changeman e, mais tarde, Galdan em Flashman, Oyubu em Maskman e Doutor Ashura em Liveman.
  • Junto com Liveman Turboranger, Bioman esteve perto de vir para o Brasil, licenciado pela Tikara Filmes, de Toshihiko Egashira. Prova disso são cenas da série presentes nas contracapas das fitas de vídeo de Changeman, Flashman e outras séries. Porém por conta do declínio do gênero por aqui, tais séries acabaram não vindo.
  • Na dublagem francesa da série, os heróis principais tiveram seus nomes originais alterados para nomes franceses: Shiro Go virou Fredy Gor, Shingo virou Fred, Ryuta virou Bob e Hikaru virou Sikou.
  • Assim como na série Goggle V, Bioman é outra série em que os integrantes atuam disfarçados como figurantes.
  • Nas lembranças de Peebo, Mika Koizumi não é mencionada no episódio final.

A ultima aparição dos Bioman foi na trilogia Super Hero TaizenBioman é uma  excelente série Super Sentai, mas que foi sucedida pela ainda melhor Changeman.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Choudenshi_Bioman

Guilherme da Costa Radin

Enhanced by Zemanta

2 comentários em “Sentai Files: BIOMAN

  1. Pingback: Esquadrão Relâmpago CHANGEMAN | SCI FI do Brasil

  2. Pingback: JIRAIYA – O INCRÍVEL NINJA – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: