Artigos Séries

SHARIVAN, O Detetive Espacial


sharivanA série Sharivan, que é derivada de Gavan (Gaban), foi  exibida no Brasil, inicialmente pela Rede Bandeirantes, veja abaixo:

Uchuu Keiji Sharivan (宇宙刑事シャリバン, Uchū Keiji Shariban?, traduzida como Detetive Espacial Sharivan, e lançada no Brasil sob o título de Sharivan, o Guardião do Espaço) é uma série de televisão do gênero Tokusatsu, pertencente à franquia dos Metal Heroes. É a segunda série da trilogia dos Policiais do Espaço, sucedendo Gaban. Produzida pela Toei Company, a série foi exibida originalmente entre 4 de março de 1983 e 24 de fevereiro de 1984 pela TV Asahi, totalizando 51 episódios. No Brasil, foi transmitida pela Rede Bandeirantes a partir do dia 8 de outubro de 1990 a 21 de dezembro do mesmo ano. Posteriormente foi exibida na Rede Record em 1993 e na TV Guaíba, de 13 de setembro de 1993 a 15 de janeiro de 1994. Voltou a ser exibido em 1996 pela Rede Record no programa Tarde Criança junto com os outros heróis japoneses.

Embora as series de maior audiência no Brasil fossem as da Rede Manchete, Sharivan fez bastante sucesso por aqui. O enredo é bem melhor que o de Gavan, que se concentrava na busca pelo pai. Sharivan surge nos últimos episódios dessa série.

Abaixo, os personagens de Sharivan:

Den Iga/Sharivan – O protagonista da série. Nativo da Ilha Iga, onde trabalhava como patrulheiro florestal. Ajudou seu antecessor (Gyaban) em sua luta contra a sociedade Makuu, onde recebeu um ferimento mortal. Então Gyaban o enviou para a Estrela Bird. Graças à ciência da Estrela Bird, Den Iga se recupera e recebe um treinamento especial, tornando assim um Detetive Espacial, sucedendo Gyaban. Na Terra passa a combater a Sociedade Secreta Mad. Transforma-se ao dizer “Raio Solar” (Sekisha no original). No último episódio, após destruir MAD, Den se reúne aos outros descendentes do povo de seu planeta e volta para lá, para reconstruí-lo.
Kai Hyuga (Filme) – Segundo Policial do Espaço Sharivan. Depois de recomeçar uma nova vida com os descendentes de Iga, Kai é oficializado como o novo Policial do Espaço Sharivan.
Lili – A ajudante de Sharivan. Nativa da estrela Bird. Com a derrota do império Fuuma, Lili volta para o planeta Bird, sendo que ela queria ir para o planeta Iga com Den.
Capitão Gyaban – Após derrotar Makuu, é promovido ao cargo de capitão. Luta junto com Sharivan contra a organização MAD.
Kojiro Oyama – Todo atrapalhado e azarado, é o personagem cômico da série.
Comandante Kom – Nativo da estrela Bird, é o Comandante da União da Polícia Galática.
Mareen – Secretária de Kom.
Mimi (Eps. 1, 47 – 51) – Filha do Comandante Kom e parceira de Gyaban. No fim da série foi forçada a casar-se com o General Gailer, mas é salva por Sharivan. Sua habilidade extra-sensorial também foi importante para rastrear a base da MAD e Maoh Saiki.
Tsukiko (Eps. 15, 34) – É a irmã adotiva de Gyaban. Foi feita refém de MAD em troca de sua vida a destruição do Grand Bus. Ao ser salva, ela começa a trabalhar para a Polícia Galáctica.
Chiaki, Akira e Chie – São os filhos do presidente da Suzuki Motors. Eles aparecem frequentemente ao lado de Kojiro.

Os vilões:

Sociedade Secreta MAD (“Mado”, no original)

É uma organização de criminosos psíquicos. Sua fortaleza é o Castelo da Alucinação (幻夢城), localizado no Mundo da Alucinação. Desejam conquistar o Universo inteiro espalhando o caos através das habilidades psiônicas de seus integrantes.

Maoh Saiki (Maoh Psycho) – Vilão principal da série e líder de MAD. Passa todo o seriado sentado em seu trono e mesmo quando tem que lutar não se levanta dele. No penúltino episódio é revelado que ele possui dois corpos e quando um morre o outro o ressuscita, o que o torna “imortal”. Sendo que esse segundo corpo dele, Saikioh, aparece em várias episódios vigiando Sharivan. Tem a forma de um homem careca trajado de terno branco e se transforma em robô no penúltimo episódio. Mas na batalha final, Sharivan e Gyaban conseguem matá-lo, pois cada herói destrói um corpo de Maoh Saiki ao mesmo tempo.
Doutora Porter – Estrategista, é a chefe dos cientistas de MAD e sucessora de Maoh Saiki no comando da organização. É ela quem aciona a Máquina do Mundo da Alucinação, que transporta as pessoas para outra dimensão. Foi morta por Sharivan no último episódio.
General Gailer – Comandante de campo de MAD. Não gosta de Porter, mas é obrigado a se submeter à autoridade dela. Tentando melhorar sua imagem com Maoh Saiki, desafia Sharivan para uma luta mano a mano. Nesse último duelo, seu rosto fica com manchas vermelhas se tornando mais poderoso, quando Maoh Saiki o manda para o mundo da alucinação. Mesmo assim, o herói o mata.
Miss Akuma 1 e 2 – Com pouca projeção na série, são duas guerreiras que ajudam Gailer e fazem serviços de espionagem para Porter. Akuma 1, morta por Gyaban, vestia traje preto e Akuma 2, devorada por Gamagon, vestia traje rosa.
Leider (eps. 34 a 50) – Aparece pela primeira vez no episódio 34. É um feiticeiro de origem desconhecida. Ardiloso e estrategista, finge ajudar MAD, mas enquanto isso joga os membros da organização uns contra os outros, pretendendo se apoderar do comando do grupo quando este se encontrar em estado de caos. No penúltimo episódio, quando finalmente desafiou Maoh Saiki abertamente, este o destruiu. Ele retorna no filme Uchuu Keiji VS Super Sentai VS Kamen Rider,  para restaurar a organização MAD.
Grande Rei Gamagon (Eps. 31, 49-50) – É uma enorme cabeça de sapo. Tentou devorar Sharivan quando este acidentalmente caiu em seu planeta no episódio 31. Depois se aliou a Leider para roubar o Cristal Iga. Foi destruído por Sharivan no penúltimo episódio. Ele traz seus servos, que são soldados humanoides trajados de cor vermelha.
Brasas Benguel (Bengel Brothers, Ep. 11) – Piratas mercenários espaciais que vieram dos confins do universo planejando tomar o controle de MAD. Após serem torturados por Maoh Saiki, são transformados em ciborgues comandados por MAD e suas informações sobre os golpes de Sharivan são utilizadas para criar o monstro maligno Shouri Beast.
Soldados Saikier – São os soldados rasos de MAD. Possuem uma máscara metálica e traje de cor escura.
Leisa, a Guerreira do Mundo Espiritual (Ep. 42) – Um guerreira enviada por Leider para matar Helen Bell. Disfarçada de humana, ela engana Hellen dizendo que está muito triste sobre a perda de alguém. Mas nisso, ela mostra sua verdadeira face e duela contra Hellen. Sendo então morta pela mesma.

As batalhas de Sharivan  contras as forças de MAD são sensacionais. O único problema é a excessiva repetição de cenas. A trama da busca do cristal Iga, e as revelações referentes à origem de Sharivan, se tornam o motor da historia. Gavan fez o treinamento de Sharivan, e aparece em diversos episódios.

A ameaça aumenta quando surge o vilão, Leider, que coloca os integrantes do MAD uns contra os outros para tomar o poder. Leider é o grande vilão do filme Super Hero Taizen ZGrande Guerra (2013), onde temos reunidos diversos super sentais, Kamen Riders e os detetives espaciais Gavan, Sharivan e Shaider.

Shadow Moon (Kamen Rider Black) é o segundo em comando na nova organização MAD. O vilão aparece em toda a trilogia Super Hero Taisen. Shadow Moon é com certeza o vilão mais cruel e assustador de todos os spin offs  de Kamen Rider. Muitos vilões dessas séries tem um visual muito “alegrinho”, mas Moon tem uma armadura sombria, e uma crueldade que lembra facilmente Darth Vader. Ele retornou em 1988, em alguns episódios de Kamen Rider Black RX, e depois em Super Hero Taizen (2009), durante a exibição de Kamen Rider Decade. Moon é muito poderoso, considerando que deu uma surra nos Gokaigers e Gobusters. Só falta a toei criar juízo e fazer um filme com Moon como vilão principal, enfrentando novamente Kamen Rider Black RX.

Gavan reapareceu em Gavan – The Movie, Gavan x Gokaiger, na série Gobuster e no Super Hero Taizen Z. Inclusive em 2014 teremos uma nova reunião de heróis. Ver link:  http://www.megahero.com.br/2013/12/cinema-super-hero-taisen-3.html

A luta final de Sharivan e Gavan contra o vilão Maoh Psycho é sensacional, daquelas que prendem mesmo a atenção. Para quem é fã de Tokusatsus, recomendo que assista Sharivan, o Defensor da Galáxia.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sharivan

Guilherme da Costa Radin

5 comentários em “SHARIVAN, O Detetive Espacial

  1. Charles

    Tenho uma recomendação para quem quer relembrar esses anos de ouro.
    Acessem o Site do Tokusatsus Vídeo Store, é o maior acervo de séries Tokusatsus do Brasil e com o melhor preço. Jaspion, Sharivan, Changeman, Flashman, Kamen Rider Black, Kamen Rider Black RX, Cybercops, Lion Man e muito mais.
    Acesse http://www.tokusatsus.loja2.com.br

    Curtir

  2. Pingback: De Volta aos 80 – Parte 8: TOKUSATSUS – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  3. Pingback: Sci Files: O Fantástico JASPION – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  4. Pingback: JIRAIYA – O INCRÍVEL NINJA – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  5. Pingback: Sci Files: ZYURANGER | SCI FI do Brasil - O Portal da Ficção Científica em Português

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: