Notícias

Rio sedia maior JEDICON e reúne fãs de ficção científica e fantasias


Foto: Wagner Rotondo
Foto: Wagner Rotondo

Todas as gerações de fãs de Guerra nas Estrelas e ficção científica, além dos nerds e interessados por cinema e ciência se preparam para invadir o Planetário da Gávea. O local será transformado num grande espaço de entretenimento e informação para cultuar a saga que mudou a história do cinema nas décadas de 1970 e 1980. A JEDICON, na versão carioca produzida pelo Conselho Jedi Rio de Janeiro e pela Fundação Planetário do Rio, acontece no sábado 19 de outubro para seguidores de Luke Skywalker, Princesa Leia, Darth Vader e Stormtroopers fazerem uma grande festa na galáxia da Zona Sul carioca. Em formato ampliado, a Convenção Nacional de Fãs de Star Wars espera aproximadamente 10 mil pessoas de todas as idades, três mil a mais que a edição 2012, com mais espaços e atrações. A apresentação do evento será do humorista Fernando Caruso, fã assumido de Star Wars. O evento acontece das 10h às 19h e a entrada é gratuita, mas pede-se a colaboração do público com um quilo de alimento não perecível, para doação a obras assistenciais.

Os visitantes terão oportunidade de conhecer e interagir com a réplica oficial e motorizada do R2-D2, o simpático robozinho dos filmes, montado por Felipe Trotta, além das obras criadas pelos artistas plásticos Nano Jorge, com um Mestre Yoda em tamanho natural, e Maddu Magalhães, que cria de tudo em design com temática nerd. Um Open Game será a novidade para quem curte jogos de tabuleiro e de cartas temáticas, colocados à disposição pelo grupo Senhores dos Jogos. O RPG Star Wars da Galápagos será apresentado em primeira mão na atração. Teresa Bonim vai comandar a maquiagem de vários personagens ao longo do dia em crianças e adultos cosplayers. Outra novidade será o lançamento das Rodas de Leitura que, depois da JEDICON, acontecerão de janeiro a março de 2014 no Planetário e em comunidades pacificadas, despertando o interesse do público infantil e adolescente pela ciência, literatura e artes. A meta é atingir 640 crianças de 7 a 12 anos, em quatro meses.

Na programação, exibição dos filmes da saga, fan films, palestras com críticos de cinema, pesquisadores e fãs, sessões especiais com humoristas convidados, Academia Jedi para crianças – aulas de golpes básicos com sabre de luz -, narração de estórias, duelos na Jedi Arena, games, concurso de cosplay e, claro, um painel especial sobre a aquisição da franquia Star Wars pela Disney e o que virá na nova saga, esperada para 2015 nos cinemas. E mais: apresentação do mentalista Leonardo Martins – caracterizado como Jedi – que fará truques, hipnose e sugestões utilizando a Força. Para encerrar, Stormtroopers do Sucesso com músicas de filmes e de jogos eletrônicos.

A Jedicon Rio promete ser novamente recorde de público. “Temos orgulho em fazer o maior evento do tipo no Brasil. Nossa responsabilidade aumenta a cada ano. É um sucesso”, comenta Brian Moura, presidente do Conselho Jedi RJ, fundado em 1997. O astrônomo e gerente de eventos do Planetário, Bruno Mendonça, comemora a parceria com o Conselho: “O perfil do público tem tudo a ver com a temática com que trabalhamos no Planetário, local de observação e estudo dos astros. A ficção científica ajuda a desmistificar a ciência”. A produtora do evento, Roberta Manaa, da Beta Comunicação Cultural, adianta as melhorias. “Após o sucesso do ano passado, estruturamos o evento de forma a dar conforto ao visitante. Haverá praça de alimentação e tenda climatizada com estandes no pátio, de forma que os fãs da saga poderão ficar confortavelmente divididos entre os espaços e atrações do evento”.

SERVIÇO:

Jedicon – Encontro de fãs brasileiros de Star Wars. Palestras, roda de leitura, filmes, cosplay, maquiagem, exposições, show etc. Organização do Conselho Jedi do RJ. Programação completa: www.jedirio.com.br. O evento acontece pelo seundo ano consecutivo no Planetário da Gávea (R. Vice-gov. Rubens Berardo, 100 – Gávea, Rio de Janeiro, Tel: 2274-0046) Das 10h às 19h. Grátis. Quem quiser deve levar 1 kg de alimento. Sábado 19/10.

1 comentário em “Rio sedia maior JEDICON e reúne fãs de ficção científica e fantasias

  1. Pingback: JEDICON 2013 bate recorde de público no Rio | SCI FI do Brasil

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: