Artigos Resenhas - Séries

GAVAN, o pioneiro dos Metal Heroes


gavanA série Gavan deu inicio ao gênero Metal Hero  no Japão em 1983, e devido ao sucesso gerou a trilogia dos “Xerifes do Espaço”. Segundo a Wikipedia:

Uchuu Keiji Gyaban (宇宙刑事ギャバン Uchū Keiji Gyaban?, traduzido como Detetive Espacial Gyaban, e lançada no Brasil sob o título Space Cop Gaban) é a primeira série de televisão do gênero tokusatsu pertencente à franquia dos Metal Heroes. Produzida pela Toei Company, foi exibida originalmente entre 5 de março de 1982 e 25 de fevereiro de 1983 pela TV Asahi. A série é a primeira da trilogia dos Policiais do Espaço, continuada pelas duas séries seguintes, Sharivan e Shaider. No Brasil, foi exibida na Rede Globo e na TV Gazeta, no programa Gazetinha.

O detetive espacial Gavan, ao mesmo tempo que defendia a Terra da organização criminosa Makuu, procurava por seu pai. As tramas eram simples, na maioria das vezes, mas com muita ação – os duelos contra os monstros e as batalhas no espaço, em especial, eram impressionantes para a época. O sucesso da série gerou os spin offs Sharivan e Shaider.

Os personagens principais de Gavan são:

  • Takeshi Ichijoji / Gyaban (Retsu Ichioji no original) – Herói da série, combate a Makuu e quando está trabalhando no Clube de Equitação Avalon, no final da série é promovido ao cargo de capitão. Transforma-se ao dizer “Transformação” (Jouchaku no original). Após derrotar Makuu, Gyaban volta à estrela Bird, como Capitão da Polícia Intergaláctica, ficando assim responsável pela proteção de toda a galáxia, ajudando Sharivan em sua luta contra a organização Mad, e depois, retorna à sua estrela e luta contra as ameaças que surgem. Casa-se com Mimi, em eventos posteriores á vitória de Shaider, sucessor de Sharivan, e, recentemente, designa Geki Jumonji como novo Gyaban, para enfrentar a recém-recriada Makuu.
  • Mimi – Filha única e mimada do Comandante Kom e parceira de Gyaban. Através da Visão Laser se transforma num periquito australiano para espiar Maku. Apaixonada por Gyaban, ela é capaz de ter atitudes infantis e se tornar ciumenta para defender esse amor e o apóia em qualquer circunstância. Possui a capacidade de ter outros pressentimentos, como sonhou com a morte de Gyaban. No meio da temporada, sua mãe adoece e ela volta para resolver questões de família enquanto Marin vai a Terra para auxiliar Gyaban. Sua habilidade extra-sensorial também foi importante para rastrear a base da MAD e Maoh Saiki.
  • Comandante Kom – nativo da estrela Bird, é o Comandante da União da Polícia Galática.
  • Marin – É a secretária do Comandante Kom. Ajuda Gyaban e auxilia em algumas tarefas da Mimi enquanto ela resolvia alguns problemas de família.
  • Tsukiko – É a irmã adotiva de Gyaban que aparece na série a partir do episódio 11. Foi criada por Boiser a partir do momento que seus verdadeiros pais foram mortos pelo Caçador Maligno.
  • Sr. Gousuke – É um senhor já idoso que dirige o Clube de Equitação Avalon em que Gyaban passa a trabalhar. Sempre bem humorado, ele aparece com certa regularidade na série.
  • Yuuchi e Wakaba – São duas crianças, um menino e uma menina que aparecem com freqüência na série. São netos do Sr. Gousuke e moram junto ao avô no clube de equitação.
  • Kojiro – Todo atrapalhado e azarado, é o personagem cômico da série.
  • Alan – Policial do Espaço habitante do planeta Beeze. Ele veio à Terra em busca de uma princesa raptada por Makuu.
  • Den Iga – Nativo da Ilha Iga, aonde trabalhava como patrulheiro florestal. Confundiu Gyaban como membro da Makuu e se desculpou pelo mal-entendido. Ajudou seu antecessor (Gyaban) em sua luta contra a sociedade Makuu em que enfrenta Buffalo Doubler, aonde recebeu um ferimento mortal no episódio 42. Então Gyaban o salva e o envia para a Estrela Bird. Graças à ciência da Estrela Bird, Den Iga se recupera e recebe um treinamento especial, tornando-se assim o Detetive Espacial Sharivan e retribui o favor no episódio 44 quando salva Gyaban das mãos de Kiba e San Doruba.
  • Geki Juumonji (Gavan – The Movie) – Segundo policial do espaço Gyaban Type-G. Antigo piloto de Cart com Toya, amigo de infância e Itsuki. Geki e Toya vão para o espaço em que desaparecem. Geki volta na Terra como o novo Gyaban e salva Itsuki de Zan Vard. Geki achando de que existiria alguma possibilidade da ressurreição de Don Horror, resolve ficar com Itsuki até aparecer Brighton e sequestrar Itsuki. Salvo por Gyaban, ele ajuda Geki se livrar de sua incerteza e juntos confrontam o grupo Makuu, mas confronta Brighton, que se revela como Toya. Toya revela que foi salvo pelo grupo Makuu e confronta Geki, mas Geki consegue derrotar seu antigo amigo e o salva, mas não consegue resistir e morre. Agora é oficializado como Policial do Espaço Gyaban.
  • Shelly (Gavan – The Movie) – Assistente do novo Policial do Espaço Gyaban. Ela tem auxiliado Geki em algumas missões e possui o mesmo dispositivo de transformação assim como a Mimi.

Os vilões:

Makuu é uma organização de criminosos com objetivo de expor a desordem no planeta. Sua fortaleza é o Castelo Makuu, localizado no Espaço Makuu. Desejam conquistar o Planeta inteiro espalhando o caos através das habilidades criminosas e bélicas de seus integrantes.

  • Don Holar (Don Horror): Vilão principal da série, e líder da Organização Criminosa Makuu, é uma assustadora estátua branca com duas caras superpostas: uma de monstro e outra humana. Possui seis braços, dos quais apenas dois se mexem. Ele vive cercado pelos seus súditos, e pelas suas “assistentes” as Horror Girls. Vive em seu castelo voador, escondido num vórtice temporal. Sua cabeça também se move, como visto no último episódio, onde luta contra Gyaban, sendo morto pelo próprio.
  • Caçador Maligno (Caps. 1 – 30) – Braço direito de Don Holer. Ele traiu a Polícia Galáctica quando investigava o Grupo Makuu junto com o pai de Gyaban, Boiser. Aliando-se assim, ao Makuu, que mais tarde, após uma traição no plano de destruir Gyaban, foi punido por Don Holer sendo jogado ao espaço para morrer. Na verdade, ele acaba retornando segundo a história do jogo Uchuu Keiji Tamashi, onde em algum momento ele aparece trajando a Combat Suit que usava quando trabalhava para a Polícia Galática. Em alguns capítulos, mudaram o nome para Matador Implacável.
  • Sandorba (Caps. 30 – 44) – Filho de Don Holer, aparece no episódio 30. Impiedoso e muito cruel, ele vem junto com sua mãe, a bruxa Kiba. Deu muito trabalho a Gyaban, sendo morto no último episódio.
  • Bruxa Kiba (Cap. 30 – 44) – Mãe de Sandorba, sempre o ajudando em seus planos, como também arquiteta diversas estratégias para acabar com Gyaban, mesmo que tenha que passar Don Holer para trás. Ela não é bem-vinda por Don Holler e não parece ter boas relações com ele, o que dá a entender que eles já se separaram há muitos anos.Morre no último episódio,junto com seu filho San Dorba.
  • Monstros-Bem – São os monstros da Organização Secreta Makuu e que aparecem até o episódio 12 da série, onde posteriormente seriam fundidos com os guerreiros Doubler. São eles: Shako, Gamara, Condor, Sasori, Dokuja, Omadako, Samurai Ari, Kaenzaru, NijiCho, Armadillo, Goat e Sai.
  • Guerreiros-Doubler – Aparecem também até o episódio 12 da série, e são uma espécie de homens-monstros oriundos de outro planeta que ocupam uma posição hierarquicamente mais elevada que os monstros.
  • Monstros-Doubler – É o resultado da fusão entre os monstros Bem e os Guerreiros Doubler.
  • Soldados Crushers – são os soldados faz-tudo que servem a Makuu.
  • Horror Girls – São as assistentes de Don Holer. Uma delas tem cabeça de ave e não fala: apenas fica dançando e dando risadas histéricas e macabras. A outra, com aparência insectóide, algumas vezes assume a forma humana para espionar Gyaban sem ser percebida.

Na comemoração dos 30 anos dos Metal Heroes, foram lançados os filmes Gokaiger x Gavan e Gavan – The Movie, além da participação de Gavan na série Gobuster. O ator Takeshi Ichijoji também participou das séries Sharivan, Jaspion, Jiraya e Metalder.

Para quem gosta de séries japonesas, recomendo que conheça as aventuras do detetive espacial Gavan.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Uchuu_Keiji_Gyaban

Guilherme da Costa Radin

7 comentários em “GAVAN, o pioneiro dos Metal Heroes

  1. Pingback: SHARIVAN, O Detetive Espacial | SCI FI do Brasil

  2. Pingback: De Volta aos 80 – Parte 8: TOKUSATSUS – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  3. Pingback: De Volta aos 80 – Parte 9: O que Chega a partir de 2017 – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  4. Pingback: Sci Files: O Fantástico JASPION – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  5. Pingback: JIRAIYA – O INCRÍVEL NINJA – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  6. Pingback: De Volta aos 80 – Parte 11: Tokusatsus 2018 | SCI FI do Brasil - O Portal da Ficção Científica em Português

  7. Pingback: Sci Files: ZYURANGER | SCI FI do Brasil - O Portal da Ficção Científica em Português

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: