Resenha: GAME OF THRONES – SEGUNDA TEMPORADA COMPLETA (Blu-ray)


GOT_2_BDGAME OF THRONES – SEGUNDA TEMPORADA COMPLETA (Blu-ray UK)
Produção: 2012
Duração: 560 min.
Direção: Vários
Elenco: Peter Dinklage, Lena Headey, Charles Dance, Jack Gleeson, Michelle Fairley, Nikolaj Coster-Waldau, Emilia Clarke, Iain Glen, Sophie Turner, Kit Harington, Richard Madden, Sophie Turner, Natalia Tena, Maisie Williams, Alfie Allen, Sophie Turner, Maisie Williams
Vídeo: 1.78:1 (1080p/AVC MPEG-4)
Áudio: Inglês (DTS-HD Master Audio 5.1), Francês, Espanhol (DTS 5.1), Polonês (DTS 2.0)
Legendas: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Holandês, Finlandês, Norueguês, Sueco
Região: A, B, C
Distribuidora: Warner / HBO
Discos: 5 (50Gb)
Lançamento: 14/03/2013
Cotações: Som: ***** Imagem: ***** Série: ****½ Extras & Menus: ***** Geral: ****½ 

SINOPSE
Na segunda temporada da épica série GAME OF THRONES, os reis do continente ficcional de Westeros rivalizam pelo Trono de Ferro. À medida que o inverno se aproxima, o jovem e cruel Joffrey ocupa o trono em Porto Real, aconselhado por sua conivente mãe, Cersei, e seu tio, Tyrion, que foi indicado para ser a Mão do Rei. Mas a permanência dos Lannisters no poder está sob ataque em muitas frentes, com dois Baratheons usando coroas e Robb Stark lutando como Rei no Norte. Neste meio tempo, um novo líder está surgindo entre os selvagens ao norte da Muralha, trazendo novos perigos para Jon Snow e os membros da Patrulha da Noite, enquanto Daenerys Targaryen contempla retomar seu empobrecido poder no Oriente à custa dos seus três recém-nascidos dragões.

COMENTÁRIOS
Baseada em A Fúria dos Reis, o segundo livro da obra de George R.R. Martin Crônicas de Gelo e Fogo, a segunda temporada de GAME OF THRONES mantém praticamente o mesmo nível da que a precedeu. Só não é o mesmo porque sentimos a falta de um personagem dominante como Ned Stark (Sean Bean), responsável por um dos momentos mais impactantes da televisão mundial. A temporada coloca o jovem e sádico soberano de Porto Real, Joffrey (Jack Gleeson) frente àqueles que disputam o Trono de Ferro, antes dele ocupado pelo falecido Rei Robert Baratheon (Mark Addy). O Trono é disputado pelos irmãos de Robert, Stannis (Stephen Dillane) e Renly (Gethin Anthony).

7498_8

Mas Joffrey também tem de lidar com outras situações preocupantes: o filho de Ned Stark, Robb (Richard Madden), proclamou-se o Rei no Norte e está em guerra aberta contra os Lannisters, e a imposição de Tyrion Lannister (Peter Dinklage) como a Mão do Rei cria uma disputa familiar de poder nos bastidores da corte de Porto Real, que envolve seus irmãos Cersei (Lena Headey) e Jaime (Nikolaj Coster-Waldau), que tem um caso incestuoso (eles são os verdadeiros pais de Joffrey). Já do outro lado do Mar Estreito, em Essos, Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) inicia seu plano de conquista, com a ajuda de seus três pequenos dragões e do fiel Sor Jorah Mormont (Iain Glen).

Esses conflitos principais são complementados por tramas secundárias, que incluem a conturbada trajetória de Theon Greyjoy (Alfie Allen) e a aparição da sacerdotisa Melisandre (Carice van Houten), que usa magia e sexo para eliminar os obstáculos à campanha de conquista de Stannis, que culminará no ataque a Porto Real que ficará conhecido como A Batalha da Baía Blackwater – o ponto alto da temporada. Temos também as jornadas de Jon Snow (Kit Harington) além da Muralha, da menina Aria Stark (Maisie Williams) em busca de vingança pela morte do pai, e a de Jaime e sua captora / protetora Lady Brienne (Gwendoline Christie).

7498_10

O programa consegue pegar essas e outras tramas, com sua miríade de personagens, e as torna compreensíveis (talvez nem tanto para quem não leu os livros) e fascinantes. Os diálogos são excelentes, e o elenco afiado entrega grandes interpretações – destaque absoluto para Dinklage, que apesar de sua pequena estatura continua se destacando em todas as cenas em que Tyrion, o grande personagem da temporada, aparece. Como sempre, a série reserva para o final do último episódio uma cena arrepiante – e aqui, você pensará que trocou de canal e está assistindo THE WALKING DEAD!

GAME OF THRONES, que no momento se aproxima do final de sua terceira temporada, é uma série primorosamente executada, interpretada, dirigida e escrita (o próprio autor George R.R. Martin está entre a equipe de produtores e roteiristas), que com sua mistura de drama épico, fantasia e sexo (ainda que por vezes gratuito) pode ser considerada com justiça a melhor série da HBO em muitos anos.

SOBRE O BD
A segunda temporada de GAME OF THRONES em Blu-ray segue o mesmo padrão da primeira: foi lançada mundialmente em um box com cinco discos (seis, no caso de edições exclusivas de algumas lojas), similar em embalagem e idêntico em conteúdo e especificações técnicas. Os BDs de 50Gb estão acondicionados em uma embalagem digipack (no caso do disco bônus, em um envelope plástico separado) ilustrada com fotos dos personagens, envolta por uma luva de cartolina com arte em relevo. Em comparação com o nosso box, que usa embalagem digipack maior, padrão DVD, o inglês, no qual se baseou esta resenha, além da luva externa de cartolina, inclui uma luva adicional em material mais grosso na qual o digipack é inserido, dando mais solidez ao conjunto. Os episódios estão distribuídos conforme abaixo:

7498_11

Disco 1
O Norte Se Lembra (The North Remembers)
As Terras da Noite (The Night Lands)

Disco 2
O Que Está Morto Não Poderá Morrer (What Is Dead May Never Die)
Jardim de Ossos (Garden Of Bones)

Disco 3
O Fantasma de Harrenhal (The Ghost Of Harrenhal)
Os Velhos e Os Novos Deuses (The Old Gods And The New)

Disco 4
Um Homem Desonrado (A Man Without Honor)
O Príncipe de Winterfell (The Prince Of Winterfell)

Disco 5
Blackwater (Blackwater)
Valar Morghulis (Valar Morghulis)

Os menus principais de cada disco, animados (apenas em inglês, francês e espanhol), seguem o mesmo padrão da temporada anterior: são muito bonitos, com os comandos de configuração e navegação em sua parte superior. Os episódios receberam transferências 1080p/AVC MPEG-4 que mantém a proporção original 1.78:1, e que nos mostram porque GAME OF THRONES é, atualmente, a série com a melhor imagem da TV. Exceto por pouquíssimas e desprezíveis aparições de banding, a transfer digital é imaculada, livre de artefatos. As cores e detalhes de figurinos, cenários e paisagens são reproduzidos de forma cristalina, extremamente nítida e detalhada. Grandes ambientes externos (e cada paisagem tem características e cores bem distintas) ganham um acentuado senso de dimensão. O contraste é bem equilibrado, e apesar dos pretos por vezes não serem compactos, sempre são estáveis e proporcionam um delineado de sombras muito bom. Enfim, em termos de qualidade visual televisiva, GAME OF THRONES em Blu-ray segue tendo uma imagem de referência.

7498_14

Se na HBO o áudio Dolby Digital 5.1 já impressiona, imagine então as faixas lossless do box em Blu-ray. Como na temporada anterior, temos mixagens originais em inglês DTS-HD Master Audio 5.1 que rivalizam com as de produções cinematográficas recentes. O sound design é reproduzido com grandes níveis de imersão e textura auditiva, fazendo o ouvinte sentir-se em plenos ambientes palacianos ou nas imensas paisagens de Westeros e Essos. A qualidade sonora se destaca já no início, quando o tema principal de Ramin Djawadi é reproduzido de forma fiel e encorpada. O diálogo soa sempre límpido, e a distribuição dos sons pelos canais oferece grande envolvimento e direcionalidade. Tudo é ouvido de forma nítida, mesmo sons mais sutis como os de ondas batendo nos cascos dos navios, o crepitar do fogo e o farfalhar das roupas. Os graves são profundos e poderosos, como você poderá sentir durante a Batalha de Blackwater Bay, no episódio nove. Entre as demais opções de áudio (em DTS lossy 5.1 e 2.0), novamente não temos dublagem em português, o que para mim não faz a mínima falta. Temos legendas em português (BR), inglês e espanhol, entre outras.

EXTRAS
Também quanto ao material suplementar, a segunda temporada de GAME OF THRONES em Blu-ray segue o alto padrão da primeira. Em comparação com o box de DVDs, o de BDs traz alguns excelentes recursos adicionais que exploram a capacidade interativa do formato e que novamente não foram completamente traduzidos para o nosso idioma, mas que serão muito interessantes para quem domina o inglês. Pelo menos todos os vídeos, em alta definição, possuem legendas em português. Como é comum nos boxes da Warner / HBO, o menus listam todos os extras, indicando os discos que os contém.

7498_22

  • Comentários em Áudio (Discos 1-5) – Ao invés das sete faixas de comentários da primeira temporada, neste box da segunda temos nada menos que doze, com a participação de membros do elenco e da equipe e que basicamente cobrem todos os aspectos da produção da série. Os episódios que trazem comentários são: “O Norte Se Lembra”, com os produtores executivos / roteiristas David Benioff e D.B. Weiss; “As Terras da Noite”, com os atores Alfie Allen (Theon Greyjoy) e Gemma Whelan (Yara Greyjoy); “O Que Está Morto Não Poderá Morrer”, com o roteirista Bryan Cogman e o diretor Alik Sakharov, e uma segunda faixa com os atores Sophie Turner (Sansa Stark), Maisie Williams (Arya Stark) e Isaac Hempstead Wright (Bran Stark); “Jardim de Ossos”, com os atores Carice Van Houten (Melisandre) e Liam Cunningham (Davos Seaworth); “Os Velhos e Os Novos Deuses”, com a co-produtora executiva / roteirista Vanessa Taylor e os atores Kit Harington (Jon Snow) e Rose Leslie (Ygritte); “Um Homem Desonrado”, com Benioff e Weiss; “O Príncipe de Winterfell”, com os atores Nikolaj Coster-Waldau (Jamie Lannister) e Michelle Fairley (Catelyn Stark); “Blackwater”, com o autor / co-produtor executivo George R.R. Martin, e uma segunda faixa com o diretor Neil Marshall e os atores Peter Dinklage (Tyrion Lannister) e Lena Headey (Cersei Lannister); e “Valar Morghulis”, com os técnicos em efeitos visuais Rainer Gombos e Steve Kullback, e uma segunda faixa com o co-produtor executivo / diretor Alan Taylor e a atriz Emilia Clarke (Daenerys Targaryen);
  • In-Episode Guide (Discos 1-5, HD) – Cada um dos dez episódios possui um guia interativo que, ao ser ativado, fornece uma série de informações sobre os personagens, terras e histórias da mitologia criada por George R.R. Martin. As opções “Characters” e “Location” oferecem apenas textos pop-up (em inglês), já “Histories” dá acesso a bonitos vídeos animados narrados pelos próprios personagens (atores) da série, sob as diferentes perspectivas de suas famílias e religiões;
  • Character Profiles (Disco 1, 16 min.) – Sete perfis de personagens, com depoimentos do elenco e da equipe. Temos os perfis de Jon Snow, Daenerys Targaryen, Robb Stark, Joffrey Baratheon, Renly Baratheon, Stannis Baratheon e Theon Greyjoy;
  • Creating the Battle of Blackwater Bay (Disco 5, 31 min.) – Documentário sobre a criação das cenas de batalha do episódio nove. Através de depoimentos de integrantes do elenco e equipe e cenas de bastidores, aspectos como a construção de cenários, efeitos visuais e trabalho de dublês são abordados em grande detalhe;
  • Histories & Lore (Disco 5, HD) – Para quem quer se aprofundar em algumas das histórias que precedem os eventos mostrados na série, estes vídeos animados, cada um com uma duração que varia de dois a quatro minutos, são um prato cheio. Determinados eventos são narrados separadamente sob a perspectiva de diferentes personagens. Assim, temos “Greyjoy Rebellion” (sob as perspectivas de Robb Stark, Theon Greyjoy e Stannis Baratheon), “Robert’s Rebellion” (Stannis, Davos Seaworth, Margaery Tyrell e Catelyn Stark), “House Tyrell” (Margaery), “House Greyjoy” (Theon e Yara Greyjoy), “House Clegane” (Sandor Clegane), “The Free Folk” (Yigrette), “The Night’s Watch” (Yigrette), “Dragonstone” (Stannis), “Harrenhal” (Catelyn), “The Free Cities” (Jonah Mormont), “Qarth” (Xaro Xhoan Daxos), “The Drowned God” (Yara Greyjoy), “The Alchemist Guild” (Wisdom Hallyne) e “The Warlocks” (Xaro Xhoan Daxos);
  • War of the Five Kings (Disco 5) – Interessantes mapas interativos que traçam os pleitos, estratégias e personagens-chave envolvidos na guerra pelo Trono de Ferro. Apesar dos textos apenas em inglês, vale a pena mergulhar na grande quantidade de informações ali contidas;
  • Game of Thrones Inner Circle (Disco 5, 24 min.) – Os produtores executivos David Benioff e D.B. Weiss conduzem um interessante debate (estilo mesa-redonda) com os atores Kit Harington, Lena Headey, Emilia Clarke, Michelle Fairley e Liam Cunningham;
  • The Religions of Westeros (Disco 5, 8 min.) – Martin, Benioff e Weiss discutem os credos de GAME OF THRONES, esclarecendo as motivações religiosas que levam os personagens a disputarem o poder em Westeros;
  • Hidden Dragon Eggs (Discos 1-5) – Nos menus dos discos do box, usando os controles direcionais, é possível revelar ovos de dragões ocultos que dão acesso a mais extras, como cenas eliminadas;
  • Disco Bônus: Inside The Visual Effects (20 min.) – A exemplo do que aconteceu com o box em Blu-ray da primeira temporada, algumas lojas vendem edições limitadas com um disco adicional exclusivo. Este que resenhamos, da Amazon inglesa, mais uma vez traz um featurette (também com legendas) dedicado aos caprichados efeitos visuais da série. Com depoimentos de atores e membros da equipe, vemos como foram criadas criaturas e as cenas visualmente mais impactantes da temporada – aliás, este extra não deve ser visto antes dos episódios, pois entrega algumas surpresas.

7498_36

Jorge Saldanha

Anúncios

3 comentários sobre “Resenha: GAME OF THRONES – SEGUNDA TEMPORADA COMPLETA (Blu-ray)

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s