Eventos Filmes

ARGO e o Oscar: Homenagem ou crítica à atual Ficção Científica?


John Goodman
John Goodman como o mestre da maquiagem John Chambers em Argo

Em mais uma ano onde os filmes de ficção científica (e assemelhados) receberam indicações apenas em categorias menores, e o grande destaque sci fi foi o Capitão Kirk (William Shatner em um telão) voltar no tempo para salvar a cerimônia (assista AQUI), o Oscar de Melhor Filme conquistado por Argo não deixa de ser um curioso e imprevisto tributo ao gênero. Ou não? Para quem ainda não assistiu, o longa dirigido e estrelado por Ben Afleck (cuja maior experiência em ficção científica foi estrelar Armageddon ao lado de Bruce Willis) mostra como o agente da CIA Tony Mendez usou o falso projeto de uma aventura espacial que seria rodada no Irã, no início do domínio dos Aiatolás, para entrar naquele país e resgatar seis funcionários da embaixada norte-americana. O mais fantástico de tudo é que o filme é baseado em fatos verídicos, narrados pelo próprio Mendez em seu livro “The Master of Disguise”, e que se tornaram públicos somente muito tempo depois de ocorridos.

Vemos como Mendez teve a inspiração do seu plano ao ver na TV um trecho de A Batalha do Planeta dos Macacos, que como os demais filmes da cinessérie original teve as admiráveis máscaras símias criadas pelo lendário maquiador John Chambers. Com a grande popularidade que a FC tinha na época (1980), graças à onda iniciada por Guerra nas Estrelas, o agente convenceu seus superiores que seria possível entrar (e posteriormente sair) no Irã como uma equipe canadense que iria procurar as locações para um filme de ficção científica, e para tanto “Argo” foi apresentado à imprensa norte-americana como um projeto legítimo. Mas para lhe dar essa legitimidade alguns nomes conhecidos da indústria cinematográfica, como John Chambers, foram a ele agregados – Chambers (interpretado por John Goodman), inclusive, foi um dos seus principais organizadores.

Obviamente, o enredo desse supervalorizado misto de  drama político e suspense propicia algumas referências à FC cinematográfica. Por exemplo, na festa de apresentação à imprensa do falso filme “Argo”, comparecem vários personagens nitidamente inspirados nas criaturas da saga de George Lucas, e bem no final, após a missão, a tela é tomada por uma vasta coleção de bonecos de Guerra nas Estrelas e Jornada nas Estrelas (pela qual tenho certeza que muitos que lêem este texto matariam para pôr as mãos…). Homenagem à ficção científica, ou uma crítica à infantilização que a teria levado ao topo das bilheterias e para longe das categorias “sérias” do Oscar?

Jorge Saldanha

5 comentários em “ARGO e o Oscar: Homenagem ou crítica à atual Ficção Científica?

  1. Antonio Fernando Oliveira

    Interessantíssima resenha Saldanha…acho que os grandes scifies sérios sumiram no tempo…basta assistir àquela imbecilização egotrípica do Will Smith I am legend ! O Original, ( ou o inspirador original ), que me foge o nome estrelado por um surpreendente Charlton Heston era assustador… ja a versão MTV de Smith é risivel em suas duas versões… Salvam-se do incêndio do Sci Fi: Prometheus, os novos Star Treks, The Thing e o que mais mesmo ???? Aceito sugestões.

    Curtir

    • O filme do Charlton Heston a que você se refere é A ùltima Esperança da Terra (The Omega Man, 1971), de fato um clássico. Nada como uma boa aventura sci fi, mas às vezes falta aquele conteúdo necessário para elevar o filme para um patamar superior. Prometheus teve o mérito de pelo menos tentar fazer algo mais especulativo, apesar das falhas que comprometeram o resultado final. O roteiro do novo The Thing, apesar dos furos, buscou a fidelidade em relação ao original de John Carpenter. Já os Star Treks de Abrams, apesar das críticas de trekkers mais puristas, tentam dar algum conteúdo à ação. Adicionaria à sua lista filmes “menores” recentes como os ótimos Distrito 9 e Lunar.

      Curtir

      • Antonio Fernando Oliveira

        Vou dar uma olhada em Lunar ! Obrigado redator e sim…que gafe…Assisti Distrito 9 no cinema…foi um tapa na cara…realmente sensacional !

        Curtir

  2. Pingback: Bomba: Ben Affleck será o novo Batman | SCI FI do Brasil

  3. Pingback: Livro HYPERION será adaptado como Minissérie do SyFy | SCI FI do Brasil

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: