Artigos Resenhas - Filmes

Trilogia do CAVALEIRO DAS TREVAS se encerra com o melhor filme do Batman em todos os tempos


The-Dark-Knight-Rises-7

[SPOILERS] Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge foi o melhor filme de quadrinhos de 2012, e não só isso: foi o melhor filme do Batman da história, e que ultrapassou a bilheteria do anterior. Sua trama claramente utiliza elementos das sagas dos quadrinhos A Queda do Morcego, Terremoto e Terra de Ninguém.

John Blake, o personagem de Joseph Gordon-Levitt, é uma mistura dos Robins Dick Graison (Asa Noturna) e Jason Todd (Capuz Vermelho). Algumas das reviravoltas do filme são previsiveis para quem acompanha as HQs de Batman, mas Nolan as coloca de forma impactante. A cena de Bane (Tom Hardy) quebrando Batman (Christian Bale) é de arrepiar os fãs do morcegão. A luta final entre eles tambem é divertida, embora menos impressionante.

Além do vilão Bane, O Cavaleiro das Trevas Ressurge introduz na trilogia de Nolan outro personagem icônico dos quadrinhos – Selina Kyle, a Mulher-Gato, agora vivida por Anne Hathaway. Na opinião do diretor, deveriam fazer um filme solo de “Anne Hathaway como Mulher-Gato”. Diria que o publico concorda com isso, até para esquecer do desastroso filme de 2004 protagonizado por Halle Berry. Convenhamos que a presença da linda Hathaway é bem vinda em qualquer filme, ainda mais como a sensual gatuna.

Muito do sucesso dos filmes dessa trilogia de Batman se deve a Christian Bale, que desde Psicopata Americano (1998) já mostrava ser um grande ator. Em O Grande Truque, também dirigido por Nolan, ele também não decepcionou quando enfrentou Hugh “Wolverine” Jackman em um duelo de magia. Mesmo o incidente do massacre em um cinema norte-americano, quando da sua estreia, não afastou o público, mas o cancelamento de varias sessões de pré-estreia impediu que o filme superasse a bilheteria de Os Vingadores (embora Os Vingadores seja um excelente filme, o novo Batman é muito melhor).

A Warner já anunciou que pretende fazer uma nova trilogia do morcego, mas com novo elenco e diretor. Que, por melhor que seja, dificilmente superará a que  seencerrou em 2012. Nolan construiu uma trilogia com enorme conotação politica. Ao final ela revela ser um tratado sobre o movimento revolucionário mundial, nos mesmos moldes da nova trilogia de Star Wars.

Os filmes de Nolan tem abordado a condição humana com enorme sucesso. A bilheteria estimada dos seus filmes mais recentes, até o final de 2012, em U$s: Batman Begins (530 milhões), O Grande Truque (600 milhões), Batman – O Cavaleiro das Trevas (1 bilhão), A Origem (800 milhões) e Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge (1,80 bilhão). A visão realista do cineasta tem enchido os cofres da Warner. Nos últimos anos somente os filmes de Harry Potter e de O Senhor dos Anéis tiveram um faturamento maior do que os de Nolan, que será o produtor do novo filme de Superman, O Homem de Aço.

Por sua qualidade, a trilogia do Cavaleiro das Trevas é altamente recomendada não apenas para os fãs do morcegão, mas também aos cinéfilos em geral.

Fontes:

http://www.midiasemmascara.org/artigos/cultura/13486-a-trilogia-batman-e-o-movimento-revolucionario.html
http://omelete.uol.com.br/batman-o-cavaleiro-das-trevas-ressurge/cinema/batman-o-cavaleiro-das-trevas-ressurge-critica/

Guilherme da Costa Radin

15 comentários em “Trilogia do CAVALEIRO DAS TREVAS se encerra com o melhor filme do Batman em todos os tempos

  1. Pingback: Vem aí INTERSTELLAR « SCI FI do Brasil

  2. Pingback: Filme da LIGA DA JUSTIÇA vai competir com OS VINGADORES 2 (ATUALIZADO) | SCI FI do Brasil

  3. Pingback: Marvel X DC: O Duelo de 2013 | SCI FI do Brasil

  4. Pingback: MASS EFFECT – O FILME: Projeto ainda em desenvolvimento | SCI FI do Brasil

  5. Pingback: 2015 – Vem aí o maior duelo da história do Cinema | SCI FI do Brasil

  6. Pingback: 2015 – Vem aí o maior duelo da história do Cinema | SCI FI do Brasil

  7. Pingback: Vem aí CONSTANTINE – A SÉRIE | SCI FI do Brasil

  8. Pingback: Vem aí THE BREACH | SCI FI do Brasil

  9. Pingback: Refilmagem de VIAGEM FANTÁSTICA tem novo roteirista | SCI FI do Brasil

  10. Pingback: De Volta aos 80 – Parte 5 | SCI FI do Brasil

  11. Pingback: FUNDAÇÃO vai virar série da HBO | SCI FI do Brasil

  12. Pingback: Resenha de DVD: BATMAN – A SÉRIE COMPLETA DA TELEVISÃO | SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  13. Pingback: LIGA DA JUSTIÇA escala o Comissário Gordon – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  14. Pingback: Sci Files: Marte – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  15. Pingback: Sci Files: A Decepção de LIGA DA JUSTIÇA – O FILME | SCI FI do Brasil - O Portal da Ficção Científica em Português

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: