Resenhas - Filmes

Resenha: PROMETHEUS


PROMETHEUS (Prometheus, EUA, 2012)
Gênero: Ficção Científica
Duração: 126 min.
ElencoCharlize Theron, Michael Fassbender, Noomi Rapace, Patrick Wilson, Idris Elba, Guy Pearce, Rafe Spall, Logan Marshall-Green, Kate Dickie, Sean Harris, Emun Elliott, Vladimir “Furdo” Furdik
Trilha Sonora: Marc Streitenfeld
RoteiroJon Spaihts, Damon Lindelof
DireçãoRidley Scott
Cotação****

E o retorno de Ridley Scott ao gênero que o consagrou e mais especificamente ao filme que trouxe seu nome ao panteão dos cineastas mais talentosos de Hollywood – no caso, ALIEN – O 8º PASSAGEIRO (1979) – foi um sucesso. Pelo menos do ponto de vista artístico, pois a produção não está indo tão bem assim nas bilheterias, como esperado, para desespero da Fox. Talvez seja o caso de filme que se tornará cultuado com o tempo, como foi o caso de BLADE RUNNER – O CAÇADOR DE ANDRÓIDES (1982). O que é uma pena, pois se trata de uma produção a ser vista no cinema. De preferência numa sala 3D de qualidade, pois o filme foi produzido em 3D, com equipamento de última geração.

PROMETHEUS (2012) começa remetendo a 2001 – UMA ODISSEIA NO ESPAÇO, de Stanley Kubrick, inclusive com os personagens hibernando dentro de câmeras criogênicas, mas aos poucos o universo de ALIEN vai tomando conta da história e dos corpos de alguns personagens. E falando em personagens, foi muito feliz a escolha do elenco de PROMETHEUS. A sueca Noomi Rapace está vivendo seu momento de glória no cinema mundial, depois de ter sido descoberta em OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES, a versão sueca. No próximo ano, inclusive, já poderemos vê-la no tão aguardado novo filme de Brian De Palma, PASSION. Mas voltando a PROMETHEUS e a seu elenco, o filme ainda conta com Michael Fassbender (como o androide David) e Charlize Theron (como a representante do patrocinador da jornada).

O retorno de Scott ao universo de ALIEN foi cercado de muito mistério. Tanto que até pouco tempo antes da estreia o cineasta não havia confirmado que se tratava de fato de uma prequel de ALIEN – O 8º PASSAGEIRO. O trailer também não mostrava nada que remetesse às famosas criaturas. Apenas que se tratava de uma missão espacial com a finalidade ousada de descobrir a nossa origem, os nossos criadores, levando em consideração a teoria de que os deuses são astronautas. Assim, a tripulação chega a um planeta misterioso que traria ou não a tão almejada resposta.

No entanto, não precisamos dizer que, mais cedo ou mais tarde, o terror toma conta da história. O roteiro, feito a quatro mãos por Jon Spaihts (de A HORA DA ESCURIDÃO) e Damon Lindelof (uma das principais mentes criadoras da série LOST), tem sido criticado por algumas pessoas por deixar alguns pontos confusos, mas eu diria que esse detalhe contribui para o charme do filme. Se é uma obra imperfeita do ponto de vista narrativo, não diria que o é, quando pensamos em cenas tão fantásticas, como a da cirurgia de emergência, a da cabeça de David, a do primeiro ataque das criaturas na caverna, e várias outras.

Por isso, ouso destacar PROMETHEUS – que já carrega em seu próprio título uma força mitológica imensa – como um dos melhores trabalhos da carreira do hoje veterano Ridley Scott.

Ailton Monteiro
[via ScoreTrack.net]

36 comentários em “Resenha: PROMETHEUS

  1. Eu assisti duas vezes, para poder captar tudo do filme, e foi muito bom, foi mais do que eu esperava, conseguiu misturar teor filosófico e ficção/suspense com muito bom gosto. E David, putz, personagem muito denso, acho que mais protagonista que a própria Dra Shaw.

    Curtir

  2. Filme nota 10, ainda mais para quem acompanha o tema desde 1979.

    Curtir

  3. Antonio Fernando Oliveira

    Em 1979 uma casa mal assombrada no espaço assustou o mundo e isso, essa surpresa sem precedentes fez de Alien um cult para sempre…nada havia sido feito com aquele sucessivo show de imaginação e inteligencia cinematográfico desde então. A crítica ama Aliens, mas todas as surpresas que você enfrentou com
    Ms. Weaver e seus sete colegas de viagem viraram clichês deja vu após o primeiro filme. Bem, ai chega a prequel…para tentar nos explicar Alien ….enquanto Alien foi lançado sem alardes, este show de tecnologia com interpretações roboticas, roteiro adicionado de mistérios (para acrescentar ressonâncias ao filme) e explicações não muito precisas parece querer tempo todo nos dizer: Este é um filme sério ! Humm, no meio da baboseira atual do cinema pipoca, isso chega a ser um alívio…mas precisava de tanto blablabla prum filme tão pouco original ! Ah, o som, a fotografia, os efeitos e o 3D são sensacionais, paga o preço da pipoca !

    Curtir

  4. Antonio Fernando Oliveira

    Bem, só pra constar e me desculpar pela critica meio negativa acima : EU GOSTEI DE PROMETHEUS !, o meu mau humor provem do fato de que não ha mais novidades em Roliude. Tudo ou é sequel ou (bleargh) prequel…cansa isso. O último filme que me deixou atônito com o visual e o roteiro foi….(pausa de cinco minutos imitando O Pensador de Rodin….) JOHN CARTER com seu visual kitsch, jeitão pesado porém nostalgico e apesar do fracasso de público e (bleargh) critica, original. Meio datado, mas feito com boa vontade e imaginação. Me fez voltar a infância e aos gibis que deram origem ao filme ! É isso…faltam surpresas no cinemão yankee.

    Curtir

    • John Carter é um dos filmes mais injustiçados dos últimos tempos. Certamente será redescoberto no futuro e recberá o reconhecimento que merece, mas aí, infelizmente, será tarde demais para uma continuação direta.

      Curtir

      • Edilson Rodrigues Palhares

        Concordo em relação a John Carter. O filme poderia ser melhor se não deixasse de fora coisas importantes do romance original. Mas até acredito que seria exploradas numa continuação, que agora me parece improvável por causa de seu fracasso.
        E digo ao Antonio Fernando que Prometheus foi criativo sim. Scott fugiu do lugar comum da pura perseguição pega-pega que virou a saga. Ele criou uma mitologia! Não se preocupou tanto com sustinhos e terror barato. Fez um filmaço!

        Curtir

  5. Antes de assistir no cinema esse filme fiquei curioso e assisti o Alien original de 1979. Acho que esse filme foi mal de bilheteria por que ele é melhor aproveitado para aqueles que assistiram o filme antigo. Está cheio de referências como por exemplo o robô que perde a cabeça. Adorei o filme, principalmente por causa do visual dos engenheiros. Tomara que tenha continuação como o final sugere.

    http://www.almhpg.com/tolkienmetal

    Curtir

  6. Max Obelix Gaulium

    Maravilhoso! Tem bases fundadas em tudo que de melhor já se escreveu de ficção científica (aromas de Asimov, Clarke,Philip Dick, Crichton, Poul Anderson e vários outros), usando técnicas de tudo que já se fez de melhor no cinema do gênero (Matrix, Alien, Avatar, M. Report, etc), coroado por um roteiro inteligente, complexo sem ser pretencioso, criando uma ambientação que trasmite fortes sensações alienígenas.

    Curtir

    • Edilson Rodrigues Palhares

      Cuidado SPOILERS
      Parabéns Max. Você notou muita coisa que muitos, por falta de conteúdo em FC, não notaram. Asimov estava em algumas atitudes de David que lembra as falhas da leis das robótica, Clarke na interferência alienígena na criação da humanidade, PKD no questão religiosa, Crichton na manipulação genética em grande escala em LV-223, etc. Quem curte FC de verdade, com certeza curtiu o filme muito mais!

      Curtir

  7. junior

    Humm tinha que ter a mão dos otarios do LOST, agora entendo o filme ser meio sem sentido, mas é um bom filme, não é o melhor do Ridley Scott mas vale assistir.

    Curtir

  8. Pingback: Ridley Scott fala sobre a continuação de PROMETHEUS | SCI FI do Brasil

  9. Pingback: HUMOR: Assista ao hilário prelúdio de PROMETHEUS | SCI FI do Brasil

  10. guilherme

    não gostei de john carter.adorei prometheus.pelo que li teve um desempenho razoavel até agora(220 milhoes de dolares)e vai ter continuação.filmes do ridley que não curti muito foram cruzada e robin hood.

    Curtir

  11. Pingback: Confirmado: Vem aí PROMETHEUS 2 | SCI FI do Brasil

  12. Pingback: Mais novidades em MAD MAX: FURY ROAD « SCI FI do Brasil

  13. Pingback: Assista LOOM, curta sci fi dirigido pelo filho de Ridley Scott « SCI FI do Brasil

  14. Pingback: PROMETHEUS: Veja a mutação macabra que ficou de fora do filme « SCI FI do Brasil

  15. Achei muito bom, deu para entender um pouco mais sobre o filme Alien o 8 passeiro.
    Mas mesmo assim, ficou uma dúvida no ar, será que haverá uma continuação?

    Curtir

  16. Ótimo! Muito bom este filme.
    Obrigado.

    Curtir

  17. Manga!

    Bem, eu já discordo com todo respeito aos colegas que gostaram, eu achei que o filme poderia ter sido melhor. A trama, sem dúvidas é muito boa, mas acho que faltou explorar mais o roteiro, a história em si. Gosto de filmes de terror e ficção, mas quando assisto filmes do gênero, procuro o menos clichê possível e este filme, em si, está cheio de clichês. Achei que o Ridley Scott não acertou a mão nesse quesito. Realmente, a história parece ter umas lacunas (que não me pareciam propositais). Os pontos favoráveis do filme, sem dúvida, são os efeitos especiais e a fotografia (realmente maravilhosa). Mas, de resto, achei até meio ingênuo. A história baseada totalmente na teoria dos “Deuses Astronautas” podia ser mais profunda, apesar de achar que, em se tratando de hollywood, o filme tem que vender com os clichês habituais. Uma nota que daria ao filme, 5.0.

    Curtir

  18. Pingback: Vam aí ASSASSIN’S CREED – O Filme (ATUALIZADO) « SCI FI do Brasil

  19. Pingback: Resenha: PROMETHEUS (Blu-ray 2D+3D UK) « SCI FI do Brasil

  20. Antonio Fernando Oliveira

    Ridley Scott é um cara dificil, profissionalmente falando, mas sabe o que faz…agrade ou não, gosto de Prometheus mas odeio prequels ! São fakes, forçadas e tentam explicar o misterio contido num filme posterior cujo grande trunfo era justamente : o Místério ! Pra que explicar Alien, algum me diga pelamordedeus ???? Enfim, Roliude !!!! Ah, mas tenho um elogio e tanto para uma prequel: Robin Hood do mesmo Ridley Scott: SENSACIONAL ! Ele criou um mundo ficticio dentro de uma lenda inglesa: o Ladrão Honesto ! Muito original, esclarecedor e inteligentemente escrito. E olha que é dificil aguentar o Crowe grunhindo suas falas em mais um épico !!!

    Curtir

  21. Sempre gostei do RS, mas tenho que concordar com o Antonio: Pra que explicar Alien? só me falta a prequel de Blade Runner… O filme teve tantos cliches que não precisava de roteiro… e quando se tenta explicar demais, coisas que originalmente não foram pensadas para ter sentido ou explicação, vc acaba falhando feio. Fiquei Triste!

    Curtir

  22. Pingback: Vam aí ASSASSIN’S CREED – O Filme (ATUALIZADO) | SCI FI do Brasil

  23. Pingback: Vem aí ASSASSIN’S CREED – O Filme (ATUALIZADO) | SCI FI do Brasil

  24. Pingback: Resenha de Filme: PERDIDO EM MARTE | SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  25. Pingback: Resenha de Livro: NAS MONTANHAS DA LOUCURA – H.P. Lovecraft | SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  26. Pingback: Novidades no elenco de ALIEN: COVENANT (ATUALIZADO) – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  27. Pingback: Assista ao Prólogo de ALIEN: COVENANT (ATUALIZADO) – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  28. Pingback: Resenha de Filme: ALIEN: COVENANT – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  29. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: ALIEN: COVENANT – Jed Kurzel – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  30. Pingback: Ridley Scott pretende transformar BLADE RUNNER em Franquia – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  31. Pingback: Assista ao Trailer de ONDE ESTÁ SEGUNDA? – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: