Artigos Filmes Séries

Espiões Sci Fi – e outros nem tanto…


Daniel Craig em 007 - Operação Skyfall

Filmes ou séries de TV com espiões não podem ser categorizados estritamente como sendo de ficção científica. Contudo, é comum mostrarem tecnologias ou equipamentos decididamente futuristas, que colocam as tramas nas fronteiras do gênero.

O maior de todos os espiões é sem nenhuma dúvida James Bond, criado pelo escritor inglês Ian Fleming durante a Guerra Fria, período no qual havia mais de 500 espiões soviéticos da KGB nos EUA. Bond já teve mais de 20 livros e filmes, além de três filmes não oficiais. A franquia cinematográfica James Bond é a segunda maior, perdendo apenas para Star Wars. Todos os filmes antigos de Bond foram restaurados e remasterizados em alta definição. Já foram relançados em DVD, e este ano sairá um box em Blu-ray com a coleção completa.

O primeiro filme, 007 Contra o Satânico Dr. No, custou meros 6 milhões de dólares, enquanto os mais recentes, como Cassino Royale (2006), ficam em torno de 140 milhões. O agente secreto, na série oficial, já foi interpretado por Sean Connery, George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnam e atualmente por Daniel Craig, que tem contrato para quatro filmes. Após a crise financeira da MGM o novo longa, 007 – Operação Skyfall, está sendo rodado e estreia no final de 2012.

Desde o sucesso de James Bond nos anos 1960, o cinema, a televisão e os quadrinhos tem sido inundados com muitas produções de espionagem: O Agente da U.N.C.L.E., Missão: Impossível, Flint, Alias, Triplo X, Identidade Bourne, Chuck, La Femme Nikita, Nick Fury, James West, 24 Horas, Burn Notice, MacGyver, She Spies, Totaly Spies, The Pretender… sem falar nas paródias, como Agente 86 e Austin Powers. Missão: Impossível foi sucesso inicialmente na TV e depois no cinema, com quatro filmes estrelados por Tom Cruise.

Mas é claro que em filmes de ficção científica também há agentes secretos. Em Star Wars, a espiã mais conhecida é a Princesa Leia, que no Episódio IV levava informações secretas para a Rebelião mas foi descoberta por Darth Vader. No Universo Expandido sabemos que Leia casou-se com Han Solo e teve os filhos Jacen, Jaina e Anakin Solo. Já Mara Jade era uma agente do Imperador, cuja última missão era matar Luke Skywalker. Anos depois, obviamente tendo fracassado em sua missão, ela se casou com Luke e teve o filho Ben Skywalker.

Viúva Negra, a grande espiã da Marvel

O Império havia infiltrado Shira Bre/Darth Lumyia para capturar Luke Skywalker. Anos depois ela se tornou a Sith Darth Lumyia, que foi aprendiz de Darth Vader e Vergere. O principal aprendiz de Lumyia foi Darth Caedus/Jacen Solo. Mara Jade espionava Vader para o Imperador, enquanto Lumyia espionava o Imperador para Vader. Em Star Wars – Legacy, Morrigan Corde era uma agente Imperial, e mãe de Cade Skywalker. Ela ajudou a causar a Guerra Sith Imperial (127 a 130 ABY).

Em Jornada nas Estrelas, o espião mais conhecido é Garak (Deep Space 9), da Ordem Obsidiana. Ele ora estava do lado dos cardassianos ou da Federação, e tinha uma rixa de ódio contra Gul Dukat. Era comum os romulanos infiltrarem espiões entre os vulcanos. Em um episodio de DS9 com a participação de Garak e Bashir, James Bond é homenageado.

Em Babylon 5, Mr. Morden é o principal agente dos Shadows, na Terra e na estação B5.

J. J. Abrams criou a série de espionagem com toques sci fi Alias, e foi após o astro Tom Cruise assistir o piloto da série ele convenceu os produtores a contratá-lo para dirigir Missão Impossível 3.

Nos quadrinhos da Marvel, Nick Fury e Viúva Negra são os principais espiões. Ambos apareceram nos filmes do Homem de Ferro, e estarão no longa Os Vingadores. Já a Dark Horse está lançando a série Star Wars – Agente do Império, claramente inspirada em James Bond.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/James_Bond
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mission:_Impossible_(s%C3%A9rie_de_televis%C3%A3o)
http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Pretender

Guilherme da Costa Radin

9 comentários em “Espiões Sci Fi – e outros nem tanto…

  1. Como assim Star Wars, que eu saiba Star Trek tem mais filmes?

    Curtir

  2. guilherme

    exatamente jorge,me referi aos valores arrecadados de cada franquia.com os valores dos dois ultimos harry potter,talvez eles tenham desbancado james bond.isso vou abordar em outro artigo.

    Curtir

    • Aaaaa bom, pois maior franquia da história é Jornada nas Estrelas e não tem pra ninguém :)) … ela perder em alguns números até é natural, mas em qualidade é A Maior :))

      Curtir

  3. guilherme

    eu considero sw a melhor serie,mas tambem sou trekker.vejo de tudo:arquivo x,babylon5,sg1,sga.as series que mais gosto são sw,b5 st nessa ordem.

    Curtir

  4. Bem, como o texto fala “franquia cinematográfica”, Star Trek perde em quantidade de filmes para James Bond e em rentabilidade para Star Wars. De resto, séries de TV incluídas, vai do gosto do freguês.

    Curtir

  5. Pingback: Notícias Curtas (26/09/2012): DAWN OF THE PLANET OF THE APES, THOR: THE DARK WORLD, THE WALKING DEAD, ROBOPOCALYPSE « SCI FI do Brasil

Comente o conteúdo da postagem

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.