Resenhas - Séries Séries

Resenha: TERRA NOVA: 1×09 – Vs.


[SPOILERS] Com o passar das semanas e o desenrolar da série, apesar de a ver votada a uma pobreza quase franciscana sempre tive esperança de que um dia “Terra Nova” mostrasse que realmente valera a pena o quase sacrifício que foi ver o desperdiçar de uma boa premissa episódio após episódio. E eis que, chegados ao nono episódio da temporada, a série finalmente revela algum do potencial que tem adormecido.

“Vs.” foi um episódio fabuloso? Não, longe disso. Mas foi uma melhoria em relação aos restantes? Sem dúvida. Pode não entrar para a história da televisão mas pode muito bem entrar para a história da série, seja por eventualmente marcar uma mudança de direcção (o que eu duvido, mas não há mal em ter esperança) ou, no mínimo dos mínimos, porque é a primeira amostra que esta série pode ser bem mais do que aquilo que tem mostrado ao longo dos episódios iniciais que marcam esta sua primeira (e possivelmente última) temporada.

Tal como o título do episódio indica, “Vs.” coloca em confronto as duas principais forças dominantes da série: o protagonista da história, Jim Shannon (Jason O’Mara), versus o personagem que mais poder tem na história, o Comandante Taylor (Stephen Lang). O fortalecimento da relação entre ambos durante os primeiros oito episódios da série foi um dos destaques na caracterização dos dois personagens e é aqui colocada à prova verdadeiramente pela primeira vez.

O Taylor sempre foi um personagem de certa forma ambíguo nesta série. Se bem que até hoje se tenha revelado maioritariamente como um “herói”, um dos “good guys”, sempre teve uma percentagem de mistério a envolvê-lo deixando um sentimento de que poderia haver por ali um vilão (ou, no mínimo, um anti-herói) dissimulado. E este episódio comprova que havia realmente alguma veracidade nesse sentimento.

Com a faceta de polícia do Jim a vir ao de cima mais uma vez, e depois do Boylan (Damien Garvey) lhe revelar inadvertidamente que o Taylor esconde algo do seu passado e que a resposta está enterrada junto à “Pilgrim’s Tree”, um dos locais mais icónicos de Terra Nova, dá-se o ponto de partida para algumas revelações importantes para o núcleo da história a que a série se tem proposto nesta primeira temporada, e que vão desde a forma como o Taylor se tornou e mantém um líder incontestado, até ao momento em que se deu o ponto de ruptura na sua relação com o filho (aquele que hoje se revela como o seu grande adversário).

Mas será que devemos acreditar em tudo o que o Taylor nos contou? Não sei. O que foi claro para mim é que houve ali foi uma tentativa (bem sucedida) de convencer o Jim a aderir/manter-se na luta pela causa do Taylor. Inicialmente, pensei que o plano do Taylor, após ter sido ameaçado pela investigação do Jim, tivesse o intento de o tentar silenciar, mas visto que ele o decide libertar sem grandes compromissos no final, tudo aquilo me pareceu uma forma efectiva de propaganda política, uma maneira efectiva de manter o Jim a seu lado. Pelo menos, por enquanto.

Mas terá sido mesmo isso que aconteceu ou estarei a ler mais nas entrelinhas do que aquilo que existe nelas? Também não sei. Mas o que sei mesmo é que quando uma história finalmente consegue despertar algum interesse nela significa que está a fazer exactamente aquela que é a sua função. E este episódio, espante-se o mais céptico dos cépticos, conseguiu fazer isso. Finalmente posso afirmar que 40 minutos de “Terra Nova” não foram um total desperdício de tempo passado em frente à televisão.

Posto isto, há que referir que, tal como este episódio demonstra, a série não necessita de dinossauros para se revelar apelativa, basta conseguir criar enredos minimamente interessantes e trabalhar as personagens dando-lhes maior profundidade. Só isso.

ZB
Via [TVDependente]

 

5 comentários em “Resenha: TERRA NOVA: 1×09 – Vs.

  1. Carlos Santos

    Decepcionante esta serie. Esperava mais.

    Curtir

  2. Paulo Cirino

    Finalmente um bom capitulo, tivemos de esperar + para que isto acontecesse. Mas, como diz a resenha, não podemos ficar m uito animados, pode ter sido apenas um “deslizae” dos produtores e roteiristas e o episódio desta semana volte a aquela “pasmaceira”…….vamos esperar……

    Curtir

    • Bassvix

      Gostei deste e do 10 também, assisti ontem.
      Considerando ainda as séries-farofa que lançaram com tanto alarde recentemente – Falling Skies e Walking Dead, Terra Nova pra mim tem mais potencial de continuar, depois WD, FS pra mim morreu, até V era melhor.

      Curtir

      • Acho melhor não colocar The Walking Dead nesse saco, já que a série mantém a boa receptividade de crítica e público e já está inclusive renovada para a 3ª temporada.

        Curtir

        • Bassvix

          Torço pela Walking Dead, mas até o capítulo que assisti ontem estava ficando chata, esse tempo todo na fazenda do Hershel, a Sophia sem um fim (ops, não falei o que aconteceu), mas com o que aconteceu no último episódio mudou minha perspectiva.

          Curtir

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: