Review - Filmes

Resenha: Lanterna Verde


LANTERNA VERDE (Green Lantern, EUA, 2011)
Gênero: Ficção Científica
Duração: 114 min.
Elenco: Ryan Reynolds, Blake Lively, Peter Sarsgaard, Mark Strong, Temuera Morrison, Jenna Craig, Tim Robbins, Angela Bassett, Jon Tenney, Taika Cohen, Jeff Wolfe
Compositor: James Newton Howard
Roteiristas: Greg Berlanti, Michael Green, Marc Guggenheim, Michael Goldenberg
Diretor: Martin Campbell
Cotação: **

Infelizmente não será com LANTERNA VERDE (2011) que a DC Comics conseguirá se equiparar ao sucesso de sua principal concorrente, a Marvel, que desde 2000 vem se saindo bem nas bilheterias com as adaptações de seus super-heróis para o cinema. Na verdade, isso também é um reflexo do que a DC vem enfrentando no mercado de quadrinhos atual: para ter que chamar a atenção de novos clientes, tomou a atitude de zerar seus números e mudar várias coisas da cronologia clássica de seus heróis, o que foi motivo de indignação para muitos fãs.

A possibilidade que LANTERNA VERDE tinha de dar certo no cinema estava nas mãos do habilidoso Martin Campbell, que já havia feito dois bons filmes de James Bond – 007 CONTRA GOLDENEYE (1995) e 007 – CASSINO ROYALE (2006) – e dois bons filmes da série Zorro – A MÁSCARA DO ZORRO (1998) e A LENDA DO ZORRO (2005). Isso, só para citar exemplos de filmes que se aproximam do universo dos super-heróis. Além do mais, Campbell mostrou competência em vários outros filmes de ação. Seu LANTERNA VERDE não é de todo ruim e é fiel ao universo do herói.

Então, o que faltou para o filme não ter decolado, mesmo com todo o cuidado em agradar aos fãs e trazendo uma mocinha pra lá de bela (Blake Lively)? Para começar, os diálogos são muito ruins. Parecem retirados de teatrinhos infantis amadores. Talvez tenha-se perdido tanto tempo caprichando no visual do planeta Oa que esqueceram desse “pequeno detalhe”, que pode parecer irrelevante para um filme de ação ou de super-heróis, mas não é quando eles passam a se tornar evidentes.

O filme ficou mais tempo do que se esperava na sala de edição, mas já se imagina o porquê: estavam tentando salvá-lo, procurando um meio de fazê-lo funcionar, dar ritmo e não deixar com que, a meia-hora de duração, o espectador já estivesse aborrecido. A escolha de Ryan Reynolds não foi das melhores, mas acredito que isso não seja o principal problema. Ele teria dado certo, já que é um ator versátil. Faz bem tanto comédia quanto drama. Talvez a própria natureza do herói, que possui poderes bem pouco “realistas”, é que tenha deixado os roteiristas e produtores na dúvida sobre que tom adotar para o filme, não acreditando no tom solene que o personagem recebe nos quadrinhos.

Essa série de fatores pode ter contribuído para que o filme de um dos super-heróis mais queridos do universo DC tenha diminuído ainda mais a chance de as produtoras de Hollywood apostarem em outros heróis menos conhecidos do mundo de Superman e Batman.

Ailton Monteiro
[via ScoreTrack.net]

19 comentários em “Resenha: Lanterna Verde

  1. DanieL

    Eu gostei do filme .. o grande problema hoje em dia com a grande quantidade de filmes de heroi é que os fan esperam que cada novo filme supere os anteriores e deixam de curtir o filme … lanterna verde é um bom filme muito divertido … e assim que ele deve ser visto

    Curtir

  2. Carlos

    Concordo com DanieL pois acho que nem sempre teremos “diamantes perfeitos” e , se não for um filme muito ruim em todos os sentidos , nossa diversão estará garantida.Por outro lado,acho justo que os profissionais comentaristas dissequem a produção até para que saibamos a quantas andam os esforços para melhorar a qualidade do que nos chega uma vez que somos o alvo dos que produzem,não é mesmo??

    Curtir

  3. Fabiano

    Pelos poucos trailers que assisti me pareceu interesante o filme, quando puder darei uma olhada nele.

    Curtir

  4. Adorei o filme. No começo do filme, tem uma cena no planeta deserto aonde os guardiões colocam o “mostro”(não lembro do nome dele)…tem uma cena de susto. Achei melhor que: Capitão América; Super 8 é Santuário.

    Curtir

  5. guilherme

    eu gostei do filme.não entendo porque ele não decolou.o hal no inicio da carreira era um pouco moleque,depois que ele vai ficando mais serio.realmente os poderes dele não são faceis de serem adaptados para cenas de ação.nesse filme faltou é usarem um vilão mais conhecido.o principal problema em adaptar herois da dc é que eles se parecem com deuses,ja os herois da marvel são mais humanos como o demolidor ou homem aranha.acho que se zack snider ou nolan cuida-sem de lanterna verde 2 seria ainda melhor.

    Curtir

  6. Pingback: Vem aí Time Zones | SCI FI do Brasil

  7. Pingback: Christian Bale confirma: seus dias de Batman acabaram | SCI FI do Brasil

  8. Pingback: MARVEL x DC: O Duelo 2012! | SCI FI do Brasil

  9. Pingback: Vem aí o reboot de HIGHLANDER | SCI FI do Brasil

  10. Pingback: Vem aí o reboot de BLAKE’S 7 | SCI FI do Brasil

  11. Pingback: Vem aí o reboot de BLAKE’S 7 « SCI FI do Brasil

  12. Pingback: Filme da LIGA DA JUSTIÇA vai competir com OS VINGADORES 2 « SCI FI do Brasil

  13. Antonio Fernando Oliveira

    Eu gostei do filme, mas há um senão… assisti no conforto do meu home theatre. Acho que é um filme caseiro pois como tem um início meio lento e pouco inventivo, dá pra parar, ir a banheiro, fazer pipoca e continuar assistindo numa boa. Ryan Reynolds tem o fisico perfeito para a personagem, mas concordo com a Redação. Que diálogos chinfrins são aqueles ???!!! e que 3D mais fajuto…o resto é deixar passar. Gosto de 4 herois da minha infancia: Superman, Homem Aranha, Lanterna Verde e Sufista Prateado mas com exceção de Chris Reeve, nenhum dos outros atores me convenceu plenamente em seus papéis.

    Curtir

  14. Pingback: Marvel X DC: O Duelo de 2013 | SCI FI do Brasil

  15. Pingback: THE FLASH pode voltar à TV | SCI FI do Brasil

  16. Pingback: Resenha: O HOMEM DE AÇO (Blu-ray 2D+3D) | SCI FI do Brasil

  17. Pingback: Continuação de PROMETHEUS ganha data de estreia e novo roteirista | SCI-FI do Brasil

  18. Pingback: Marvel X DC: O Duelo Pega Fogo em 2016 – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  19. Pingback: Sci Files: ESQUADRÃO SUICIDA – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

Comente o conteúdo da postagem

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.