Artigos Séries

Kamen Rider Black


Kamen Rider Black
Kamen Rider Black

Kamen Rider Black é uma série live action japonesa (tokusatsu),que fez sucesso internacional e foi exibida no Brasil pela extinta Rede Manchete. De acordo com a Wikipedia:

Kamen Rider Black (em japonês: 仮面ライダーBLACK, Kamen Raidā Burakku, traduzido no Brasil como Black Kamen Rider e Blackman) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu pertencente à franquia dos Kamen Riders. Produzida pela Toei Company em associação com a Ishinomori Productions, foi exibida originalmente entre 4 de outubro de 1987 e 9 de outubro de 1988 no canal a cabo TV Asahi. Foi a primeira série da franquia a ser transmitida no Brasil, exibida pela extinta Rede Manchete a partir de abril de 1991, no bloco Sessão Super Heróis, obtendo grande sucesso e popularidade.

A série marcou o retorno da franquia após um hiato de 6 anos sem a produção de séries televisivas. É a única série da franquia Rider a ter uma continuação direta, intitulada Kamen Rider Black RX, que continua a saga do protagonista Issamu Minami. A temática adulta e dramática da série, contrastante com as demais séries do gênero, foi (e até hoje é) elogiada por muitos fãs, sendo por muitos considerada uma das melhores produções da franquia e do gênero tokusatsu já produzidas no Japão.

Kamen Rider é uma franquia que surgiu em 1971, e já teve mais de vinte spin offs. Recentemente foi exibida no Brasil a versão norte-americana de Kamen Rider – Cavaleiro Dragão. A versão dos EUA utiliza cenas da série japonesa, de forma similar ao que ocorre em Power Rangers. As ultimas séries da franquia produzidas foram Kamen Rider Decade (2009) e Kamen Rider W (2009/2010).

O Kamen Rider Black RX aparece em dois episódios de Kamen Rider Decade. A trama de Kamen Rider Black tem certa semelhança com a tragédia de Darth Vader (Star Wars). Novamente de acordo com a Wikipedia:

Numa noite, os irmãos de criação Issamu Minami (Kotaro Minami no original) e Nobuhiko Aikizuki comemoram o aniversário de 19 anos de ambos, rodeados por convidados influentes: políticos, artistas, etc. De repente, uma nuvem de gafanhotos surge do nada atacando a todos, mas estranhamente ninguém, exceto os irmãos aniversariantes, se abala com isso. Era o primeiro sinal do que estaria por vir. Os irmãos são transportados subitamente para a base secreta dos Gorgom, uma organização temível que deseja dominar o mundo enganando os humanos. Daí se explica: aqueles convidados foram indiferentes aos gafanhotos, que passeavam sobre seus corpos na festa, justamente por serem adeptos dos Gorgom, e ainda estavam cientes de tudo o que viria pela frente. Issamu e Nobuhiko foram escolhidos porque nasceram no mesmo segundo em que se completava um eclipse total do Sol. Deste modo, passam por uma operação mutante, para adquirirem poderes e transformarem-se em homens-gafanhoto, ou como é citado na série, nos dois Imperadores Seculares. A alusão aos insetos se dá, possivelmente, por serem estes os seres vivos mais fortes do planeta, já que muitos podem levantar várias vezes o seu próprio peso. Aqui, a intenção dos Gorgom era de que os irmãos, desprovidos de memória, lutassem entre si até a morte, para que o vencedor saísse proclamado o sucessor do Grande Rei dos Gorgom. Por intervenção do pai de Nobuhiko, Issamu é o único a conseguir fugir, antes de ter a memória apagada. Mas ele já tem em seu corpo o Kingstone, a pedra responsável pela mutação, e é com estes poderes que ele se torna o Kamen Rider Black. Com a memória preservada, Issamu tem a consciência das pretensões malignas dos Gorgom. Por isso, para vingar a morte de seus pais biológicos (depois também do adotivo) e tentar salvar o irmão, além de livrar a Terra da escravidão, usará os poderes excepcionais para lutar contra essa organização do mal. Porém, mesmo determinado a libertar Nobuhiko, Issamu não consegue impedir que ele se torne o Imperador Secular Shadow Moon, seu arqui-inimigo na segunda metade da série.

Vemos claramente que Issamu (Kamen Rider Black) e Nobuhiko (Shadow Moon) se tornam inimigos mortais, como Kenobi e Darth Vader, por causa das ações do Rei Gorgom e dos sacerdotes. Shadow Moon se torna um vilão tão terrível quanto Vader, mas como naquele também lhe restou uma centelha de humanidade. Aliás, num duelo entre Shadow Moon e Darth Vader, seria difícil prever quem venceria, pois ambos são muito poderosos. Issamu é atormentado pelo fato de ter que destruir seu irmão, da mesma forma que Kenobi e Luke Skywalker não queriam destruir Anakin / Vader.

Os vilões da série são: Rei Gorgom, Sacerdote Danker, Sacerdote Pérola, Sacerdote Baraom, Taurus e o “monstro da semana”. Foram os sacerdotes que transformaram Issamu e Nobuhiko, seguindo as ordens do Rei. No episódio 18, o Rei Gorgom ordena que os sacerdotes libertem o guerreiro imortal Taurus para destruir Kamen Rider. Taurus é muito mais poderoso doque os monstros que Issamu havia enfrentado. As traições de Taurus também o tornam uma ameaça para os sacerdotes. A tensão aumenta quando Shadow Moon desperta e enfrenta Taurus. Pouco depois Shadow Moon declara guerra ao Japão, e assume o controle dos Gorgom (episódios 35 a 51).

O confronto final entre Kamen Rider Black e Shadow Moon é arrepiante. Durante suas batalhas Kamen Rider teve como maiores aliados as motos Battle Hopper e Lorde Sector. Muitas vezes os sacerdotes tentaram destruir as motos de Kamen Rider. A maioria dos monstros tinha um visual tosco, mas a armadura de Shadow Moon tinha uma aura de maldade, digna de Darth Vader. Shadow Moon também aparece em Kamen Rider Black RX.

A Focus vai lançar em DVD no Brasil a série Kamen Rider Black. Até lá, os fãs gaúchos podem rever Kamen Rider na Ulbra TV, terças-feiras às 10:00h, e sábados às 21:30h na seção Made in Japan. Longa vida aos Kamen Riders….

Guilherme da Costa Radin

6 comentários em “Kamen Rider Black

  1. Pingback: KAMEN RIDER DECADE | SCI FI do Brasil

  2. Pingback: METALDER « SCI FI do Brasil

  3. Pingback: De Volta aos 80 – Parte 8: TOKUSATSUS – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  4. Pingback: Sci Files: O Fantástico JASPION – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  5. Pingback: JIRAIYA – O INCRÍVEL NINJA – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  6. Pingback: Sci Files: JETMAN – ESQUADRÃO PÁSSARO – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: