Artigos Séries

Sci Files: Os 20 Melhores Episódios de VIAGEM AO FUNDO DO MAR


Almirante Nelson, Capitão Crane e a tripulação do Seaview

Após o sucesso do filme Viagem ao Fundo do Mar (Voyage to The Bottom of The Sea, 1961), o produtor e diretor Irwin Allen decidiu levar para a TV as aventuras futuristas do submarino nuclear Seaview. A série estreou em 1964, inicialmente em preto e branco, e por 4 temporadas a tripulação liderada pelo Almirante Nelson (Richard Basehart) e o Capitão Lee Crane (David Hedison) combateu espiões, sabotadores, alienígenas, cientistas loucos e monstros de todo o tipo e tamanho.

Fazia tempo que queria fazer uma relação daqueles que considero os 20 melhores episódios da série, mas sempre acabava adiando por um problema ou outro. Mas agora vai… Sei que listas são discutíveis e quase sempre ou são injustas ou acabam refletindo demais as idiossincrasias de seus autores. Mas é algo que não tem como escapar, e nesse caso não será diferente. De qualquer forma, para os que conhecem Viagem ao Fundo do Mar, torço para que essa minha lista seja a mais precisa possível. Para os que não conhecem a série, espero que ela sirva de guia caso alguém venha a ter a oportunidade de assisti-la. Optei por escolher 20 episódios porque esse número é quase o padrão usual para uma temporada completa de uma série de TV. Espero que gostem… E com vocês, os 20 melhores episódios de Viagem ao Fundo do Mar, segundo minha avaliação:

Imagem1) Dia de Crueldade (Day Of Evil) (T3) – Roteiro: William Welch\ Direção: Jerry Hooper
Se alguém me pedisse para escolher um episódio de VFDM que eu usaria para apresentar a série a alguém, há 99% de chances de “Dia de Crueldade” ser o escolhido. A trama gira em torno de um alienígena capaz de assumir a aparência de qualquer membro da tripulação, que infiltra-se no Seaview para usar seus mísseis como estopim de uma guerra nuclear que abrirá caminho para a invasão da Terra. Acredito que este episódio é o ideal para alguém conhecer Viagem, já que ele mostra a maioria das virtudes da série tendo muito pouco de seus eventuais defeitos. Nessa história tensa escrita por Welch, vemos muita influência de Twilight Zone, a ponto de na época da exibição do episódio alguns fãs suspeitarem que o roteiro tivesse alguma toque de Rod Serling, mas este, até onde se sabe, nunca escreveu nada para as produções de Irwin Allen. “Dia de Crueldade” é o que poderíamos chamar de um bom thriller dramático de FC, com o elenco da série dando um show de atuação.

Imagem2) O Canhoto (The Left Handed Man) (T2) – Roteiro: William Welch\Direção: Jerry Hooper
Uma das características de Viagem, em especial nas suas duas primeiras temporadas, era alternar episódios sci fi com outros de espionagem. Em “O Canhoto”, o Almirante Nelson precisa provar que George Penfield (Regis Tomey), escolhido pelo presidente para ser o novo secretário de defesa dos EUA é, na verdade, um mero títere nas mãos de Noah Grafton (Cyril Delevanti), um milionário excêntrico que nutre simpatias e tem contato com regimes hostis ao ocidente livre. Nelson conta com a ajuda da filha de Penfiled, Tippy (Barbara Bouchet), mas ambos e quem mais estiver no caminho de Grafton se torna alvo de seu assassino, o “canhoto”, que usa no lugar da mão esquerda uma arma que dispara dardos venenosos. Além da boa história e do charme de Barbara Bouchet, esse episódio deixa evidente o apreço de Welch por tramas políticas, um gosto que ele deve ter cultivado quando foi um dos membros do governo Truman, nos anos 1950. Destaque também para Charles Dierkop como o Canhoto, que passa o episódio inteiro sem dar um pio sequer.

Imagem3) Jonas E A Baleia (Jonah And The Whale) (T2) – Roteiro: Shimon Wincelberg (a partir da história de Irwin Allen)\ Direção: Sobey Martin
Este é um episódio da série que só subiu no meu conceito com o passar do tempo. Nelson e uma cientista russa, Katya Markhova (a bela atriz italiana Gia Scala), ficam presos no interior de uma rara e enorme baleia após o animal engolir o sino de mergulho em que os dois estavam. Enquanto esperam ser resgatados de alguma forma, Nelson e Katya travam uma curiosa conversa sobre a fé, com Nelson, um ateu, tentando convencer sua companheira de infortúnio que o mito bíblico de Jonas era um exemplo de estoicismo e esperança. Muito bem escrito e cheio de bons diálogos, esse episódio tem uma das cenas finais que mais gosto da série.

Imagem4) O Tirano (The Exile) (T1) – Roteiro: William Read Woodfield\ Direção: James Goldstone
Neste episódio, Nelson e um ditador, Aleksei Brynov (Edward Asner), ficam presos em um bote em alto mar junto com mais alguns homens que são aliados de Brynov, após o navio em que estavam ser atacado e afundado. Um a um os os ocupantes do bote vão morrendo, até que resta apenas Nelson e Brynov como sobreviventes. Episódio com atuações fantásticas, em especial de Basehart e Asner.

Imagem5) O Céu Vem Abaixo (The Sky Is Falling) (T1) – Roteiro: Don Brinkley\Direção: Leonard Horn
Este episódio mostra o primeiro encontro da tripulação do Seaview com alienígenas do espaço. A história de Brinkley tem um clima mesclado com paranóia e “sense of wonder”, sendo que este é o único episódio de Viagem envolvendo alienígenas que, em princípio, não estão aqui para tomar a Terra.

Imagem6) A Criatura (The Creature) (T1)– Roteiro: Rik Vollaerts\Direção: Sobey Martin
Este episódio ficou conhecido como “o episódio da arraia gigante” e, mais recentemente, por ter tido o falecido Leslie Nielsen com ator convidado. A história curiosa e as cenas mostrando a arraia gigante atacando o Seaview, que na época (1964), deviam causar boa impressão, são os destaques desse episódio.

Imagem7) Os Inimigos (The Enemies) (T1) – Roteiro: William Read Woodfield\Direção: Felix Fiest
Um dos episódios mais lembrados da primeira temporada em preto e branco de Viagem. Nelson e Crane chegam a uma estranha ilha durante a investigação do desastre envolvendo outro submarino. Na ilha eles acabam sendo usados como cobaias para testar uma nova arma que induz as pessoas a uma raiva extrema. Esse tema voltaria a ser explorado pela série em ” A Vigília da Morte”, episódio da terceira temporada. Destaque para a estranha cena em que o personagem do ator Henry Silva, General Tau, aparece como um gigante diante de Nelson e Crane, numa sala de “efeitos ilusórios”.

Imagem8) A Bomba Humana (Time Bomb) (T2) – Roteiro: William Read Woodfield e Allan Balter\Direção: Sobey Martin
Um grupo obscuro pretende provocar uma guerra entre os EUA e a URSS, da qual acreditam que sairão viroriosos. Para isso, instruem uma agente dupla russa (Ina Balin) a injetar em Nelson um líquido que o tornará uma verdadeira bomba humana, ao se aproximar de uma fonte considerável de radiação atômica. Esse episódio, com uma trama pra lá de mirabolante, tem várias sacadas curiosas, como almirante Nelson bancando o marinheiro bêbado de folga em Moscou, e tendo um caso amoroso com uma espiã russa. Mas o destaque vai mesmo para a atriz Susan Flannery, que nesse episódio protagonizou uma das cenas mais memoráveis de Viagem quando sua personagem Katie, uma operativa da inteligência americana, tem que ajudar o capitão Crane a entrar numa instalação soviética, e para isso se vale do seu charme para ludibriar e colocar fora de ação os guardas do portão de entrada.

Imagem9) O Jogo Perigoso (The Deadliest Game) (T2) – Roteiro: Rik Vollaerts\ Direção: Sobey Martin
Neste episódio vemos uma clara tentativa de Viagem de fazer uma crítica nada sutil ao autoritarismo militar. Na história, o general Mark Hobson (Lloyd Bochner) tenta de todas as formas persuadir Nelson de que o ataque ao abrigo submarino onde está o presidente dos EUA foi realizado por forças externas e que isso seria o suficiente para declarar um estado de guerra. Mas Nelson acredita que o ataque partiu de dentro do território norte-americano. O Almirante acaba descobrindo que, na verdade, Hobson lidera um grupo que quer derrubar o prssidente dos EUA e seu governo. O episódio, mostrando claramente um militar golpista (Hobson), e diálogos ríspidos entre dois oficiais americanos (Hobson e o Almirante Nelson) , gerou certa polêmica na época.

Imagem10) O Gigante Submarino (Leviathan) (T2) – Roteiro: William Welch\ Direção: Harry Harris
Esse é um dos episódios mais populares de Viagem. Uma cientista, Cara Sloane (Karen Steele), convence Nelson a levar o Seaview até uma região do fundo do mar onde o cientista chefe de Cara, Dr. Sterling, encontrou uma fenda submarina que pode chegar até o centro da Terra. Chegando lá, Nelson e o restante do pessoal do Seaview decobrem que Sterling se tornou um gigante submarino, ao se expor a estranhos elementos vindos da fenda. As cenas mostrando Sterling, como um gigante, atacando o Seaview, até hoje são lembradas pelos fãs e envelheceram bem, em que pese as roupas do cientista também terem inexplicavelmente crescido.

Imagem11) O Monstruoso Homem Peixe (Menfish) (T2)– Roteiro: William Read Woodfield e Allan Balter\ Direção: Tom Gries
Episódio que se tornou um clássico por três motivos: 1) tem a melhor batalha de monstro submarino contra o Seaview em toda a série; 2) A atuação de John Dehner como o Dr. Borgman é um bom exemplo de como fazer um “cientista louco típico”; 3) A atuação de Victor Lundin como o assistente de Borgman, Hansjurg, também vítima das experiências do cientista, é uma aula de como fazer um “assistente de cientista louco típico e cheio de ódio de seu mestre”. Como Richard Basehart não pôde participar desse episódio por causa de problemas de saúde, Gary Merrill foi escalado por Allen para fazer o Almirante Park, colega de Nelson escalado para a missão. Dizem que Allen gostou tanto de Merril como Park que chegou a pensar em efetivá-lo para a série no lugar de Basehart, boato que fez este último ter uma recuperação relâmpago dos seus problemas de saúde…

Imagem12) Céu Em Chamas (The Sky’s On Fire) (T2) – Roteiro: William Welch, a partir da história de Irwin Allen e Charles Bennett\ Direção: Sobey Martin
Na verdade este episódio é uma adaptação para a série do longa-metragem que lhe deu origem. E com resultado muito… mas muito superior ao do filme. No episódio, o Seaview deve salvar o mundo de uma catástrofe quando um cinturão de fogo envolve os céus do hemisfério sul da Terra, ameaçando cobrir todo o planeta. As atuações impecáveis do elenco da série e dos atores convidados supera com folga o elenco do filme de Viagem para o cinema.

Imagem13) O Cyborg (The Cyborg) (T2) – Roteiro: William Read Woodfield e Allan Balter\ Direção: Leo Penn
Outro episóido da série bastante lembrado pelos fãs. Tabor Ulrich (Victor Buono), é um cientista que cria um exército de cyborgs, acreditando que eles poderão governar melhor o mundo. Ele cria um cyborg que é uma cópia do Almirante Nelson, e o manda para o Seaview para controlar o submarino e seu arsenal nuclear. O episódio é bastante centrado nas atuações de Basehart e Buono. mas a cena mais marcante do episódio é quando Nelson descobre que uma das assistentes de Ulrich, chamada Gundi (Brooke Bundy), também é uma cyborg.

Imagem14) O Pacificador (The Peacemaker) (T2): Roteiro: William Read Woodfield e Allan Balter\ Direção: Sobey Martin
Apesar de muitos verem esse episódio de Viagem como um libelo pacifista, na verdade ele acaba funcionando mais como veículo para o ator John Cassavetes. A história é bem no clima dos anos 1960, com Cassavetes vivendo um cientista que constrói “a bomba definitiva” e, com ela nas mãos, parte para uma tentativa louca de obrigar os líderes mundiais a um desarmamento total.

Imagem15) O Monstro do Inferno (Monster From The Inferno) (T3) – Roteiro: Rik Vollaerts\Direção: Harry Harris
Este foi o episódio escalado para abrir o terceiro ano de Viagem. A idéia de um ser espacial em forma de rocha, que lembra estranhamente um cérebro, que domina a mente de quem quiser e deseja escravizar a raça humana, foi a maneira que Rik Vollaerts encontrou de homenagear os filmes sci fi B  dos anos 1950. Esse episódio também é um dos melhores de Viagem em termos de efeitos especiais, e introduziu na série uma trilha sonora incidental nova e mais dinâmica.

Imagem16) Bonecos Mortais (Deadly Dolls) (T3) – Roteiro: Arthur Weiss\ Direção: Jerry Hooper
Outro episódio de Viagem que se tornou muito popular. Vincent Price faz o líder dos bonecos que tentam tomar o Seaview, sob as ordens de uma estranha entidade alienígena. Episódio mais que memorável, onde Vincent Price é ofuscado pelo boneco do Almirante Nelson e sua fala final “uma pena… realmente uma pena”… Inesquecível.

Imagem17) A Floresta Selvagem (Savage Jungle) (T4) – Roteiro: Robert Weiss\Direção: Robert Sparr
Das várias histórias sobre invasões alienígenas de Viagem, “A Floresta Selvagem” é uma das mais estranhas. Nesse episódio, o Seaview deve salvar a Terra que está sendo progressivamente coberta por uma floresta alienígena. O episódio agradou tanto que chegou a se pensar em uma continuação para ele. Perry Lopez como o líder dos alienígenas, os seus “combatentes prateados” (que podem ser guardados numa caixa de ferramentas!!!) e a bizarrice de ver o Seaview sendo tomado por uma floresta, é o que faz o charme esquisito desse episódio…

Imagem18) O Lobisomem (Werewolf) (T3) – Roteiro: Donn Mullally\Direção: Justus Addis
Um vírus mutante da raiva que tansforma seres humanos em lobisomens é uma idéia doida toda a vida. Mas é justamente isso que Donn Mullally nos mostra nesse episódio, com direito ao Almirante Nelson correndo o risco de virar lobisomem, o que só ocorre mesmo na sequência que o episódio ganhou, “A Marca do Monstro”. De todas as coisas estranhíssimas que a tripulação do Seaview já encarou, essa foi uma das mais selvagens… literalmente.

Imagem19) Invasão Mortal (Deadly Invasion) (T3) – Roteiro: John & Edward Hawkins\Direção: Nathan Juran
Outro episódio sobre invasores aliens que eu particularmente gosto, apesar de reconhecer que ele não agrada a gregos e troianos. Ele também apela para o famoso recurso do “Deus Ex Machina”, que na verdade era algo comum nas séries sci fi de antigamente. Mas, para mim pelo menos, “Invasão Mortal” não deixa de ser uma boa história de FC por causa disso.

Imagem20) Carga Fatal (Fatal Cargo) (T4) – Roteiro : William Welch\Direção: Jerry Hooper
Outro episódio que se tornou muito conhecido. Um colega cientista de Nelson faz pesquisas sobre controle do comportamento animal e usa um raro gorila branco como cobaia. Porém, seu assistente, Leo Brock (o ótimo Woodrow Parfrey) tem intenções nada boas. Esse episódio acabou se tornando o trabalho mais conhecido do dublê Janos Prohaska, que vestiu a fantasia do gorila branco atormentado pelas maquinações de Brock e seu aparelho de controle mental. Sua conclusão até hoje provoca discussão entre os fãs, que torciam pelo gorila…

Enfim, lista concluída… e já sei de uns trocentos episódios que vou me arrepender de não ter incluído!

Alfonso Moscato

87 comentários em “Sci Files: Os 20 Melhores Episódios de VIAGEM AO FUNDO DO MAR

  1. Pingback: Tweets that mention Os 20 melhores episódios de Viagem ao Fundo do Mar | Sci Fi do Brasil -- Topsy.com

  2. Bonecos Mortais, sem duvida faz parte da nata dos episodios desta série. “é uma pena , uma pena mesmo….” que ela esteja meio esquecida agora….

    Curtir

    • Domingos Coelho

      teve uma serie destas CSI ou lei e ordem que plagiou os “bonecos mortais”. Foi tanto descarado que desliguei a TV. Se bobear os roteiros destas series dos anos 60 e 70 estão todos senso reciclados para atender a demanda atual.

      Curtir

      • Nikolai

        Amigo. Nem sempre é plágio, e sim , uma “homenagem” ou adaptação à esta série clássica. Se fosse assim, quem leu Shakespeare não precisa ver nenhum filme, pois o Bardo escreveu sobre TODAS as facetas da alma humana, e quer queira ou não, há sempre um pouco de Shakespeare em cada história.
        Um abraço.

        Curtir

        • Domingos Coelho

          concordo contigo que as vezes se tratava de citação da obra ou homenagem ! não ficou claro de forma alguma que se tratava de homenagem ou citação (tipo a cena das escadaria com carrinho de bebê no filme “os intocáveis” de Brian de Palma); assim como em “velocidade maxima” (1994) foi utilizado um pedaço de um filme de artes marciais (creio que era de um filme de Bruce Lee) onde imagem era repetida varias vezes na tv até que o personagem de Denis Hooper sacou que que estava sendo enganado. Quando é citação de obra temos critérios para identificar como tal. Isso é importante pois tratava-se de uma homenagem a Vincent Price em viagem ao fundo do Mar…

          Curtir

    • Marcelo

      2021 – canal 51 tv aberta! ainda passa e com imagem muito boa!!!

      Curtir

  3. Ricardo Melo

    Grande texto do fanático Alfonso Moscato lá do trekbrasilis. Apesar de não ser muito fã das série do Iwin Allen, achava Tunel do Tempo a melhorzinha e Viagem do Fundo do mar em alguns episodios. Sei que durante uma visita aos EUA, o Presidente brasileiro Costa e Silva, que era fã da série, pediu pra conhecer o elenco e o cenário onde era gravado a série.

    Curtir

    • jackson M D andrade

      Gostaria de ter a oportunidade de conseguir os episodios em dvd ou blu-ray com boa qualidade de imagem e se possivel legendado em portugues ,já que acredito ser impossivel ser dublado. Quem acompanhou este seriado sabe o quanto era excelente.

      Curtir

      • A.C.Correia

        A loja virtual CD Point vende a serie em DVD lacrado importado original dos EUA e com entrega em 15 dias. E preço acessível.

        Curtir

      • José Francisco melinsky

        Vc consegue ver muitos episódios no you tube

        Curtir

  4. AFONSO

    O lobisomen prá mim foi um dos melhores.

    Curtir

  5. Antonio

    Só o que posso dizer é…saudades, saudades, saudades…

    Curtir

  6. Por favor, Ricardo Melo, chamar Costa e Silva de Presidente é insultante. Ele era um Ditador, assassino, traidor etc.

    Curtir

    • ditador????????assassino ?????????????traidor?????????????
      vamos estudar história do brasil ,mas sem influencia politica partidaria da esquerda.
      a esquerda tb matou, sequestrou e roubou muito
      e hoje no poder os companheoros continuamm a roubar
      uma pena que os presidentes militares foram benevolentes , pois acho que o rodo tinha que passar geral , inclusive hj

      Curtir

    • Robson

      Ora, mais um comunista criticando um verdadeiro republicano!

      Curtir

    • Muchas gracias. ?Como puedo iniciar sesion?

      Curtir

  7. Pingback: Vem aí a versão espacial de MOBY DICK | SCI FI do Brasil

  8. VC ESQUEÇEU TAMBM DE MENCIONA O EPSÓDIO, O ATAQUE DA ARANHA MONSTRUOSA, HOMEM FERA ,VIAGEM AO FUNDO DO MAR MELHOR SERIADO CRIADO POR IRWIN ALLEN.

    Curtir

  9. Tudo é relativo. Gosto dessa série até hoje mas o melhor episódio é o Homem Indestrutivel. Quando eu repasso e contro pros meninos que passei uns 15 dias me assombrando com aquele robô descontrolado querendo matar e destruir tudo dentro do Seawiew, a molecada só falta morrer de dar risada…

    Curtir

  10. Pingback: Robert Easton (1930-2011) | SCI FI do Brasil

  11. Pingback: Perdidos no Espaço: O Clandestino Teimoso | SCI FI do Brasil

  12. Pingback: Dick Tufeld (1926-2012) | SCI FI do Brasil

  13. Pingback: Ronaldo Batista (1933-2012) | SCI FI do Brasil

  14. antonio b da silva

    gostaria muinto se voltasse a passar

    Curtir

  15. jadekson carvalho

    e a melhor sere de todos os tempo

    Curtir

  16. Pingback: Warren Stevens (1919-2012) | SCI FI do Brasil

  17. vagner lopes dos santps

    como devo fazer para adquirir os 20 melhores episódios da sere viagem ao fundo do mar?

    Curtir

  18. como extra terrestre gosto da imaginaçao tecnologica do futuro;parabenizo tudo que eleva a alma rumo ao futuro…eleve sua imaginaçao como quiser ?

    Curtir

  19. jrbigboss

    Antes de mais nada parabéns. Ótimas escolhas,porém eu particularmente, adicionaria, um episódio em especial que é a paranóia, da quarta temporada e com ótima atuação de Richard Basehart, por sinal muito inspirado. No mais , um forte abraço…Junior.

    Curtir

  20. gostaria de ver, e ter alguns dos filmes desta serie maravilhosa que marcou decada.

    A

    Curtir

  21. rosana maria de mendonça

    Quantas saudades desta serie assisti todas as temporada inesquesivel,memorável,estavamos na época da Guerra Fria em um mundo dividido politicamente,esta serie se Imortalizou na televisão com seus Epísodios em Preto e Branco. o submarino era a Estrela do Show.

    Curtir

  22. Paulo Cesar Figueiredo Luz

    Como faço para comprar.

    Curtir

  23. Manoel Almeida

    Tinha umas coisas curiosas tipo a incongruencia entre a sala de misseis e de disparo de torpedos ser incompativel com a arquitetura externa do submarino e porta de saida do mini sub voador.

    Tinha alguns bons episodios mas outros meio comicos.

    Curtir

  24. Pingback: Malachi Throne (1928-2013) | SCI FI do Brasil

  25. O som do sonar na musica tema ficou marcante nas nossas mentes. bonita trilha sonora

    Curtir

  26. adílson

    será q ainda vão refilmar essa série em filme

    Curtir

  27. washington luiz freitas

    ontem passou no canal 81 tcm na claro tv um maravilhoso longa de viagem ao fundo do mar , cinturao de fogo.

    Curtir

  28. Pingback: Victor Lundin (1930-2013) | SCI FI do Brasil

  29. Pingback: Michael Ansara (1922-2013) | SCI FI do Brasil

  30. Aparecido Oliveira

    Gostaria de assistir ( A volta do Barba negra)

    Curtir

  31. O mais legal é que os caras chegaram no fundo do mar com caixotes de papelão XD

    Curtir

  32. Marcus Anversa

    Bem, vaí aí os meus 20 melhores de Viagem ao Fundo do Mar:

    1 O Cyborg
    2 Fuga de Veneza
    3 O Jogo Perigoso
    4. Dia de Crueldade
    5. O Homem de Muitas Caras
    6. A Névoa do Silêncio
    7. Pavor a Bordo
    8. O Traidor
    9. O Canhoto
    10. Céu em Chamas
    11.As Bonecas Mortais
    12 Os Homens de Cêra
    13. Pesadelo
    14. O Naufráfio do Seaview
    15. O Sequestro do Cientista
    16. O Submarino Renegado
    17. O Monstruoso Homem-Peixe
    18 A Volta do Fantasma
    19 Os Fabricantes do Medo
    20 O Dia em que a Terra Acabou

    Curtir

  33. Pingback: Paul Mantee (1931-2013) | SCI FI do Brasil

  34. vc esqueceu o episódio ” terror na ilha dos dinossauros”, episódio fantástico.

    Curtir

  35. Rocicleide Oliveira

    So tenho que dizer saudades saudades saudades

    Curtir

  36. Pingback: Don Matheson (1929-1014) | SCI FI do Brasil

  37. Pingback: Terry Becker (1930-2015) | SCI FI do Brasil

  38. Pingback: Terry Becker (1921-2015) | SCI FI do Brasil

  39. francisco brito

    gostei de todos , a volta do fantasma, sem volta, fogos mortais, a mumia.

    Curtir

  40. Pingback: Ivonne Craig (1937-2015) | SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  41. Pingback: Robert Loggia (1930-2015) | SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  42. HelioTL

    Para mim um dos melhores episódios foi sobre o ‘Holandes Voador’, acho que o título é ‘O Navio Fantasma’. Tem aquele tb quer seres alienígenas em forma de chama invadem a Terra!

    Curtir

  43. Nilton César r da silva

    Eu, gostaria de sabe mais sobre a construção do submarino mais famoso da TV da viagem ao fundo do mar sé ele remente existiu.

    Curtir

  44. amauri bahia

    sim,existe…e ta bem escondido nos estados unidos…

    Curtir

  45. amauri bahia

    …como tantas outras coisas que eles escondem de todos…

    Curtir

  46. Arlindo Lourenço Júnior

    Ao todo foram feitos quantos filmes de viagem ao fundo do mar?

    Curtir

  47. Silvino de Almeida Abraão

    SHOW! Muito BACANA!

    Curtir

  48. Eleonora Maria Bassani

    Concordo com sua lista e adorei a síntese, mas tenho outras preferências:
    – O Lobisomen é impagável
    – Citaria Fuga de Veneza
    – Navio Fantasma
    – Navio Pirata
    – A Múmia
    MAS AMO TODOS ELES!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  49. Pingback: Os Mundos Fantásticos de Irwin Allen – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  50. Helio Trindade Linhares

    Gostaria de incluir dois episódios: um baseado no holandês voador, um submarino alemão fantasma (acho que o nome é ‘O Navio Fantasma’). Neste, tanto Richard Basehart e o ator que faz o capitão do submarino alemão dão um show de interpretação; e o outro é sobre umas criaturas alienígenas em forma de chamas (desconheço o nome).

    Curtir

  51. Pingback: Produtor do Reboot de PERDIDOS NO ESPAÇO dá mais detalhes sobre a nova versão – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  52. O pacificador, meu episódio predileto.

    Curtir

  53. Boa tarde,alguém sabe me informar o nome do episodio,que foi gravado na América Latina,Acho que foi gravado no peru,em meio a uma tribo.

    Curtir

  54. Boa tarde,alguém pode me dizer aonde eu posso baixar?

    Curtir

  55. Laudiceia de Assis lima

    Adoro todos os episódios. Não me canso de ver belos tempos fico pensando como seria bom se fizesse esse seriado com atores bem parecidos nos tempos atuais p conferir se fica tão bom como o antigo

    Curtir

  56. Andre Kiel

    Há uns cinco anos trás adquiri as séries compradas pela net, infelizmente alguns discos vieram com defeitos, mas tudo bem, lembrando sobre estes assunto, dos vintes que o rapaz citou, alguns não poderiam ficar de fora, como o Ataque da Aranha, O Homem Lagosta, enfim tem bons filmes, incluindo quando o Capitão Lee Crane passou a ser o capitão do Seavew, foi muito bom este episódio, é isso ai, valeu

    Curtir

  57. Pingback: R.I.P.: Ursula K. Le Guin, Bradford Dillman, Heather Menzies-Urich, Robert Dowdell – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  58. Boa noite eu acompanho esta série,tanto pelo you tube,como pela Rede Brasil.eu gostaria de saber o nome do episódio que passou ontem na rede Brasil.Acho que é o episódio 125.Aonde tem uma garota vestida de preto que tenta aplicar uma injeção e um cara que esta em uma maca,e é detida pelo Capitão Clainer.

    Curtir

  59. Elvis Roberto Bertola

    REALMENTE , SEMPRE FOI E SEMPRE SERA GRANDE SERIE DE TELEVISÃO VIAJEM AO FUNDO DO MAR , PERDIDOS NO ESPAÇO , TERRA DE GIGANTES E TUNEL DO TEMPO , LEMBRO-ME TODAS AS TARDES ANO 60 ATÉ 70 EM DIANTE QUE PASSAVAM TODAS AS TARDES NA TV; MAS NA MINHA OPINIAÕ TODOS OS FILMES DE VIAGEM AO FUNDO DO MARUMA EXELENTE SERIE , MAS SEMPRE TEM AQUELE QUE SE ATRAI MAIS ( O LOBISOMEM A MARCA DO MONSTRO ) ( O ABOMINAVEL HOMEM DAS NEVES ) ( A ILHA DOS DINOSAUROS ) TENHO ALGUNS EM DVD E ASSISTO PELA INTERNETE , AQUI FICA O MEU ABRAÇO PARA TODOS QUE CURTI A ESTA PAGINA; A.T ELVIS Bairro Da Penha S.P :

    Curtir

  60. Denis Winston Brum

    Bela lista! Resumos eficientes e informações estratégicas qualificam o artigo. Poderia ser acrescentado que um dos fatores responsáveis pelo sucesso e a longevidade da série no Brasil foi a sua estupenda dublagem. Não apenas foram escolhidas excepcionalmente adequadas aos seus protagonistas como as “intenções” das falas foram preservadas, tamanho o talento dos profissionais envolvidos. Eu teria incluído The day the World Ended” mas concordo com 80% da lista. Parabéns!

    Curtir

  61. é rabino em pulos, proponho que, para festejar nosso acordo de amizade, me dê um curso de pulos, para eu ficar tão puladora
    como senhor http://acudunkewosy.mihanblog.com/post/27

    Curtir

  62. Pingback: Na Trilha: A Música da Série VIAGEM AO FUNDO DO MAR – ScoreTrack.net

  63. Pingback: Sci Files: A Música da Série VIAGEM AO FUNDO DO MAR | SCI FI do Brasil - O Portal da Ficção Científica em Português

  64. Lista fantástica. Mas tem um que ninguém falou aqui, o episodio da terceira temporada, Águas Mortais, este episodio aparece o irmão de Kowalski, mergulhador da marinha em choque, que no final salva todos do Seaview.

    Curtir

  65. Virgília da morte, só com o trio de atores principais, capitão Lee Crane , Almirante Nelson e o Chefe Sharkey. Só eles no interior do Seaview, dando um show de interpretação, no qual o Capitão é o vilão. Nunca vou esquecer.

    Curtir

  66. Outro episodio tmb. “O Submarino Renegado”, fantástico! com o sub voador parecendo que foi destruído com uma queda. Eu acho que eles tiveram que construir outro, kkkkk

    Curtir

  67. Ivonete

    Fazer lista é complicado, é algo pessoal e a maioria nos comentários citou outros episódios. O Alfonso, autor da lista, coloca alguns episódios que tem como tema a espionagem, muito em voga na época por causa da guerra fria entre EUA e URSS e mais presentes na primeira temporada. Eu prefiro os episódios com monstros, fantasmas e outras bizarrices, mas é uma série clássica e inesquecível, independente dos episódios preferidos pelos seus fãs.

    Curtir

  68. Luiz Henrique Bianchi Telles

    Olá. Ficaram na minha lembrança os finais dos episódios onde o Almirante Nélson comentava o acontecido para o Comandante Lee e ao fundo pelas janelas do submarino via-se aquela espuma branca do mar borbulhando provocada pelo andar do sub. Inesquecível!

    Curtir

  69. Ronald Colman

    Lendo aqui todos os comentários faz-se uma viagem no tempo, vemos, as opiniões variando com o tempo e com o ambiente mundial, Vemos as opiniões políticas de 10 anos atras que despertam respostas passionais anos e anos depois reações ideológicas a comentários. Mas o foco deve ser a série, o que ela queria dizer ao que a assistiam, com certeza, ao assistirmos hoje, teremos visões diferentes das mensagens que estavam e estão incutidas nas histórias. Foi uma época de ouro onde as coisas tinham personalidade. Série memorável ingênua e complexa, tudo num só contexto. Obrigado ao Alfonso Moscato, por despertar interesse, reações e opiniões por tanto tempo, essa é a verdadeira façanha.

    Curtir

  70. Francisco Carlos Queiroz de paiva

    Queria saber como funciona o balanceio do submarino

    Curtir

Comente o conteúdo da postagem

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.