Filmes Resenhas - Trilhas Sonoras

Resenha: The Mutant Chronicles – Richard Wells (Trilha Sonora)


MutantChroniclesCDMúsica composta por Richard Wells
Selo: Silva America
Catálogo: SILCD1287
Lançamento: 27/07/2009
Cotação: ****

Às vezes, ainda hoje, o ramo das trilhas sonoras consegue nos surpreender. Entre as centenas de scores genéricos que são lançados a cada ano, de vez em quando um trabalho inesperado consegue nos pegar desprevenidos. Este é o caso de A Era da Escuridão (The Mutant Chronicles, 2008), do compositor Richard Wells, um trabalho de alta qualidade. E o mais surpreendente é que esta cativante música não venha a bordo de um blockbuster, mas sim numa modesta e independente ficção científica steampunk europeia com elenco capitaneado pelos norte-americanos Thomas Jane (O Nevoeiro) e Ron Perlman (Hellboy). Para ela o compositor tinha as opções de criar uma trilha sonora eletrônica padrão, ou dar-lhe um tratamento mais clássico, orquestral, tendo escolhido a última. Palmas para Wells.

The Mutant Chronicles, dirigido por Simon Hunter, narra a história de uma equipe de sobreviventes da raça humana na Terra, cuja última missão os levará a um sangrento confronto contra um exército de mutantes criados por uma máquina alienígena. O roteiro do filme é trash e cheio de furos, mas o interessante visual steampunk quase todo criado em CGI, onde vemos trincheiras lamacentas, armamentos estilo Primeira Guerra Mundial e naves movidas a carvão, como se fossem trens voadores, é muito enriquecido pela música de Richard Wells. Com certeza, o score não é totalmente único ou original. O clima militar do tema principal, ouvido pela primeira vez em “Take Off”, lembra-me outra grande trilha sci fi, Tropas Estelares de Basil Poledouris. Os trechos dissonantes são muito similares aos trabalhos de Jerry Goldsmith e James Horner para a franquia Alien, e o emprego do coral foi claramente inspirado pela trilogia O Senhor dos Anéis, de Howard Shore.

Similaridades à parte, temos que parabenizar Wells por ter tido o peito de fornecer uma trilha sonora de alto calibre para grande orquestra. Claro que há o emprego de elementos eletrônicos (como parte da percussão), mas esse é só um elemento de um todo vibrante – que inclui a poderosa marcha que é o tema recorrente, usado parcimoniosamente mas com a energia necessária para dar coesão à partitura, seguida por uma variedade de faixas de suspense, emotivas – até mesmo líricas -, de vez em quando alternadas por movimentados segmentos de ação. Há um belo equilíbrio entre os elementos de ficção científica e de horror, moldando uma experiência auditiva que nunca será monótona.

A música é muito bem orquestrada, com as vozes e eventualmente até mesmo um antiquado violão fornecendo o acompanhamento para os momentos mais emocionais. A competente seção das cordas possui um forte papel nesses e nas passagens de maior suspense. A ótima suíte “Mutant Chronicles End Credits” resume os temas principais ouvidos durante o álbum, e enquanto a escutava imaginava porque tantos grandes filmes de verão recentes receberam scores tão medíocres. Antes de A Era da Escuridão (que assisti na TV a cabo), nunca ouvira nada de Wells, mas tendo por base este recomendável trabalho, suponho que se ele tiver chance poderá criar algo ainda melhor – e maior.

Faixas

1. Take Off
2. The Night Before
3. Mutant Attack
4. The Corporate Council
5. Give Me Twenty Men
6. Mitch and Adelaide
7. The Sewer
8. The City Burns
9. The Killing Fields
10. McGuire
11. The Lost City
12. How Much Do You Weigh?
13. Bonecrusher
14. Steiner Rescued
15. Monastery
16. Lift Shaft
17. Tunnel Of Bones
18. Leap Of Faith
19. Mutant Chronicles End Credits

Duração: 55:37

Jorge Saldanha

1 comentário em “Resenha: The Mutant Chronicles – Richard Wells (Trilha Sonora)

  1. Pingback: Resenha: Being Human – Richard Wells (Trilha Sonora) | SCI FI do Brasil

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: