Filmes Resenhas - DVD e Blu-ray

Resenha: Homem de Ferro 2 (Blu-ray)


Produção: 2010
Duração: 124 min.
Direção: Jon Favreau
Elenco: Robert Downey Jr., Don Cheadle, Scarlett Johansson, Gwyneth Paltrow, Mickey Rourke, Sam Rockwell, Samuel L. Jackson
Vídeo: Widescreen Anamórfico 2.35:1 (1080p/AVC MPEG-4)
Áudio: Inglês (DTS-HD Master Audio 5.1), Português, Espanhol, Francês (Dolby Digital 5.1)
Legendas: Português, Inglês, Espanhol, Francês
Região: A, B,C
Distribuidora: Paramount
Discos: 2
Lançamento: 28/09/2010
Cotações: Som: ***** Imagem: ***** Filme: ***½ Extras & Menus: ****½ Geral: ****½

SINOPSE
O mundo já sabe que o inventor bilionário Tony Stark (Robert Downey Jr.) é o super-herói blindado Homem de Ferro. Sofrendo pressão do governo, da mídia e do público para compartilhar sua tecnologia com as forças armadas, Tony reluta em divulgar os segredos por trás da armadura do Homem de Ferro, temendo que as informações caiam em mãos erradas. Tendo Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) e James “Rhodey” Rhodes (Don Cheadle) a seu lado, Tony estabelece novas alianças e enfrenta novas e poderosas forças.

COMENTÁRIOS
HOMEM DE FERRO 2 (IRON MAN 2, 2010) era das adaptações de quadrinhos mais aguardadas dos últimos tempos, já que o primeiro filme agradou a gregos e troianos e, para a continuação, foi mantida basicamente a mesma equipe. Porque, então, as várias avaliações que apontaram a continuação como inferior ao longa de 2008? Bem, creio que a principal diferença de lá para cá se chama BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS. O sombrio e adulto estudo de Nolan sobre o mito do herói elevou as adaptações de super-heróis a outro nível, fazendo com que a concorrência ficasse parecendo brincadeira de criança.

Além disso, com a preocupação de fazer uma diversão para a família, em HOMEM DE FERRO 2 o diretor John Favreau e a Marvel deixaram de explorar muitas situações e conflitos, o que ajudou a enfraquecer o filme. Que começa muito bem, com um irreverente e sarcástico Tony Stark (Robert Downey Jr., de novo a maior razão para vermos um filme) se recusando, frente ao Congresso Norte-Americano, a entregar ao governo os segredos de sua armadura. Porém mais adiante vemos seu amigo, o tenente-coronel James Rhodes (Don Cheadle, substituindo Terrence Howard), roubar de Stark uma das armaduras, que usará como Máquina de Combate, para entregá-la ao governo. Estranhamente isso acaba não afetando o relacionamento entre os dois, que continuam sendo grandes amigos.

Já o alcoolismo de Stark, totalmente ignorado no primeiro filme, agora é abordado – porém de uma forma muito superficial. E lá no final, durante o grande confronto entre o super-herói e os robôs do vilão Danko (Mickey Rourke, em desgrenhada e marcante caracterização), ocorre enorme destruição num local apinhado de gente e é óbvio concluir que muitas pessoas morreram – porém isso fica apenas subentendido e as consequências disso são… zero. Enfim, é a superficialidade em abordar essas e outras situações do roteiro que prejudicam o filme. Mas que ainda assim consegue ser um ótimo entretenimento e, se analisado friamente, não chega a ser tão inferior ao primeiro.

HOMEM DE FERRO 2 ainda procura continuar aprofundando pelo menos um pouco seus personagens, sejam heróis ou vilões. Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) recebe a atenção merecida como associada e interesse romântico do herói, Rhodey é colocado em conflito quando decide se opor ao amigo, e o próprio Stark enfrenta uma situação terminal na qual acaba tendo que recorrer às lembranças paternas para salvar sua vida. Do lado dos vilões descobrimos que também por causa das lembranças paternas o russo Ivan Danko acaba se tornando o nêmese do Homem de Ferro, e é impossível não deixar de nutrir certa simpatia por ele. Pena que o outro vilão, Justin Hammer, não tenha sido mais explorado, já que ele é encarnado pelo sempre excelente Sam Rockwell (LUNAR).

O filme segue levando adiante o arco que culminará no longa de OS VINGADORES em 2012, e a participação de Samuel L. Jackson como o chefão da S.H.I.E.L.D., Nick Fury, limita-se ao essencial para isso. Bem melhor é a introdução da belezura Scarlett Johansson como a assessora de Stark, Natalie, que posteriormente se revelará a agente da S.H.I.E.L.D. Natasha Romanoff, conhecida como Viúva Negra. Ela protagoniza um empolgante combate ao lado do motorista de Stark, Happy (o próprio diretor Favreau, que dessa vez resolveu ser parte mais ativa à frente das câmeras). A recepção à personagem foi tão boa que a Marvel já está planejando um filme solo com ela.

Se evitadas comparações com a realização de Nolan e pesados os prós e contras, temos que HOMEM DE FERRO 2 é um filme-pipoca acima da média, com relativamente poucas mas empolgantes cenas de ação, tecnicamente brilhante e que faz jus ao clássico personagem da Marvel. E que, na já tradicional sequência após os créditos finais feita para deixar babando os fãs da Marvel, deixa o gancho para THOR, que estreia ano que vem.

SOBRE O BD
HOMEM DE FERRO 2 chega em alta definição no Brasil em uma edição dupla que, apesar de autorada aqui, é idêntica à norte americana – repleta de extras e com uma exuberante apresentação visual e auditiva. O estojo HD Case azul para dois discos é envolto por uma luva de cartolina, porém melhor que a embalagem é o que ela contém. A transferência anamórfica 1080p/AVC MPEG 4, com proporção de tela 2.35:1, é virtualmente impecável, sem o visual digitalizado, artificial, que muitas vezes afeta produções recentes. Com sua textura de película, apresentando leve granulação, ela reproduz a imagem com grande detalhe, clareza e nitidez. Isso permite colocar na tela todas as texturas de objetos, rostos e vestimentas. Por exemplo, os mínimos danos à armadura do super-herói são perfeitamente discerníveis em alta definição. As cores são vibrantes e estáveis, e os níveis do preto são excepcionais. Os tons de pele por vezes não parecem muito acurados, mas não é nada que seja capaz de prejudicar a avaliação de uma transferência límpida, livre de artefatos, ruídos danos de qualquer espécie ou dos famigerados EE e DNR.

O áudio original sem compressão DTS-HD MA 5.1, sem sombra de dúvidas, está à altura da excelência do vídeo. Os diálogos sempre são reproduzidos cristalinamente, e os canais surround criam uma ambientação envolvente com sons e a ótima trilha incidental de John Debney. É nas sequências de ação que a força da mixagem nos atinge em cheio – os propulsores do Homem de Ferro geram graves contundentes, e a espetacular cena da corrida em Mônaco nos envolve com ruídos de pneus, batidas e multidão. Mas é no confronto final, repleto de disparos de armas e explosões, que o áudio lossless levará seu home theather ao limite e testará a paciência dos seus vizinhos. Mais discretas são as dublagens lossy (Dolby Digital 5.1) em português, espanhol e francês, mas que ainda assim podem ser considerados excelentes dentro do formato (ainda há a opção de descrição em áudio, porém apenas em inglês). Temos legendas nos mesmos idiomas das faixas de áudio, sendo que os ótimos menus animados (e pop up) estão apenas em inglês. Enfim, HOMEM DE FERRO 2, por sua excelência de som, imagem e conteúdo (em que pese a falta de tradução de alguns extras), é mais um título em Blu-ray da Paramount que pode ser considerado de referência, e desde já um dos melhores lançamentos de 2010 no formato.

EXTRAS
Diferentemente do longa original, HOMEM DE FERRO 2 não recebeu uma edição chamada de “Definitiva”, porém ela não fica atrás em relação ao Blu-ray lançado em 2008. Os muitos extras são informativos e interessantes, tendo tudo para agradar aos fãs do filme e do Universo Marvel. Todos os vídeos estão em 1080p (HD), áudio original em inglês Dolby Digital 5.1 ou 2.0, e com opção de legendas em português.

Disco 1:

  • Comentários do diretor Jon Favreau – Pelas entrevistas e por esta faixa de comentários dá para se notar que Favreau é um sujeito legal e muito bem-humorado sujeito. É com entusiasmo pela produção e personagens que, durante o filme, ele nos passa muitas informações e fatos pitorescos (por vezes engraçados). Pena que, para variar, a Paramount não legendou a faixa de comentários;
  • S.H.I.E.L.D. Data Vault (HD) – Este recurso dá acesso a uma espécie de base de dados da organização, contendo muitas informações sobre o Universo cinematográfico da Marvel. Em “Footage Scan Mode”, através da função Bonus View (PIP) do reprodutor (desde que atualizado para o “Profile 1.1”), durante o filme é possível visualizar arquivos, dossiês de personagens, filmes de treinamento da S.H.I.E.L.D., detalhes técnicos e muitas outras informações sobre os personagens da Marvel que protagonizarão os filmes CAPITÃO AMÉRICA: O PRIMEIRO VINGADOR, THOR e OS VINGADORES. Já a opção “Data Vault” disponibiliza diretamente todo o material, separadamente do filme. Além disso, esse recurso é atualizável via BD-Live. Pena que nada foi traduzido para o português, sendo que a opção “Footage Scan Mode” desabilita as opções de legendas do filme;
  • Previsualização e Animação (HD) – Com esta função acionada (que também desativa as legendas e emprega a função PIP), você pode assistir o filme acompanhado de arte conceitual, storyboards, vídeos com coreografias de cenas de combate, etc.;

Disco 2:

  • Ultimate Iron Man: O Making of HOMEM DE FERRO 2 (HD, 87:08 min.) – Longo documentário sobre a produção em quatro partes, que em nenhum momento deixa de ser informativo e divertido. Assistimos a bate-papos informais entre os membros do elenco e da equipe, concepção de efeitos visuais práticos e gerados em computador, e muito mais. Os quatro segmentos que compõem este ótimo making of são: “Reconstruindo o Traje” (pré-produção), “De Volta a Ação” (focado nos desafios do diretor Favreau para esta continuação), “Expandindo o Universo” (filmagens, cenários e locações) e “Construindo um Legado” (pós-produção – edição, trilha sonora, efeitos visuais, etc.). Assim como no filme, após os créditos finais temos material referente ao filme do THOR – no caso, por volta de 90 segundos de bastidores da cena do Novo México dirigida por Kenneth Branagh, onde o martelo do Deus do Trovão é encontrado;
  • Featurettes (HD, 29:38 min.) – Temos seis featurettes que totalizam quase meia hora de duração, sendo que três deles – “Origens Ilustradas” – discutem o visual dos personagens Nick Fury, Viúva Negra e Máquina de Guerra nos quadrinhos, a evolução do estilo de cada um ao longo do tempo, e as escolhas feitas para o cinema. Os demais são “Trabalhando com DJ AM” (tributo ao DJ Adam Goldstein, que participou o filme como ele mesmo na cena da festa e faleceu após as filmagens), “Criando a Expo Stark” (concepção e elaboração da Expo Stark, conceitos visuais) e “Reais Conhecem Digitais” (os recursos digitais aliados às filmagens práticas reais, “on camera”);
  • Cenas Inéditas (HD, 14:46 min.) – Temos oito cenas eliminadas, estendidas ou alternativas, com comentários em áudio opcionais do diretor Jon Favreau (novamente não traduzidos): “Abertura Alternativa” (cena de abertura totalmente diferente da que foi usada, com Tony Stark e Pepper), “Coulson no Senado” (aparição do Agente Coulson no Senado), “O Jato Sub-orbital” (cena no jato particular com Tony, Pepper e Rhodey), “O Workshop de Tony” (versão estendida da cena de Tony na oficina, tentando descobrir o novo elemento químico, momentos antes de Pepper entrar), “Natalie Usa a Luva” (Natalie atira contra uma estátua de gelo com sua luva, na festa de Tony), “Garota Voadora na Festa” (moça na festa fica suspensa no ar, apoiada sobre as mãos de Tony Stark, utilizando as luvas do Homem de Ferro), “Segurança Mark II” (Rhodey explica a armadura Mark II a um grupo de pilotos e, ao removê-la de seu corpo, um segurança é atingido por um disparo lançado pelo traje) e “Elemento Redescoberto” (versão estendida da cena de Tony no laboratório, redescobrindo e testando o elemento químico que poderá salvá-lo);
  • Galeria de Fotos (HD) – Nada menos que 11 galerias de arte conceitual!;
  • Trailers (HD, 11:24 min.) – Três trailers de cinema e três prévias de games e animações da Marvel, sem legendas;
  • Video Clipe AC/DC: “Shoot to Thrill” (HD, 5:37 min.) – Vídeo musical da cultuada banda de rock, interpretando a música que toca na primeira aparição do Homem de Ferro, no início do filme.

Jorge Saldanha

13 comentários em “Resenha: Homem de Ferro 2 (Blu-ray)

  1. Pingback: Scarlett Johansson vem aí em Under The Skin « Sci Fi do Brasil

  2. Pingback: J.J. Abrams e o criador de SUPERNATURAL juntos em REVOLUTION (ATUALIZADO) | SCI FI do Brasil

  3. Pingback: Novidades em HOMEM DE FERRO 3 | SCI FI do Brasil

  4. Pingback: Gata Sci Fi: Scarlett Johansson | SCI FI do Brasil

  5. Pingback: Resenha: THE AVENGERS – Alan Silvestri (Trilha Sonora) | SCI FI do Brasil

  6. Pingback: Veja imagens do piloto de REVOLUTION « SCI FI do Brasil

  7. Pingback: S.H.I.E.L.D.: Vão começar as filmagens do piloto « SCI FI do Brasil

  8. Pingback: Assista ao Trailer do Game DESTINY | SCI FI do Brasil

  9. Pingback: Resenha: HOMEM DE FERRO 3 (Blu-ray 2D+3D) | SCI FI do Brasil

  10. Pingback: Notícias Curtas (18/08/2014): STAR TREK 3, HOMEM-FORMIGA, DOUTOR ESTRANHO | SCI FI do Brasil

  11. Pingback: Gata Sci Fi: Emily Blunt | SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  12. Pingback: Assista ao Trailer da Série THE SHANNARA CHRONICLES | SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  13. Pingback: Sci Files nos Quadrinhos: OS VINGADORES | SCI FI do Brasil - O Portal da Ficção Científica em Português

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: