Filmes Resenhas - DVD e Blu-ray

Resenha: Independence Day (Blu-ray)


Produção: 1996
Duração: 145 min.
Direção: Roland Emmerich
Elenco: Will Smith, Bill Pullman, Jeff Goldblum, Mary McDonnell, Judd Hirsch, Robert Loggia
Vídeo: Widescreen Anamórfico 2.40:1 (1080p/AVC MPEG-4)
Áudio: Inglês (DTS-HD Master Audio 5.1), Português, Espanhol, (Dolby Digital 5.1)
Legendas: Português, Inglês, Espanhol
Região: A, B, C
Distribuidora: Fox
Discos: 1
Lançamento: 17/04/2010
Cotações: Som: ****½ Imagem: **** Filme: ***½ Extras & Menus: ** Geral: ***½

SINOPSE
No dia 2 de julho, uma gigantesca nave alienígena é detectada aproximando-se da Terra. No dia seguinte, dela saem naves com 20km de extensão que lançam raios de grande poder de destruição que aniquilam as principais cidades do mundo. Caberá ao veterano da Guerra do Golfo eleito Presidente dos Estados Unidos (Bill Pullman), em pleno dia da independência norte-americana, liderar a reação contra os invasores, na qual se destacam um técnico em computação (Jeff Goldblum) e um piloto de caça (Will Smith).

COMENTÁRIOS
Se você conseguir superar o ufanismo, o americanismo, o simplismo do final e outros “ismos” da trama, irá se divertir com INDEPENDENCE DAY, o grande campeão de bilheteria de 1996 que consagrou Will Smith. ID4, como o filme também é conhecido, foi mais um fruto da parceria Roland Emmerich (diretor/roteirista) e Dean Devlin (roteirista/produtor), que já haviam produzido os sucessos SOLDADO UNIVERSAL e STARGATE, e posteriormente fariam a versão hollywoodiana de GODZILLA. Com os recursos liberados pela Fox para a realização de INDEPENDENCE DAY, eles fizeram uma mistura de filmes. 

Genericamente, pode-se dizer que a espinha dorsal do longa é o clássico GUERRA DOS MUNDOS, com seqüências estilo STAR WARS. Mas a coisa não pára por aí, já que temos elementos dos filmes catástrofe dos anos 1970 (gênero que o diretor explorou à exaustão nos posteriores O DIA DEPOIS DE AMANHÃ e 2012), antigos filmes de guerra, TOP GUN e vários títulos sci fi como O DIA EM QUE A TERRA PAROU, ARQUIVO X e até mesmo V – A BATALHA FINAL. A dupla Emmerich/Devlin combinou os elementos de aventura e ficção científica no roteiro onde, como nos filmes catástrofe que o inspiraram, as histórias paralelas de vários personagens encontravam-se na conclusão. 

Na época do seu lançamento, tecnicamente INDEPENDENCE DAY parecia ter custado no mínimo o dobro dos 60 milhões de dólares que foram gastos – e isso foi possível graças à economia que a equipe realizou em alguns aspectos da produção. No elenco, não foram contratados astros de primeira grandeza, mas atores competentes como Bill Pullman (SPACEBALLS), Jeff Goldblum (A MOSCA, JURASSIC PARK, O MUNDO PERDIDO) e Brent Spiner (JORNADA NAS ESTRELAS: A NOVA GERAÇÃO). Já nos efeitos visuais, ao invés de ser contratada uma renomada (e cara) empresa como a Industrial Light & Magic, foi criada especialmente para o filme uma central de Computação Gráfica encarregada de combinar as cenas reais com as tomadas de efeitos especiais (mais de 500), bem como para gerar as seqüências de combate aéreo. Também foram usadas técnicas tradicionais como pinturas de fundo e modelos de naves e jatos em algumas tomadas. Para as famosas cenas de destruição das cidades foram construídas maquetes em escala, como a detalhada réplica da Casa Branca, com 1,5 metro de altura e 3,5 metro de largura, que custou 40 mil dólares e foi explodida na cena mais conhecida do filme. 

Recentemente Emmerich declarou que tem planos para fazer não apenas uma, mas duas continuações de INDEPENDENCE DAY, e que Will Smith já estaria com sua participação garantida. Mas o fato é que até o momento não há uma confirmação oficial a respeito – de concreto, apenas o envolvimento do diretor na adaptação cinematográfica da obra de Isaac Asimov FUNDAÇÃO

SOBRE O BD
Apesar de replicado no Brasil, este Blu-ray de INDEPENDENCE DAY é a mesma edição que a Fox lançou na Polônia e Hungria, que em relação à norte-americana possui como maior diferencial, entre as várias opções de áudio e legendas, o nosso português. De resto o BD de dupla camada (50Gb) possui uma apresentação simplória – menus principais inexistem, e as funções de configuração e acesso a cenas e extras estão apenas no menu pop up em português que surge durante a reprodução (automática) do filme. 

A transferência anamórfica 1080p/AVC MPEG-4, na proporção original 2.40:1, se não é de referência certamente é de ótima qualidade para um filme de catálogo realizado há quase 15 anos. Rodando em um alto bitrate médio de 34Mbps, a transfer possui imagem limpa e clara, reproduzindo uma fonte praticamente livre de ruídos e defeitos da película, mas que possui uma granulação típica. As cores são fortes e vivas, e o nível de detalhes é muito bom, especialmente nas cenas à luz do dia. As cenas escuras, apesar de menos consistentes, possuem pretos fortes. Cabe referir que o Blu-ray traz apenas a versão de cinema com 145 minutos – o DVD lançado em 2001 também trazia uma versão especial do filme com 153 minutos. 

Já a faixa de áudio lossless DTS-HD Master Audio 5.1 (48kHz/16-bit) supera a qualidade do vídeo, com uma mixagem dinâmica, ensurdecedora, à altura de um grande espetáculo de ação. Já no início, quando a grande nave-mãe passa pela Lua, você nota os graves profundos e poderosos que vêm do subwoofer. A grandiosa trilha sonora de David Arnold, que oferece momentos de melodia, tensão e impacto, é reproduzida com excelente fidelidade. Os diálogos são muito bem equalizados, e as explosões e efeitos surround nas cenas de destruição e combate são agressivos. Já nas cenas calmas os canais traseiros são pouco eficazes na criação de uma ambientação imersiva, no que talvez seja o ponto fraco do áudio. No entanto, num filme deste tipo, não é a sutileza auditiva que irá impressionar o ouvinte, e neste aspecto este áudio em alta definição é dos melhores que já ouvi. Temos disponíveis uma dublagem em português (do Brasil) Dolby Digital 5.1, bem como legendas no nosso idioma. 

EXTRAS
Se há um aspecto onde o BD de INDEPENDENCE DAY é inferior ao DVD duplo lançado em 2001 são os extras. A versão em alta definição tem como bônus apenas os antigos comentários em áudio e trailers, e nada de novo foi produzido. Isso talvez mude se, caso realizadas as continuações anunciadas por Emmerich, o filme seja relançado em Blu-ray com novos extras: 

  • Comentários em Áudio – São duas faixas de comentários: uma bem animada com Roland Emmerich e Dean Devlin, e outra mais tediosa com os técnicos em efeitos especiais Volker Engel e Doug Smith. Como ambas não foram legendadas, exceto para quem domina perfeitamente o inglês seu valor é nulo; 
  • Trailers  (HD) – Um teaser e três trailers de ID4 em alta definição, com vídeo anamórfico, áudio em inglês e sem legendas. 

Jorge Saldanha

15 comentários em “Resenha: Independence Day (Blu-ray)

  1. Pingback: Resenha: Independence Day (Blu-ray) | Movies Online

  2. Pingback: Resenha: Guerra dos Mundos (Blu-ray) « Sci Fi do Brasil

  3. Pingback: Notícias Curtas (02/10/2010): Homens de Preto 3, Alien 4, Independence Day 2 « Sci Fi do Brasil

  4. Pingback: Bill Pullman em Torchwood | Sci Fi do Brasil

  5. Pingback: INDEPENDENCE DAY 2 e 3: roteiros estão quase prontos (ATUALIZADO) | SCI FI do Brasil

  6. Pingback: Vem aí… ID4 3D! (ATUALIZADO) « SCI FI do Brasil

  7. Pingback: Fox define datas de estreia de quatro Blockbusters – entre eles INDEPENDENCE DAY 2 | SCI FI do Brasil

  8. Pingback: INDEPENDENCE DAY 2: Saiba quem retornará | SCI FI do Brasil

  9. Pingback: Resenha: OBLIVION – M83, Anthony Gonzalez, Joseph Trapanese (Trilha Sonora) | SCI FI do Brasil

  10. Pingback: Resenha: OBLIVION ( Blu-ray) | SCI FI do Brasil

  11. Pingback: De Stargate a Stargate SG-1: Uma Introdução à Série | SCI FI do Brasil

  12. Pingback: Vem aí NEW ANGELES | SCI FI do Brasil

  13. Pingback: Vem aí CONTRA O TEMPO 2 | SCI FI do Brasil

  14. Pingback: Robert Loggia (1930-2015) | SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  15. Pingback: Novidades no Elenco de THOR: RAGNAROK – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: