Artigos Livros

Livros: Ficção Científica Brasileira – Parte 1


Este é um tema sobre o qual queria escrever há muito tempo para uma platéia qualificada como a do Sci Fi do Brasil. A FC Brasileira é muito desprezada pelo mercado editorial, se na estrangeira, que vem já pré testada no mercado, já é difícil de encontrar bons títulos novos, imagine a nossa. Mas há autores de excelente qualidade surgindo e com um público editorial e leitor refratário.

Jorge Luis Calife é um dos autores mais conhecido de hard sci-fi (Trilogia Padrões de Contato), depois vem Bráulio Tavares e, recentemente, Roberto de Sousa Causo fazendo uma sci-fi mais no estilo Arthur C. Clarke e Isaac Asimov, onde a tecnologia é mais pano de fundo. Então começarei apresentando algumas coletâneas de contos Brasileiros que são de 1ª Qualidade:

1 – Invasão: Organizador Ademir Pasquale. Livro curto com contos de 2 a 3 páginas, em que o tema central é uma invasão alienígena de alguma maneira. Traz duas ou três linhas de uma biografia sucinta de cada autor. Todos os contos são tremendamente originais e em alguns deles, se você mora em capitais brasileiras, poderá reconhecer o cenário. Esta é uma das coisas que mais gosto no escritor nacional: reconhecer onde se passa a ação, e felizmente eles estão perdendo o medo de colocar as histórias partindo de um ponto conhecido no Brasil para o infinito.

Ficha técnica:
Autor: Vários Autores – Org. Ademir Pasquale
Número páginas: 120
ISBN: 85-785-5056-1
Fonte: Giz Editorial
 
2 – Steampunk: Recentemente tomei conhecimento deste movimento, que traz uma idéia muito interessante: colocar as histórias no século XIX com toda a tecnologia emergente. Este movimento não se restringe à literatura, mas espalha-se para o RPG (REINOS DE FERRO) e chega mesmo a, no exterior, fazer a customização de micros para a era Vitoriana. Cheguei a ver alguns e me encantei. De fato, por que não podemos ter as coisas mais caprichadas no acabamento como naquela época? Não se trata de abandonar uma tecnologia em detrimento de outra, mas de querer algo menos asséptico e mais agradável aos olhos.

Em matéria de livros a Tarja Editorial lançou uma coletânea chamada Steampunk – Histórias de um Passado Extraordinário. Surpreendente a qualidade das histórias. Também é um livro curto, 184 pg, que dá para ler num fim de semana e deixa o “gostinho de quero mais”. Todo o fundamento científico está explicado e muito foi bebido na fonte de Julio Verne. Isto não é um demérito, mas uma referência de qualidade.

Ficha técnica:
Autor: Vários Autores – Org. Gianpaolo Celli
Páginas: 184
ISBN: 978-85-61541-14-9
Formato: 14×21cm
Ano: 2009

Mas não pense que isto é tudo, na 2ª parte desta matéria virá mais coisa muito boa, pois faço questão de incentivar a literatura nacional. Ainda mais agora que temos livros de leitura leve, ágil e com personalidade própria, seguindo tendências internacionais do nosso jeito. Que é como deve ser.
 
João Guedes
[via Fronteira Final]

5 comentários em “Livros: Ficção Científica Brasileira – Parte 1

  1. Como faço para adquirir o livro “Invasão”, organizado pelo Ademir Pascale? É difícil de achar até nas livrarias mais populares das grandes cidades!!!

    Curtir

  2. Pingback: Tweets that mention Livros: Ficção Científica Brasileira – Parte 1 « Sci Fi do Brasil -- Topsy.com

  3. Opa, grato pela inclusão da coletânea steampunk na lista. Fiz uma chamada em meu blog para seu post http://cidadephantastica.blogspot.com/2010/05/torre-de-vigia-25.html

    Abraço!

    Curtir

  4. Roberto de Sousa Causo

    Obrigado por me incluir.

    Curtir

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: