Artigos Filmes Séries

Os 30 anos do lançamento de Jornada nas Estrelas – O Filme no Brasil


Jornada nas Estrelas – O Filme (1979) completou três décadas ano passado, mas é neste fim de semana de Páscoa que seu lançamento no Brasil completa 30 anos. Em 1980, obviamente BEM mais jovem, eu esperava ansiosamente a estreia da aventura que levaria à tela grande a nave estelar Enterprise e sua tripulação. Como não havia internet, as informações do filme eram recebidas com atraso via jornal e revistas, e elas não deixavam dúvidas: o longa-metragem, que trazia todo o elenco original da série, era grandioso. Finalmente o grande dia chegou, e quando assisti na tela grande às cenas iniciais com os cruzadores klingons enfrentando V’Ger, e posteriormente a longa inspeção de Kirk (William Shatner) da reformada Enterprise NCC-1701, ainda na doca espacial e ao som da memorável música de Jerry Goldsmith, fui tomado por uma grande emoção.

Este foi o único dos filmes originais de Jornada nas Estrelas a receber tratamento digno de um blockbuster, tendo na época custado assombrosos 45 milhões de dólares. Contando com uma equipe de primeira linha, encabeçada pelo diretor Robert Wise (O Dia em que a Terra Parou, O Enigma de Andrômeda), o filme possui uma trama cerebral baseada em ideias do criador de Jornada, Gene Roddenberry, além de Harold Livingston e Alan Dean Foster, e que ao final ficou muito parecida com o episódio da Série Clássica “Nômade”. Mas com um script conturbado em razão dos conflitos criativos entre os autores, Gene Roddenberry e até mesmo os astros William Shatner e Leonard Nimoy, ele resultou longo, frio e com uma história que não explora todo o potencial do reencontro do trio Kirk, Spock e McCoy a bordo da Enterprise.

Além disso uma série de percalços de produção levaram a que o filme fosse lançado com vários problemas técnicos (muitos efeitos visuais, embora supervisionados por feras como Douglas Trumbull e John Dyksra, foram mal finalizados) e estruturais (montagem), o que causou a impressão de que fora lançado de forma inacabada. Parte deles foi resolvida com o lançamento em DVD, em 2001, da versão supervisionada diretamente por Robert Wise.

Jornada nas Estrelas – O Filme, assim como o Star Trek de J. J. Abrams (2009), possuiu o inegável mérito de ter feito renascer uma das mais cultuadas franquias de ficção científica da história, e problemas e críticas à parte, ainda proporciona momentos de grande emoção para os fãs. Vida Longa e Próspera a Jornada nas Estrelas.  

Jorge Saldanha

3 comentários em “Os 30 anos do lançamento de Jornada nas Estrelas – O Filme no Brasil

  1. Pingback: Os 30 anos do lançamento de Jornada nas Estrelas – O Filme no Brasil | Movies Online

  2. De fato como um filme que fez renascer a franquia, ele serviu de forma inegavel. Mas o filme em si, seu roteiro,e até os efeitos deixam a desejar. Um roteiro que beira a confusão total, não era o que a série merecia. Mas ela sobreviveu, e até hoje traz para os fas, grandes momentos (certo, tem algumas “escurregadas”, mas qual outra não tem?). Agora é só esperar que a revitalizada dada por JJ , traga de volta a cinesérie, de volta ao patamar que merece…..

    Curtir

  3. Ricardo Melo

    Tinha 8 anos quando fui ao cinema em 1980 para assistir O FILME. Como tinha perdido os dois primeiros Star Wars, aquilo ali serviu bastante para mim me tornar fã de ficção-científica. Quando fui ao cinema, não tinha ideia do que era STar Trek. A trilha arrebatadora do Godsmith e aquele visual cabeça, acabaram fazendo a minha cabeça. Adorei cada momento. Spock, Kirk, McCoy, Enterprise, eram nomes que nunca tinha ouvido falar, mas foi a senha para a minha própria aventura humana no cinema. Dias depois, comprei a revista em quadrinhos do filme, uma super edição especial da Ed.Abril com poster, que foi enquadrado na minha parede e ficou comigo por quase 20 anos. Só fui conhecer a série classica, na reprise da Bandeirantes por volta de 1982, época que o 2° filme estava para estreiar. Outra grande emoção, mais ai é outra história.

    Curtir

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: