Predador: Duologia e Além


O elenco do filme de 1987, estrelado por Arnold Schwarzenegger

John McTiernan dirigiu o filme Predador (1987) tendo Arnold Schwarzenegger como Duch, líder de um pelotão especial do exército dos EUA, que numa missão de resgate nas selvas da América do Sul tornam-se a caça de um caçador alienígena. O filme custou 18 milhões de dólares e arrecadou mais de 100 milhões, sendo 60 milhões apenas nos EUA. Alan Silvestri compôs a excelente trilha sonora, e as filmagens foram no México.

O alienígena original era muito tosco, então Arnold sugeriu ao diretor que procurasse o estúdio do falecido Stan Winston, que criara os monstros de Aliens – O Resgate (1986). Um novo predador foi criado para o filme, e este saiu perfeito. Arnold já conhecia a eficiência de Stan Winston desde que trabalhara em O Exterminador do Futuro (1984).

The ugly 'mothafucka'!

Em 1990 chega aos cinemas Predador 2, tendo como diretor Stephen Hopkins e sem Arnold no elenco. Nele Danny Glover é o policial Mike Harrigan, que com sua equipe investiga misteriosas mortes na Los Angeles de 1997. A cena inicial da policia combatendo os traficantes é de cair o queixo. Também no elenco está Bill Paxton como Jerry, que já havia sido vítima do Exterminador do Futuro (1984) e enfrentado os Aliens (1986). Maria Conchita Alonso, que já havia trabalhado com Arnold no filme  O Sobrevivente (1987), é a policial Leona.

Gary Busey interpreta Peter Keys, o agente da CIA que está tentando capturar o predador. Quando o caçador alienígena mata um amigo policial de Mike, ele passa a caçar o predador. O alienígena foi novamente criado pela equipe de Stan Winston e o filme tem excelentes cenas de ação, como a do metrô e a do combate final na nave do predador. Numa cena é insinuado que os predadores também caçam os aliens de Ridley Scott. Mas Arnold Schwarzenegger fez falta no filme, pois a atuação de Danny Glover é apenas mediana. Jim Thomas e John Thomas fizeram o roteiro de ambos os filmes.

Nos anos 1990 o Predador se torna uma franquia de sucesso da Fox, saindo em quadrinhos pela Dark Horse, e em jogos pela Nintendo – como o famoso Alien Vs. Predador do SuperNes. Na Dark Horse o Predador também enfrentou Batman, Superman e o Exterminador do Futuro, entre outros. Levando o crossover dos games e HQs para a telona, em 2004 foi lançado o filme Alien Vs. Predador, do diretor Paul W. S. Anderson (Resident Evil), que teve uma continuação em 2007.

Curiosidades:

  • No filme Alien Vs. Predador a Fox perdeu a oportunidade de colocar Ripley (Sigourney Weaver) lutando contra aliens e predadores;
  • O “predalien” de Aliens Vs. Predador 2 já havia aparecido nos jogos; 
  • O filme Predador 2 se mostrou profético, já que o encontro dos monstros ocorreu muitos anos depois;
  • Bill Paxton foi o único ator que enfrentou o exterminador do futuro, os aliens e o predador;
  • Predador se tornou um clássico moderno, e um dos grandes ícones da ficção cientifica dos anos 1980. 

 Em julho de 2010 estreará nos cinemas Predators, dirigido por Nimrod Antal e produzido por Robert Rodriguez, que retorna ao conceito do filme original – um grupo de humanos fortemente armados é caçado pelo predador em uma selva – a diferença é que a ação, agora, se passará em outro planeta.

Guilherme da Costa Radin

About these ads

2 comentários sobre “Predador: Duologia e Além

  1. Pingback: Predador: Duologia e Além | Movies Online

  2. Pingback: Resenha: O Predador (Blu-ray) « Sci Fi do Brasil

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s