Filmes Resenhas - Filmes

Resenha: Atividade Paranormal


E eis que a moda dos mockumentaries, que já parecia até um pouco gasta, ganha mais um exemplar de peso. Talvez o sucesso desse tipo de produção esteja no perfil do público atual, já mais acostumado a reality shows e vídeos do youtube e em busca de um terror mais próximo do real. Mas que traga, claro, o conforto de saber que aquilo ali é apenas um filme. E o cinema é o lugar perfeito para nos permitirmos ser enganados, pagarmos por isso e esperarmos o melhor resultado possível, no caso, sustos, arrepios e quem sabe até a promessa de uma noite mal dormida.

Feito para repetir o sucesso de A BRUXA DE BLAIR, inclusive na estrutura, no baixo orçamento e no marketing promocional, ATIVIDADE PARANORMAL (2009) é uma bela surpresa. E em tempos de vacas magras, de poucos filmes de horror que realmente assustam, a produção, que custou apenas quinze mil dólares e está arrecadando milhões, é bem eficiente.

Por mais que digam por aí que é besta quem paga para ver filme com imagem ruim, parecida com a do youtube, eu digo justamente o contrário. Vale muito a pena ver o filme no cinema. De preferência em salas equipadas com uma aparelhagem de som Dolby de ótima qualidade. Na sala que eu vi, nas cenas dos passos, eu poderia jurar que eram passos de verdade, isto é, de alguém andando pela sala. E levando em consideração toda a tensão que o filme provoca, detalhes como esse são
bastante significativos.

O ponto de partida da trama é incrivelmente simples: casal que vive atormentado por supostas assombrações sobrenaturais resolve filmar a si próprios durante a noite enquanto dormem, a fim de flagrarem algo. O resultado é perturbador. Não dá para falar muita coisa, sob o risco de estragar um pouco as várias surpresas que o filme provoca. Inclusive, vale dizer que quem já viu o filme pela cópia da internet ainda poderá ver um final diferente nos cinemas. Vi os dois finais e diria que gosto mais do final do cinema. Achei mais impactante, embora seja mesmo menos realista que o original. Dizem que o final original foi mudado por sugestão de Steven Spielberg. Se é que o final original
é o da versão que caiu na rede.

Dá até para se sentir um pouco como em dez anos atrás, na sessão de A BRUXA DE BLAIR. Inclusive com a reclamação de parte da audiência quanto à forma do filme. Um senhor ao meu lado, por exemplo, reclamava que não acontecia nada, que ele estava ficando com sono. Mas é justamente a expectativa do que vai acontecer, por mais frustrante que seja, que torna o nível de tensão bem elevado. O fato de que aquilo que está perturbando o casal não ser exatamente um espírito, mas um demônio, também ajuda a tornar o filme mais apavorante ainda. E tem aquela velha máxima de que o que você não vê é mais assustador do que o que você vê. Mas claro que é tudo questão de não criar muita expectativa, não ler muito sobre o filme antes de vê-lo e deixar-se
levar por sua atmosfera perturbadora.

Quanto ao trailer veiculado para promover o filme, pareceu-me uma picareta imitação do trailer do espanhol [REC].

Ailton Monteiro
Publicado originalmente no ScoreTrack.net

19 comentários em “Resenha: Atividade Paranormal

  1. Eu não gosto de filmes de terror, por via de regra, todos eles são extremamente chatos para mim. Mas definitivamente, não este. Não importa se você é uma garotinha de cincos anos ou um marmanjo de 40, vai ficar grudado na cadeira, suando frio até o fim. E não vai conseguir dormir à noite.

    E, independente da verba do filme, a qualidade é excelente. Muito bem escrito, e os atores, mesmo representando estereótipos, foram ótimos.
    O unico ponto que, não foi ruim, ao contrario, mas que eu teria mudado seria justamente o final…vou conferir o final original ainda, talvez seja como eu pensei que deveria.

    E, se vocês forem assistir, não assistam sozinhos mesmo! :-)

    Curtir

  2. Pingback: Resenha: Contatos de 4º Grau « Sci Fi do Brasil

  3. Olha… eu não gostei desse filme… nem foi pelo fato de ser meio paradão.O que me deu muita raiva foi aquela maldita câmera que não parava quieta!! Em “A BRUXA DE BLAIR” a câmera não sambava tanto quanto nesse filme. Eu já fiquei tonta nos primeiros 15 minutos de filme, lá para o meio do filme eu estava enjoada e sai do cinema com muita dor de cabeça…

    Curtir

  4. Bem vinda ao quadrante Jana!!

    Curtir

  5. Pingback: Atividade Paranormal 2 já tem diretor « Sci Fi do Brasil

  6. GOSTEI MUITO DO FILME PELO FATO DE MECHER MUITO AO FATO DE QUANTO A CURIOSIDADE DE UM SER HUMANO CHEGA;ATÉ QUE PONTO CONSIGUIMOS ENFRENTAR O NOSSO MEDO…

    Curtir

  7. Esse filme é uma bosta. num aconteceu nada o filme inteiro, como pode da medo? ¬¬ No final que acomeça acontece alguma coisinha o filme acaba. Assisti no cinema e me arrependi pelo dinheiro gasto. Muito zuado.

    Curtir

  8. Pingback: Resenha: Atividade Paranormal 2 « Sci Fi do Brasil

  9. Pingback: Notícias Curtas (18/11/2010) – Gravity, Atividade Paranormal 3, Now, O Agente da U.N.C.L.E., Doctor Who / Torchwood | Sci Fi do Brasil

  10. Pingback: Vem aí Apollo 18 | Sci Fi do Brasil

  11. esse filme é muito bacana :d
    eu e meus amigos vimos tudo deitados no chão da sala, aoisaosiaosiaosi :p
    tava muito boooom, e o filme ent
    ão no final nooooooooossa eu levei um susto meu deus :P
    muuuito tri mesmo.
    recomendo pra quem não viu, ver!

    Curtir

  12. O 1 não é mesmo muuito bom, mas o atividade paranormal 2 é muito bom, mas não é o tipo de filme qe vooç so assisti o qe mostra, vooç tem qe olhar os detalhes, atrás das portas, tem muita coisa nelas, sombras qe se mexem sozinha, em várias partes por exemplo passa o bêbe deitado na cama, mas qnd vooç olha no espelho ele está de pé, tem qe prestar bastante atenção em tudo, vale muito á pena assistir o filme.

    Curtir

  13. Pingback: Assista ao trailer de PODER SEM LIMITES | SCI FI do Brasil

  14. Pingback: Mutações genéticas atacam em CHERNOBYL DIARIES | SCI FI do Brasil

  15. o filme é d+ eu amei o flme.
    vi na casa da minha amiga e os amigos no escuro,o final foi muiito assustador meu deus :S

    Curtir

  16. Não dá medo ‘-‘

    Curtir

  17. David José de Faria Pereira

    Eu achei esse filme muito louco. gostei pra caramba, me arrepiei na última parte. Assisti ontem na tv e já vou comprar um dvd dele. É muito massa. Sem explicação!!!!

    Curtir

  18. Erikinha

    esse filme é muito ilario!!

    Curtir

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: