Review - DVD e Blu-ray Review - Séries Séries

Resenha: Life on Mars – Primeira Temporada Completa (DVD)


Direção: Vários
lomDVD1
Elenco: John Simm, Philip Glenister, Liz White, Dean Andrews, Marshall Lancaster
Distribuidora: Log On
Duração: 564 min.
Região: 0
Lançamento: 04/08/2009
Nº de discos: 4
Cotações: Série: **** DVD: ***½

SINOPSE
Sam Tyler é um jovem e ambicioso detetive que, após ser gravemente ferido num atropelamento, acorda confuso em 1973, sem entender o que está acontecendo. Ele voltou no tempo? Está em coma? Ou simplesmente enlouqueceu? Ele não sabe por que foi parar em 1973, mas sente que se descobrir a razão, poderá voltar para casa. Enquanto isso, nesse novo mundo, ele enfrenta os casos mais difíceis de sua vida.

COMENTÁRIOS
A originalidade de Hollywood, no cinema ou na TV, há muito anda em baixa. E não é por outra razão que, em meio a tantas refilmagens, os norte-americanos também acabem adaptando filmes e séries de outros países. As séries inglesas sempre tiveram ritmo, humor e estilo únicos, e por isso ótimos programas como THE OFFICE e esta LIFE ON MARS acabaram ganhando versões ianques. Porém, nem tudo que dá certo em outros países dá certo na Terra do Tio Sam, e a versão deles de LIFE ON MARS (2008), atualmente exibida aqui pelo canal FX, teve vida curta. Bem, prefira o original e caso o tenha perdido quando foi exibido pela HBO, você tem a chance agora de conferir os oito episódios da sua primeira temporada em DVD.

LIFE ON MARS é uma série esperta e original, que desde sua estreia em 2006 no Reino Unido vem gerando um culto não só por lá, mas também em muitos outros países onde é/foi exibida. Ela combina elementos de ficção científica e drama policial ao narrar a história do detetive de polícia de Manchester Sam Tyler (John Simm, excelente), que antes de prender o serial killer que raptou uma colega, que por acaso também era sua namorada, é atropelado e acorda em 1973. Fora seu nome e seu trabalho, que permanecem (quase) os mesmos, todo o resto lhe é estranho. Seus novos colegas pensam que ele é um novo e amalucado detetive transferido para Manchester. Preso em uma época sem a moderna tecnologia à qual está acostumado, Sam deve usar todas as suas habilidades analíticas para realizar as investigações.

Nessa época tão estranha, que faz com que pareça estar em outro planeta (o título “Life on Mars” vem da canção homônima de David Bowie, que ele ouvia antes do acidente em seu iPod), Sam tem que lidar com colegas que não o levam a sério, especialmente seu chefe brutamontes Gene Hunt (Philip Glenister), que muitas vezes o considera um covarde e cujos métodos de investigação são a antítese dos seus. Pelo menos a policial Annie Cartwright (Liz White) fica atraída por ele, um sujeito que não é sexista como os demais policiais da época. As coisas ficam realmente estranhas quando ele começa a ouvir as vozes de familiares e amigos de 2006 vindas de rádios, e pessoas na tela da TV começam a falar diretamente com ele. O mistério que cerca Sam e o próprio telespectador pode ser resumido na pergunta que o personagem faz na narração dos créditos de abertura de cada episódio: “Estou louco, em coma ou voltei no tempo”?

Entre os vários trunfos da série, que conta entre seus produtores com Julie Gardner (de DOCTOR WHO e TORCHWOOD), estão a excelente química do elenco, principalmente entre Simm e Glenister, as várias referências às canções de Bowie e sua premissa intrigante. Então, o que está esperando? Assista LIFE ON MARS e comece a desvendar o mistério de Sam Tyler.

DVD
LIFE ON MARS chega em DVD ao Brasil por intermédio da Log On Editora Multimídia, distribuidora independente que tem os direitos do catálogo da BBC no Brasil. Até este ano voltada mais à área educacional, a Log On começou a diversificar seu catálogo a partir do lançamento da versão original da série THE OFFICE. Prosseguindo nesse rumo, a distribuidora lançou a primeira temporada de LIFE ON MARS em um box com quatro discos, que pelo menos em termos de embalagem é de fazer inveja a lançamentos de muitas majors (alô Universal!) – os DVDs estão acondicionados em uma embalagem Digistak envolta em luva de cartolina.

Já quanto a vídeo e áudio dos episódios, a qualidade é apenas mediana. A proporção de aspecto original da imagem foi preservada, em transferências widescreen anamórficas 1.78:1 que se caracterizam por um bom contraste, porém com cores esmaecidas e granulação – sem dúvida parte disso decorre do estilo da série, que busca recriar um visual anos 1970. Porém nota-se a falta de um pouco mais de nitidez e nível de detalhes. E um aviso importante: os episódios não estão divididos em capítulos, portanto se durante a reprodução você utilizar a tecla “skip”, passará diretamente para o próximo episódio.

Temos apenas uma faixa de áudio disponível, em inglês Dolby Digital 2.0 (o box original também possui mixagem em 5.1 canais). A qualidade do som original, para os padrões televisivos e para as próprias exigências da série, é satisfatória, porém uma faixa Dolby Digital 5.1 certamente faria um melhor uso dos ruídos ambientais e do pop britânico setentista que ouvimos. Quanto à ausência de áudio em português, provavelmente deve-se ao fato da série nunca ter sido exibida na TV aberta daqui. As opções de legendas são português e inglês, e os menus são animados.

Com este lançamento a Log On mostra estar no caminho certo, e espero que ela prossiga com novos títulos do ótimo catálogo de séries da BBC, através de produtos cada vez mais aprimorados. E que chegue logo a segunda temporada de LIFE ON MARS.

EXTRAS
O box nacional desta primeira temporada de LIFE ON MARS traz todos os extras do lançamento original, inclusive comentários em áudio em cada episódio com a participação de membros da equipe de produção e do elenco – pena que eles não foram legendados. Já os vídeos, com áudio em inglês 2.0, foram legendados em português. Temos um making of dividido em duas partes, que juntas somam 63 minutos de duração e que trazem entrevistas do elenco e dos realizadores, uma entrevista com o diretor Bharat Nalluri com 3 minutos, um featurette de 14 minutos focado na música do compositor Ed Butt, uma entrevista de 8 minutos com o desenhista de produção Brian Sykes e 6 minutos de erros de gravação.

Jorge Saldanha

21 comentários em “Resenha: Life on Mars – Primeira Temporada Completa (DVD)

  1. LIFE ON MARS PASSA NO CANAL FX, DEVE SER A VERSÃO INGLESA..PORQUE NÃO SÃO ESTES ATORES .

    Curtir

  2. SEU EU ENTENDI DIREITO ,ELES ESTÃO NO FUTURO E ORETORNO AOPASSADO É COMO SE FOSSE HOLOGRAFIA IMPLANTADA NOS CÉREBROS DELES PARA PASSAR O TEMPO ATÉ A CHEGADA EM MARTE . É ISSO???

    Curtir

  3. SIM AGUA , KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    É SÉRIO, TEM UM EPISODIO QUE MOSTRA ISSO, ELES ESTÃO NO FUTURO , TODOS ELES DA POLICIA SÃO ASTRONAUTAS INDO PARA MARTE…
    A IDA AO PASSADO É UM PROGRAMA QUE OS MANTEM ATIVOS DURANTE A VIAGEM…

    Curtir

  4. Pingback: Terceira Temporada de Ashes to Ashes fará ligação direta com Life on Mars « Sci Fi do Brasil

  5. isso mesmo, essa versão para download é a versão original inglesa.

    a versão que passa no FX é uma regravagem americana…

    e sim. no ultimo capitulo mostra a verdade…

    Curtir

  6. Pingback: Resenha: Torchwood – Primeira Temporada (DVD) « Sci Fi do Brasil

  7. Pingback: BBC divulga Outcasts « Sci Fi do Brasil

  8. Pingback: Life on Mars – a série completa no Multishow e em DVD « Sci Fi do Brasil

  9. Pingback: Mais novidades sobra a 4ª temporada de Torchwood | Sci Fi do Brasil

  10. Pingback: DOCTOR WHO poderá enfrentar SHERLOCK em seu 50º Aniversário | SCI FI do Brasil

  11. Pingback: Vem aí PARA TIME « SCI FI do Brasil

  12. Pingback: Vem aí R’HA | SCI FI do Brasil

  13. Pingback: Syfy inicia a produção de O FIM DA INFÂNCIA | SCI FI do Brasil

  14. Pingback: Charles Dance em O FIM DA INFÂNCIA | SCI FI do Brasil

  15. Pingback: Mike Vogel em O FIM DA INFÂNCIA | SCI FI do Brasil

  16. Pingback: Julian McMahon em O FIM DA INFÂNCIA | SCI FI do Brasil

  17. Pingback: David Bowie (1947-2016) | SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  18. Pingback: DOCTOR WHO: John Simm retornará como O Mestre na 10ª Temporada – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

Comente o conteúdo da postagem

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.