Resenhas - Trilhas Sonoras Séries

Resenha: Heroes (Score) – Lisa Coleman, Wendy Melvoin (Trilha Sonora)


heroesCDMúsica composta por Lisa Coleman, Wendy Melvoin
Selo: La-La Land Records
Catálogo: LLLCD 1091
Lançamento: 2009
Cotação: ****

Fui contemporâneo da chamada “Era de Ouro” da televisão, uma época que nos deixou um legado de grandes e clássicas séries de TV norte-americanas, que tinham temas de abertura memoráveis. Todavia, de lá para cá as coisas mudaram. A maior parte das séries de TV atuais, mesmo quando beneficiadas por trilhas incidentais muito boas (e há muitas delas), não apresentam temas principais marcantes, imediatamente reconhecíveis. É o caso de Heroes, um desses programas de TV modernos que gera discussões apaixonadas e reações de amor e ódio entre seus fãs.

Na primeira temporada da série, fomos apresentados a pessoas comuns com poderes extraordinários. Sua missão era “salvar a líder de torcida e salvar o mundo”, lutando contra uma conspiração para controlar suas habilidades e um vilão que quer matar um por um para roubar seus super-poderes. Uma trama, pensaria você, que exige um tema musical épico, de larga escala. Errado! O tema “Heroes Title” consiste de um conjunto muito curto de notas e samplers que dificilmente pode ser considerado como uma canção. Mas é consistente com o programa, e não se engane – há muito o que apreciar na música eletrônica que Wendy Melvoin e Lisa Coleman (Dangerous MindsSoul Food, Crossing Jordan, Bionic Woman) compuseram para a primeira temporada da série, presente neste novo álbum.

Em 2008 outro selo lançou uma compilação de canções que tinha apenas algumas score tracks, e desde então um disco somente com a trilha incidental era algo que os fãs desejavam. Talvez isso tenha acontecido pelo receio de que um CD contendo apenas a música instrumental da série vendesse pouco, mas finalmente ele chegou graças à La-La Land e devo dizer, ele merece ser ouvido e até mesmo adquirido. Heroes possui um dos “sons” mais peculiares da TV, e sua partitura é um fator chave para estabelecer a identidade do programa.

Ligue seu CD player e prepare-se para ouvir a algumas faixas atmosféricas e cativantes, seis delas com a participação do cantor e músico Shenkar (The Passion Of The ChristJacob’s Ladder), que fornece um bem reconhecível sabor indiano. Elas são construídas em torno de um dos heróis, trazendo instrumentação e ritmos particulares àquele personagem – como os samplers de cello fortes e heróicos para “Peter Petrelli” (um dos meus destaques da trilha) e os instrumentais sonhadores e vocais para “Claire Bennet”. E simplesmente adoro as sonoridades de “Hiro”, um dos meus personagens preferidos e que recebeu um retrato musical japonês, gentil e adequado. Sua assinatura musical mais conhecida é ouvida nos créditos de encerramento de cada episódio.

As últimas duas faixas do álbum, “Kirby Plaza” e “Fire & Regeneration”, certamente evocarão no ouvinte cenas familiares. “Kirby Plaza” é a conclusão incendiária da primeira temporada, quando Peter explode sobre Nova York. Já “Fire and Regeneration”, segundo Wendy e Lisa, é “… reconhecidamente a favorita entre os fãs”. Eles a consideram “o som de Heroes – a faixa que nos deu a direção para a série”. Certamente são as palavras das compositoras, e quem sou eu para discordar…

A arte final e a embalagem são atraentes e caprichadas, como é normal nos lançamentos da gravadora. O encarte traz notas esclarecedoras das compositoras e do produtor executivo/diretor Allan Arkush, descrevendo a essência musical do programa. A qualidade do áudio está à altura, e a La-La Land merece parabéns por mais um lançamento altamente recomendável.

Wendy & Lisa

1. Heroes Title*
2. Peter*
3. Claire
4. Hiro
5. HRG*
6. Mohinder
7. Sylar*
8. Jessica / Niki / Gina
9. Kirby Plaza*
10. Fire and Regeneration0*
*featuring the voice of Shenkar

Duração: 54:29

Jorge Saldanha

0 comentário em “Resenha: Heroes (Score) – Lisa Coleman, Wendy Melvoin (Trilha Sonora)

Comente o conteúdo da postagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: